RADIO SABORES DA SERRA

27 de maio de 2016

HUMILHAÇÃO, DESCONFIANÇA E DESPREZO

O nome de Carlinho Garcia para compor a chapa de vice-prefeito ao lado de Luiz Jairo, para alguns pode ser uma surpresa, mas esse quadro já vem se desenhando a muito tempo e só não ver quem não quer. Vários fatores contribuem para essa mudança na chapa majoritária:

1 – FALTA DE CONFIANÇA

Desde que assumiu o cargo de vice-prefeito, Anísio Jr. enfrenta a desconfiança dos bicudos. É evidente, é visto, é notório que até hoje Anísio Jr. é tido como um bacurau afastado e não como um bicudo. Tem gente que tem raiva desses termos (BICUDO/BACURAU), principalmente os bicudos, mas isso é histórico, não vai mudar tão cedo, apesar de alguns tentarem mudar essas terminologias.  Mas, voltando ao assunto da confiança... 

Eu sempre converso com pessoas de influência do lado da bicudança. Eles são unânimes em dizer que RIVANDA, ANÍSIO JR., ELSIMAR CARVALHO e outros, não estão na cota do prefeito Jairo, estão na cota do grupo do ex-prefeito Jorge Luiz. Ou seja, eles querem os votos desse povo, mas não confiam nem a pau nos mesmos. Em conversa também com alguns dos integrantes dos Juntos e Misturados, o discurso é o mesmo. Eles sentem na pele a desconfiança dos bicudos e nem mesmo o tempo (três anos e meio) serviu para gerar um pingo de confiança nos mesmo. Você não ver uma sintonia como havia com as gestões passadas. É um povo isolado, tanto na área do apoio ao trabalho que eles desenvolvem, como no boicote, nos chafurdos. “Anax, nós não podemos falar no nome de Jorge, das coisas que ele fez. Teve um dia que eu fui falar e um babão do prefeito disse: Você ainda vive nesse tempo? Jorge é passado, Jorge já morreu. Agora é Jairo”, me contou um integrante dos Juntos e Misturados. 

Além de desconfiança, é humilhante. Agora não me pergunte o motivo desse povo ainda tá lá, porque eu não sei. Se algum deles tem interesse político, esse comportamento está aniquilando os mesmos. Pode ser tarde demais.

2 – RACHA FAMILIAR NÃO É O MOTIVO

Desde que foi anunciado o racha político na família do vice-prefeito, articuladores da base aliada (OU BABÃOS) aproveitaram o embalo para tramar a assunção de um novo nome para vice. O blog do Anax deu em primeira mão, a informação de que uma alta patente do bicudismo tinha dito que Anísio Jr. com a família em peso era fraco, imagine com a família rachada. Mas, é claro que isso era apenas o mote para tirar Juninho da jogada. A verdade é que eles não confiam em Juninho e apenas precisavam dele na última campanha. Agora se sentem superiores, não precisam mais dos Juntos e Misturados, estão com a máquina, não tem quem tome essa de Jairo se Jorge não pode ser candidato. Esse é o discurso dos que cercam o prefeito. É ou não é? 

Na verdade isso se chama soberba. Juninho e muitos outros têm voto sim senhor. Merecia mais espaço, mais confiança. Não tiveram e não vão ter. Imagine num segundo governo?!

3 – UM NOME NOVO

Carlinho Garcia é o nome em voga hoje. Mas, eu não aposto minhas fichas nele e em nenhum outro, no momento. O prefeito não vai fechar nome agora e está certo. Vai alimentar Carlinho, Juninho e pode não ser nenhum no final. Uma fonte me confidenciou que um nova pesquisa deverá circular nos próximos dias para ver como a população avalia o nome de Carlinho Garcia. Essa será uma das determinantes para escolha dele ou não. Outros nomes também entrarão no radar. Ou seja, o prefeito pensa em mudança ou não. Juninho vai continuar sendo tratado como o vice, mas existe plano A, B, C. Outro fator que vai influenciar diretamente na escolha, vai ser a chapa da oposição. Dependendo dos nomes, o prefeito vai ter que se mexer para tentar combater possíveis perdas. Portanto, nada está certo e tudo pode acontecer, inclusive nada.


