RADIO SABORES DA SERRA

30 de junho de 2015

A CULPA É SUA E DE SEU GRUPO, PREFEITO!

Nos últimos meses, o prefeito e sua equipe têm aumentado o volume das críticas a oposição, aos meios de comunicação, como este blog e também aos vereadores. Coincidentemente, nesse mesmo período, o volume de críticas e denúncias sobre o descaso com o dinheiro público e a péssima condução do município, também aumentou. Diante desse quadro, podemos fazer uma análise simples sobre o que ocorre atualmente.

O que ocorre é uma total incapacidade administrativa de um prefeito e um grupo que passou 12 anos lutando por uma oportunidade e hoje estão vendo que não são capazes de fazer com que o município se desenvolva e o pior, regrida em vários setores.
Isso é visto diariamente em nosso município. É visto também pelo grupo que está fazendo com que isso aconteça. Aí, bate o desespero e partem para tentativas injustificáveis de resposta a sociedade. Tratam de alguns assuntos como se fossem invenções da oposição ou até mesmo mentiras. A tática não está dando certo!

O que está acontecendo hoje em Upanema é fruto da falta de liderança do prefeito e sua equipe. Parece que eles esquecem que estão no poder já no terceiro ano do mandato. Tá se acabando e eles pensam que ainda são oposição. Ao invés de mostrar serviço, passam o tempo acusando a oposição de criar problemas etc. Não prefeito, a culpa é sua e de seu grupo! Nossa não! O povo lhe deu uma chance de colocar em prática suas promessas e o senhor não está cumprindo. Se tudo tivesse mil maravilhas, não estaria ninguém dando atenção a este blog. Os vereadores estariam falando para as moscas. O que acontece hoje é o inverso. O senhor perdido, sem comando e com um grupo de lambaias que dizem que tá tudo azul.

Uma das piores coisas para um administrador, seja em qualquer setor, é ter assessores que só digam o que ele quer ouvir.  A outra coisa ruim, ou pior, é um administrador que só queira escutar o que ele quer ouvir.  Pelo que me dizem o senhor tem os dois defeitos juntos. Uma façanha, sem dúvida.

Além de não gostar de críticas, tem um grupo de incompetentes debaixo do seu nariz. Pessoas que não sabem nem escrever uma simples frase no Facebook, mas que lhe defendem com toda força. Até que ponto isso é bom, eu sinceramente não estudei ainda. Até mesmo porque esses têm os piores salários da prefeitura. Os melhores o senhor deu a pessoas que historicamente não lhe apoiaram. Será que dentro do seu grupo não tinha pessoas qualificadas para lhe ajudar e ao mesmo tempo serem de confiança? Claro que tinha. O problema é que você que sempre votou em Jairo, não sabia que estava indo junto - tipo assim um pacote - de malas, de sugadores do dinheiro público, parasitas que desde os tempos da gestão de Valério Augusto (que foi quando eu comecei a acompanhar a política) passando por todos os ex-prefeitos, são profissionais em conseguir se manter agarrado ao poder. Pois é, eles são os queridinhos do prefeito hoje. Amanhã, quando o prefeito não for mais Jairo, eles vão com a mesma cara para o próximo prefeito. Você que sempre votou, hoje tem que se contentar com as sobras desses parasitas. Pra ser feliz.

Resumindo: os recém aliados não tem a confiança de quem realmente manda e não recebem a autonomia necessária para desenvolver um bom trabalho. Os antigos aliados foram descartados, por entenderem que eles não tem capacidade para desenvolver esse trabalho. Resultado: a bagunça administrativa que vivemos hoje. De quem é a culpa por isso? É sua prefeito!

Não adianta culpar a crise não. A prefeita Maristela em 2009 enfrentou enchente, depois seca e uma crise mundial. O senhor e seus aliados iam todo sábado pra rádio dizer que dinheiro tinha, não tinha era gestão. E hoje prefeito, qual a diferença?

Não tente transferir a responsabilidade para os outros prefeito. Assuma que seu governo é um desastre. O povo de Upanema não é besta. Aqui tem muito burro, muito eleitor partidário, mas também tem pessoas com capacidade de discernimento. Sua administração está perdida e todos estão vendo. Antes, o povo pedia a volta de um ex-prefeito como solução para os nossos problemas. Hoje, a conversa mudou. Além dos eleitores tradicionais que não votam com o senhor, os chamados bacuraus, cresce a todo vapor um número de eleitores que votou no senhor e hoje dizem o seguinte: SÓ NÃO VOTO NO PREFEITO.


Sabe de quem é a culpa? É sua e de seu grupo, prefeito!

29 de junho de 2015

Prefeito confirma que caçamba da PMU estava retirando aterro de obra executada por empresa privada

Mais uma vez o prefeito demonstra sua verdadeira face no seu programa de rádio. Basta o apresentador estalar os dedos que ele destila todo sua raiva em cima dos blogs da oposição, dos vereadores, dos contrários a sua desastrosa administração.