Nosso objetivo nessa matéria é apenas mostrar o quanto o cenário político no grupo da bicudança está carregado. Não tem céu azul não. Tempestades se aproximam e é provável que gente caia fora do barco com medo dele se afundar. E vai se afundar. 

24 de maio de 2016

CARLINHO GARCIA SURGE COMO NOME FORTE PARA VICE DE JAIRO

Uma fonte me confidenciou que um novo cenário começa a se desenhar na política local, com desdobramentos impactantes na chapa da situação. O blog do Anax vem alertando para a possibilidade da não renovação da chapa Jairo/Juninho em 2016. Já divulgamos aqui, que articuladores da base do prefeito, não querem mais Juninho como vice. Isso faz tempo que eu sei e divulguei. Só que agora uma fonte muito bem postada me disse que já existe até o nome que poderá substituir Juninho. Trata-se do vereador e ex-presidente da Câmara, Carlinho Garcia. O vereador conta com o apoio de nomes fortes dentro da base aliado do prefeito, que já sondaram até os deputados Jácome e Jacó Jácome sobre a possibilidade. Segundo nossa fonte, os deputados não só aprovaram como defenderam o nome de Carlinho para vice. Ainda segundo nossa fonte, os deputados disseram que Carlinho tem capital eleitoral para ser alçado a uma disputa majoritária.

Pelo que apuramos, o vereador também se mostrou interessado depois do apoio dos deputados. Mas, para não desgastar o grupo agora, deverá trabalhar seu nome nos bastidores e não irá declarar sua intenção no momento, apesar de já estar sondando junto a aliados a possibilidade. Como eu não sou baú pra tá guardando segredo, vocês ficaram sabendo dessa quentinha em primeira mão mais uma vez.


23 de maio de 2016

O CONTRASTE DAS RUAS DE UPANEMA

As ruas de nossa cidade estão parecendo tábua de pirulito de tanto buraco. Tanto faz ter asfalto ou não, os buracos dão cria igual a coelho e a prefeitura não faz nada para amenizar a situação. Moradores de todos os setores da cidade reclamam da situação caótica que se encontra nossas ruas.

Vários acidentes já aconteceram e a expectativa é de que ocorram mais, já que não se toma uma providência a respeito do caso. Moradores de ruas afastadas do centro sofrem mais. Os moradores do Bairro Beira Rio reclamam dos esgotos, que viraram crateras, causando perigo a quem trafega pelo terminal turístico. “No final de semana o movimento de carro aqui é grande. Um dia desses um carro ficou com o pneu preso dentro do buraco”, contou uma moradora. Ela também alertou para a falta de uma grade de proteção, que evitaria também que o lixo entupisse o esgoto.

No centro da cidade também tem buraco. Quase em frente a Prefeitura, existe um buraco que já causou queda de cidadãos que trafegam de moto pelo local. Um morador filmou o buraco para denunciar a falta de cuidado com nossas ruas e o perigo que isso pode causar. Em frente a casa de shows Portal do Sol também tem um buraco que estava sendo sinalizado de forma paliativa com um pedaço de pau e um pano. 

Para contrastar com essa triste realidade, temos a rua ao lado da casa do prefeito, novinha, zerada, sem nenhum buraco, feita recentemente. O prefeito enviou e a Câmara aprovou, projeto que desmembrou o Sítio Curral da Várzea da área rural e passou para zona urbana, com isso, foi possível construir a pavimentação através de parceria com o Governo Federal ao redor de sua casa.


17 de maio de 2016

JORGE LUIZ MATA SAUDADE DO LOCAL ONDE FEZ HISTÓRIA

Hoje Upanema foi sacudida por uma onda de boatos envolvendo a visita do ex-prefeito Jorge Luiz a sede da Prefeitura de Upanema. Antes, Jorge participou de audiência no Fórum Municipal. Logo na chegada, Jorge recebeu o carinho das pessoas que estavam no local e de outras que viram a calorosa recepção. Enquanto não começava a audiência, acompanhado do ex-controlador do município, Gilvandro Fernandes, Jorge Luiz resolveu matar uma pouco da saudade do ambiente que ele trabalhou durante oito anos e visitou as instalações da Prefeitura. Mas, antes certificou “se tinha muita gente” (quem quiser que entenda). Como não tinha, resolveu ir. Muito bem recebido pela funcionária Renata Carvalho, o ex-prefeito entrou nas salas, conversou com alguns funcionários e foi convidado a entrar no seu antigo gabinete.

Com a presença de Jorge no local, rapidamente chamaram o prefeito desgastado, que chegou ás pressas para recepcionar aquele que saiu com 92% de aprovação. De maneira educada, o prefeito que faz um péssima administração convidou Jorge e Gilvandro Fernandes para conversar. Conversaram rapidamente sobre assuntos administrativos, como a grave crise que enfrenta o país e as prefeituras, além de é claro, falar dos blogs da oposição (é ou não é meu leitor número esse prefeito?). NADA, ABSOLUTAMENTE NADA DE POLÍTICA PARTIDÁRIA, NEM CAMPANHA ELEITORAL foi conversado.

Pronto, nada fora nada. Só isso!

É evidente que os aliados do prefeito exploraram a visita, como se fosse uma visita de Jorge ao prefeito. Não teria nada demais, é claro. Mas, no caso de hoje, é a primeira visita de cortesia a alguém que nem no local pra receber o visitante, estava. Tem lógica um negócio desse?!

O fato foi suficiente para gerar comentários mais fantasiosos possíveis. Do lado dos bacuraus, o temor de Jorge apoiar Luiz Jairo. Do lado dos bicudos, a vontade de ressuscitar os Juntos e Misturados. De ambos os lados, a desconfiança e a falta de vontade de enxergar o óbvio: não teve nada demais.

Ahh. Já ia me esquecendo. Quando ia saindo da PMU, Jorge foi saudado por jovens alunos como um verdadeiro prefeito popular. Isso deve dá uma raiva em quem vai sair como um dos mais impopulares da nossa história.



12 de maio de 2016

VEREADORES DA SITUAÇÃO APROVAM MAIS UMA ABERRAÇÃO

Como previsto, ontem os vereadores aliados do prefeito deram carta branca para o prefeito doar um terreno do município para o Centro Social Luiz Cândido Bezerra, que é ligado politicamente ao mesmo. Por 5 votos a 4, os vereadores aliados deram uma espécie de cheque em branco, como se diz no jargão popular. Aprovaram um projeto que não tem argumentos, explicações e informações que justifiquem a doação. Em um artigo de três linhas, o prefeito diz algo vago e subjetivo sobre a que se destina o terreno. Não dar detalhes, não coloca dados, apenas diz que é para construir casas para o Minha casa, minha vida, através da associação descrita, mas não diz o motivo dela ter sido a escolhida. Aliás, quem escolheu deve ter sido ele, pois no projeto não diz nada, então podemos imaginar tudo.

Na sessão de ontem, que foi em regime de urgência - só não se sabe que urgência é essa, pois também não tem dizendo na minuta do projeto. Os vereadores aliados tentaram fazer o tradicional discurso de jogar a população contra os vereadores da oposição. “Os senhores são contra a construção de casas para quem precisa. Os senhores já têm casa, então não pensam no lado de quem precisa”, lorota um. Outro dizia: pense nos empregos que esse projeto vai gerar...

Ok senhores vereadores da situação. O discurso de vocês convence uma criança de três anos, talvez. A mim não. Os senhores têm que analisar e votar o projeto diante do que ele apresenta, não é pensar no que ele vai gerar. Agora sinceramente, desconfio da capacidade e da seriedade dos senhores para análise de um projeto como esse. A verdade é que quando o projeto vem do executivo, os senhores aprovam do jeito q vem. Foi assim com a taxa de iluminação, foi assim com a doação da ambulância dessa mesma associação, foi assim com a taxa da agricultura e será assim sempre que o prefeito mandar um projeto.

A verdade é que os vereadores que se expressaram em defesa do projeto foram: Carlinho (presidente), Ferrari e Ibinha. Monthalgan e Carlinho Garcia não usaram da palavra, mas votaram. Os aliados, na base da conversa, de ouvi falar, o prefeito me disse que seria assim, assado, defenderam o projeto. Agora me diga uma coisa meus nobres, se é assim do jeito que os senhores dizem, por qual motivo o excelentíssimo não colocou essas informações no papel, não chamou os interessados para discutir, não revelou quais os critérios para contemplação dos interessados, não explicou porque tem que ser a referida associação e principalmente a urgência do referido projeto? De boca não vale.

O vereador Valério Augusto disse que a doação de um terreno público se justifica quando é para pessoas carentes, ou seja, que não tem condições de pagar uma prestação. Aí, o presidente Carlinhos solta essa: nós vamos fazer trinta agora, depois faz mais trinta, depois mais trinta... O vereador Valério, usando do seu sarcasmo disparou: senhor presidente, o senhor está delirando? Kkkkk. Essa foi demás.

O vereador Aisamaque Dályton questionou a falta de representantes do Centro Social para defender e explicar como funcionará todo processo. “Isso é ridículo. A principal interessada é a Associação e não apareceu ninguém aqui para explicar essa situação. isso só mostra o quanto esse projeto é nebuloso. Como podemos aprovar algo que não tem nem que defenda e explique?”, questionou o vereador.

Mesmo diante desse quadro sombrio, os vereadores aliados aprovaram sem pestanejar. Agora, os vereadores da oposição vão ao Ministério Público para contestar a legalidade do projeto, diante de tanta falta de argumentos e explicações.

Queríamos diante mão parabenizar os vereadores Aisamaque, Valério, Canindé e Gineton pelo posicionamento em defesa da transparência. 

Apesar da população, com razão, criticar esse comportamento de lagartixa, ou seja, só balançando a cabeça dizendo sim para o prefeito. Queria aqui deixar claro que quem merece maior repúdio é o próprio prefeito. É ele que envia esse tipo de projeto, é ele que sabe as peças que tem na Câmara e ele quem faz questão de não dar transparência a esses atos. Um dia, esse mesmo prefeito dirá que a culpa é da Câmara que aprovou. É sua também senhor prefeito. 


VENHA SIMBORA, PREFEITO

IMG-20160510-WA0015
FOTO: Assessoria de Comunicação
O Brasil vive um momento histórico no campo político com o impeachment da presidente Dilma, nessa semana. Brasília e o Brasil inteiro voltando suas atenções para o que está acontecendo nesse processo. No campo administrativo, é notório que vivemos um momento de passagem de bastão, não só da presidente, como dos seus ministros e assessores. Alguns ministérios nem titular tem. Ou seja, vivemos um fim de feira nesses últimos dias em Brasília. Pois bem. Pois num é que o prefeito de Upanema está em Brasília participando pela enésima vez de uma marcha dos prefeitos? Tem cabimento um negócio desses? O país parado, uma crise sem precedente e o município abarrotado de problemas, aí o prefeito vai pra Brasília para participar de palestras.

Prefeito, meu amigo, o senhor já foi não sei quantas vezes e não serviram de nada essas palestras. Saúde, Educação, Agricultura, social, tudo parado e o senhor com história de palestras. Venha simbora homem.

O pior é que ele ainda bota uma agenda administrativa dizendo que vai visitar ministério tal, órgão federal tal. Tá morrendo de conseguir resolver alguma coisa num tempo desses. É muita falta de sensibilidade para uma pessoa só.


11 de maio de 2016

OPOSIÇÃO NÃO CONCORDA COM DOAÇÃO DE TERRENO PARA CENTRO SOCIAL

O Blog do Anax alertou com exclusividade que o prefeito de Upanema tem a intenção de doar um terreno da Prefeitura, medindo 17 mil metros quadrados, para o Centro Social Luiz Cândido Bezerra com a alegação de que esse terreno será para a construção de casas através do programa do Governo Federal, Minha casa, minha vida.

Ontem, em sessão extraordinária e em caráter de urgência, o projeto foi apresentado. Os vereadores da oposição, através do vereador Aysamaque Dáliton, pediram vista ao projeto. A presidência então determinou que o projeto deverá voltar a pauta hoje a noite, ás 19:00h.

Como os senhores observarão abaixo, a minuta do projeto trata-se de algo vago, sem argumentação, sem conteúdo que possa embasar a entrega de um bem público a uma associação que historicamente é ligada ao prefeito, desde a época em que era candidato, o que poderia caracterizar o favorecimento. Veja a minuta do projeto:




Procuramos um Advogado para uma espécie de parecer informal sobre a decisão do prefeito. Para o Advogado, o projeto é pobre de conteúdo, como já dissemos aqui. A falta de argumentos faz com que imaginemos os mais diversos interesses nessa doação. Diante da importância de um projeto desses, nosso consultor mostrou preocupação pela falta de tempo para o debate sobre o mesmo. “Não há explicação para a urgência desse projeto. Não é algo simples. Trata-se de um bem público que será doado a uma associação particular. É preciso muita discussão para se entender o motivo dessa doação”, comentou. Esse também foi o entendimento do vereador Aisamaque Dalyton. “Ora, o principal interessado é o Centro Social, mas não se deram nem ao trabalho de trazer a presidente ou até mesmo um representante do mesmo para justificar essa doação”, explicou o vereador.

Outro ponto crucial é a falta de uma pré-avaliação do patrimônio, ou seja, do terreno. A Lei de licitações e Concorrência deixa isto claro, mas a minuta não trata desse item.

O que vemos portanto, é mais uma tentativa do executivo de enfiar de goela abaixo um projeto de extrema importância, sem informações importantes, sem que haja discussão com a sociedade, com os interessados e com os vereadores. Diante dos fatos, os vereadores da oposição decidiram votar em bloco contra o projeto, caso não seja retirada a doação para o Centro Social Luiz Cândido Bezerra.


10 de maio de 2016

EXCLUSIVO: PREFEITO QUER DOAR TERRENO PARA ASSOCIAÇÃO LUIZ CÂNDIDO BEZERRA

O BLOG DO ANAX, de forma exclusiva, informa que daqui há pouco deverá entrar em pauta através de uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores, em regime de urgência, um Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a doar um terreno para construção de 30 casas populares para moradores que se enquadram nos critérios do programa habitacional Minha casa, minha vida.

Com exclusividade, o BLOG DO ANAX apurou que a Prefeitura pretende doar aproximadamente 20 mil metros quadrados para o Centro Social. Assim como aconteceu com a Taxa de Iluminação e a Taxa dos Agricultores, o projeto chegou na calada da noite, sem divulgação e muito menos discussão prévia para sanar algumas dúvidas. Aliás, a falta de transparência dessa gestão é nítida e já foi detectada até pelo Ministério Público Estadual.

Apesar de não especificar, esse seria um projeto que foi iniciado na gestão da prefeita Maristela, onde tinha o intuito de construir um conjunto habitacional para os funcionários da Prefeitura. Na época, algumas reuniões foram feitas, com a presença de representantes da Caixa Econômica e tudo foi divulgado de forma transparente. 

Sexta-feira passada, fui surpreendido pela ligação de um funcionário municipal avisando que o prazo para cadastrar-se no programa estava se encerrando. Fiquei pasmado. Perguntei se tinham divulgado que estava acontecendo esse cadastramento. O funcionário disse que não. Procurei nos meios de comunicação da PMU e também não vi nada. Pois bem. Fiquei com o pé atrás.

Ontem fomos informados que esse projeto seria apresentado e votado hoje, em regime de urgência. É claro que teria algo estranho nele para se esconder do povo um programa tão importante. Pois num é que o projeto tem o objetivo de doar o terreno onde será construído as casas, para o Centro Social Luiz Cândido Bezerra? Isso mesmo. Aquele Centro Social que esteve envolvido em uma grande polêmica num passado recente: O CHEQUE REFORMA.

Para quem não lembra, o CHEQUE REFORMA foi um programa do Governo Wilma de Faria, que cadastrava pessoas de baixa renda, que “recebiam” um cheque simbólico que era entregue a uma empresa de material de construção, “parceira do estado”, para reformar suas casas. Em Upanema, o Centro Social cadastrou, entregou os cheques assinados pelos contemplados e até hoje esse material não apareceu. O caso foi ou ainda é alvo de investigação da Polícia Federal.

Outra polêmica envolvendo o Centro Social é que o prefeito Luiz Jairo enviou projeto e como sempre os vereadores aliados aprovaram que a associação emprestaria uma ambulância ao município, na condição de quando terminar o mandato do prefeito, o município devolveria a mesma, nas mesmas condições que encontrara. Isso é um dos projetos mais subjetivos possíveis, pois não sabemos como é o estado que ela se encontrava, mas os aliados balançaram a cabeça igual à lagartixa e aprovaram.

Voltando ao assunto em pauta hoje, o grande X da questão está justamente no motivo da inclusão desse Centro Social no projeto. A forma como tem se desenrolado esse processo, gera dúvidas que somadas as investigações da PF e casos como esse da ambulância, nos deixa com o pé atrás. Afinal de contas, não tinha outra não?


DÚVIDAS

1 – QUAL O MOTIVO PARA NÃO DIVULGAR O CADASTRAMENTO DOS INTERESSADOS E QUAL OS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS TRINTA FUNCIONÁRIOS?

2 – QUAL O MOTIVO DA DOAÇÃO DO TERRENO AO CENTRO SOCIAL LUIZ CÂNDIDO BEZERRA E NÃO A UMA ASSOCIAÇÃO DOS FUTUROS MORADORES?

3 – NÃO SERIA MAIS PRUDENTE DOAR O TERRENO PARA UMA ENTIDADE QUE NÃO FOI INVESTIGADA OU ESTÁ SENDO INVESTIGADA PELA POLÍCIA FEDERAL POR PROBLEMAS NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL?

4 – QUEM ADMINISTRARÁ OS RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DAS CASAS SERÁ O CENTRO SOCIAL? EM CASO POSITIVO, QUEM FISCALIZARÁ OS RECURSOS?

5 – O PROJETO PREVÊ A IDENIZAÇÃO DOS FUTUROS CONTEMPLADOS EM CASO DE NÃO CUMPRIMENTO DO CONTRATO, OU SEJA, CASO O CENTRO SOCIAL NÃO EXECUTE A CONSTRUÇÃO TOTAL DAS CASAS, ELE IDENIZARÁ OS FUNCIONÁRIOS?

6 – DEPOIS DE CONSTRUÍDAS AS CASAS, A QUEM PERTENCERÁ O TERRENO DAS MESMAS?

São questões que deveriam ter sido debatidas, explicitadas no projeto, para que não pairasse dúvidas. Mas, como já disse, transparência não é o forte dessa administração.

O país passa por um momento delicado, onde o povo sofre pela falta de responsabilidade com o erário público. A Câmara de Vereadores de Upanema daria um grande exemplo se barrasse esse projeto e dissesse: prefeito, aqui não é a extensão da Prefeitura. É preciso que o senhor tenha respeito com esta Casa. Envie projetos para serem discutidos e principalmente explicados de forma clara.

Mas, infelizmente não deverá ser isso que vai acontecer. As eleições vem aí pessoal. Vocês estão vendo claramente o que está acontecendo. Que Deus nos ajude.



6 de maio de 2016

BICUDOS ESTÃO PREOCUPADOS COM CENÁRIO NEBULOSO PARA O PREFEITO

É inegável a apatia que se ver no grupo do prefeito Luiz Jairo diante da péssima gestão e da impopularidade do mesmo. O prefeito não tem carisma, não tem discurso e muitas vezes o discurso é contraditório, como no caso de dizer que está em crise e ao mesmo tempo contrata mais cargos de sua confiança, ou que ele acha que é, não sei.

O cenário é de preocupação, pois todos conhecem a incapacidade do prefeito em pedir votos, o não cumprimento de compromissos de campanhas passadas, aliada a falta de um discurso de avanço do município, deverá tornar a missão mais difícil ainda. Os primeiros sintomas já estão aparecendo faz tempo. Famílias e mais famílias que hoje não votam mais no prefeito. Ahhh, mas esse desgaste é natural. Pode ser, mas cada dia aumenta mais e o que vemos é que a conversinha de que na hora vota, depois muda, às vezes não funciona. Lembram dos juntos e misturados? Pois é. Sabemos que haverá casos em que o prefeito deverá reverter. Mas, tenho absoluta certeza que será minoria. Impressiona a revolta das pessoas que votaram no prefeito e foram abandonadas, ou decepcionadas por essa gestão. Contam os dias para começar as passeatas dos bacuraus e mostrar a cara como forma de dizer: tá vendo eu aqui prefeito?

Upanema tem a tradição de dar o troco em prefeitos que não dão atenção ao povo. Estamos caminhando para isso mais uma vez. Essa é realidade que até mesmo os aliados do prefeito estão vendo. Aliás, tirando os lambaias. Mas, quem tem um pouco de raciocínio político, sem paixonite aguda, sabe que não estou inventando nada.


4 de maio de 2016

COMENTÁRIO DE UM LEITOR

O COMENTÁRIO ABAIXO FOI ENVIADO POR UM LEITOR:

Eh Upanema, quem fostes tu!!!


Os bons tempos de Upanema foram nos governos regidos pelo PMDB. Vamos lembrar um pouquinho???


Vamos lá!!!


Saúde era prioridade desde sempre,quem não lembra de médicos e ambulâncias em bom estado de conservação? 


Educação também era muito importante, os transportes nunca faltaram nos governos regidos do PMDB,infraestrutura da cidade nem se fala né não? Ah bons tempos aqueles,Upanema passou de uma cidadezinha esquecida para uma das mais bonitinhas do RN.


Várias praças,várias e várias ruas calçadas,um beira Rio feioso pra um beira rio bacana,teatro,espaço pra festas,as entradas da cidade bacanas,mercado público novo, prefeitura nova, aquele centro de ginástica la na 16 de setembro, quadras na 16 de setembro, reforma no clube municipal,pavimentação de asfalto nas principais ruas da cidade.


E as melhores partes!!!


Centenas e centenas de casas populares doadas a população de Upanema. 


Centenas e centenas de empregos efetivos para população de Upanema,e o melhor, os empregos aqui gerados durante os governos do PMDB traziam uma boa e certa renda para o comércio local. 


Agora eu pergunto:


Qual a boa e verdadeira história que a oposição fez pra essa cidade???


Qual é a boa e verdadeira história que esse desgoverno atual vai deixar pra Upanema???

TEM GENTE TRERLANDO NA CALÇADA DO CARTÓRIO ELEITORAL

O que faz vereadores e babãos do prefeito na calçada do Cartório Eleitoral, coincidentemente no último dia para transferência e requisição do título eleitoral?

A Justiça Eleitoral tem que mandar esse povo "pastar" logo, pois que eu saiba, não existe a função de despachante para tirar título eleitoral.

RABO DA GATA

A crise tão pregada pelo prefeito Luiz Jairo, a dificuldade para pagar os direitos dos servidores como os Agentes de Saúde e Professores, todo esse discurso cai por terra com a informação de que o prefeito tá é contratando novos funcionários, quer dizer, novos cargos comissionados. São aqueles que ficaram por último, que só estão sendo lembrados agora depois de quase quatro anos e nada garante a permanência dos mesmos depois da eleição. Se fosse em vaquejada, diríamos que estão no rabo da gata. 

Pelo que ficamos sabendo, a tendência é que daqui para o prazo máximo que a lei eleitoral permite, mais nomes deverão ser chamados para compor o quadro de funcionários e arrochar ainda mais a folha de pagamento do município.


Este é o retrato dessa administração, onde diz uma coisa e faz outra. Sempre desconfiei dos discursos do prefeito quando candidato e muito mais depois de eleito. O Brasil vive uma crise política e financeira, os governos, as prefeituras estão cortando gastos, inclusive o prefeito de Upanema vai para os meios de comunicação dizer isso também. Aí, faltando poucos meses para o período eleitoral, começa a chamar mais gente para gerar despesas para o município. Num município com uma Câmara de Vereadores atuante, esse fato deveria ser levado ao Ministério Público, pois não tem lógica essa situação. 

Para quem não foi chamado ainda, fica a dica: corra que o tempo tá acabando, ou espere para dar o troco nas urnas.

3 de maio de 2016

SITUAÇÃO MOSTRA DESESPERO COM MEDO DO CANDIDATO DA OPOSIÇÃO

O cenário político local, recentemente tem sido abastecido por factóides ligados a indicação do nome do pré-candidato da oposição. Tem de tudo, até candidato que não vota em Upanema, o que caracteriza o tamanho da cara de pau de certas pessoas que compõem o grupo que deveria passar credibilidade no que fala e escreve.

Lançam nomes, criam chapas, emitem a ter pareceres jurídicos com o intuito de tentar passar a impressão de que a oposição não terá candidato ou não tem nomes para disputar com o atual prefeito. Uma vez, eu fico calado, mas a quantidade de factóides está começando a passar a impressão de que o grupo do prefeito não tá preocupado com o candidato da oposição, tá é se pelando de medo.

Já disse aqui outra vez, mas vou repetir: perder para Jorge Luiz é até uma honra para o atual prefeito. Agora, perder para um candidato liso, que não está com mandato, que não conta com grupos de empresários por trás de sua candidatura, será uma vergonha. Portanto, para evitar tal decepção, tentam de todas as formas passar para a população que a oposição não tem candidato ou nomes qualificados. Esse é o medo.

Estão vendo a cada dia a quantidade de pessoas, famílias, lideranças que não votam mais no prefeito e não vêem na contramão, nomes expressivos indo para o grupo do mesmo. Isso está tirando o sono de muita gente, que não esperava tamanha debandada nesse período.


A oposição está se articulando de forma silenciosa e não irá divulgar nomes por enquanto, pelo que colhemos. A estratégia é correta, na minha opinião, pois além da lei não permitir, provoca essa situação de atordoamento na situação, atirando pra todo lado, sem ter um alvo fixo, para direcionar toda sua carga. 

2 de maio de 2016

ENQUANTO COMÉRCIO LOCAL AGONIZA, PMU E CÂMARA APOIAM COMÉRCIO DE OUTRAS CIDADES

O comércio de Upanema sofre com uma crise enorme, aliada a falta de serviços bancários. Aí, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores vão na contramão quando o assunto é apoiar o comércio local. Recentemente, a PMU cedeu o Clube Municipal para servir de loja para um pessoal que veio de Fortaleza vender roupa, etc. Hoje, é a vez da Câmara de Vereadores abrir suas portas para a Ótica Diniz transformá-la em uma loja.  

Do ponto de vista da legalidade eu não tenho informações a respeito. Agora, do ponto de vista do comércio local, acho um absurdo que órgãos públicos deem apoio a comerciantes e lojas de outros municípios, beneficiando-os e ao mesmo tempo prejudicando quem está gerando emprego e renda no comércio local.

Claro que a concorrência é saudável, mas qual a contrapartida que esses dois órgãos deram ou estão dando ao comerciante do município que paga seu imposto e gera emprego e renda para o município?

O comércio local agoniza e pede ajuda. Taí o que a PMU e a Câmara dão em troca.