Como de costume, o programa é pautado pelo que publicamos nos blogs durante a semana. Isso vocês já notaram faz tempo, né? Dessa vez o prefeito foi TENTAR responder uma pergunta que fiz no blog, sobre o que estava fazendo algumas máquinas da PMU na obra do estádio Freirão. A obra foi licitada e está sendo, ou deveria estar sendo executada pela empresa vencedora, que receberá cerca de R$ 237.000,00 para importante reforma. Uma pergunta simples. Bastava dizer que era por isso, ou não era por isso e pronto. Mas, o prefeito e sua trupe não gostaram nem um pouco e transformaram uma pergunta em uma acusação, ou a criação de um problema, da minha parte.

Pois bem. O prefeito foi atiçado e começou logo dizendo que eu estava criando problemas, por ter sido utilizada uma caçamba da Prefeitura para pegar o material (aterro) no estádio Freirão e transportar para outro campo que está sendo construído para a Festa do Esporte. Vamos por parte. Primeiro de tudo, eu não criei problema nenhum. Basta os senhores lerem a matéria e vão ver que eu fiz uma pergunta. Não acusei nem afirmei nada. Apenas questionei e pedi ao assessor de imprensa da PMU que desse uma resposta para algo estranho. Para vocês verem meus amigos, perguntar, questionar alguma coisa, para o prefeito e alguns aliados é CRIAR PROBLEMA. Lamentável sob todos os aspectos, não acham?

O prefeito continua...
- De repente se eu parasse aquilo ali? Não fizesse mais? Dissesse: olha Dequinha, o campo não tem como terminar mais não porque criaram um problema aí e não vou mais fazer.

A jogada do prefeito é boa. Pra quem tem a mente fraca, pra quem não é instruído, pra quem vota com o bolso e não com a cabeça, pra quem precisa da bondade do prefeito no final do mês, pra esse povo, ele tem razão. Agora pra mim, essa jogada é fraquinha. Quer dizer senhor prefeito, que devemos fechar os olhos para algo que pode estar errado, pra não prejudicar a Festa do Esporte, ou outra festa qualquer? Outra coisa... E tem problema nessa questão? Se o senhor não está fazendo nada errado, então não tem problema, certo?

O prefeito é quem responde essa última pergunta quando diz que meu questionamento vai trazer embrulhos para o seguimento da coisa. Ou seja, segundo ele, tem alguma coisa errada mesmo e, isso pode atrapalhar a construção do novo campo.

Agora vem a parte humorística. O prefeito disse que o número de acessos dos blogs de oposição não é grande. Kkkkk. Que o programa de todos os sábados é pra esclarecer as matérias publicadas em nossos blogs, para evitar que os boatos “errados” contra sua administração se propaguem. Ou seja, confirmou que quem pauta um programa caro, numa rádio de abrangência em todo município e além fronteiras, via internet, são blogs sem audiência. Kkkkkk. Diga isso não prefeito. Tanto que o senhor ler meu blog. Até agradecer sua audiência eu já agradeci e o senhor fica minimizando nossa audiência. Magoei.

Continuando a sessão humorística. O assessor de imprensa resolve dar uma aula de como fazer jornalismo. Lá pelas tantas, diz que a assessoria da PMU não tem obrigação de saber que tem alguma matéria sobre a prefeitura nos blogs. Oxe! Obrigação talvez não seja a palavra, mas acredito que seja parte da função de uma assessoria ler os meios de comunicação local, para ficar antenado sobre o que está sendo divulgado sobre a atual administração, ou não? Claro que ele e todos lêem! Tanto lêem que usam o programa todos os sábados para responder. Quanto ao procedimento jornalístico sugerido, dispenso sua orientação senhor assessor. Saudações  Mirellianas.

O prefeito continua...

No campo dos alertas, o prefeito diz que o leitor tem que tomar cuidado com esse tipo de gente (no caso, eu). Ele alerta ao meu leitor que eu posso colocar uma aberração no meu blog, que pode influenciar você a fazer algo que vá lhe prejudicar. Prefeito, meu colega. Não se preocupe. Eu jamais vou orientar o cidadão de Upanema a votar no senhor e prejudicar a vida dele. Se preocupe não! Isso sim seria uma aberração ou algo que prejudique o cidadão upanemense. Aliás, a quantidade de gente que está vendo que isso é verdade, ou seja, gente que não vota mais no senhor, cada dia aumenta mais e o senhor sabe disso.

Depois desse muído todinho, eu fiquei com a certeza de que não tenho certeza do que as máquinas da PMU estavam fazendo no estádio Freirão. O prefeito disse que foi pra tirar umas carradas de aterro para um outro campo. Aí eu faço alguns questionamentos:

1 – Pode isso Arnaldo? Tá na regra?

2 – O campo novo é localizado numa região de arisco, bairro Pêgas. Os atletas do UFC estavam desdenhando do novo campo em virtude da grande quantidade de areia que tem no local, aí o prefeito ainda leva mais areia pra lá? Já existe a Arena das Dunas em Natal. Esse nosso deve ser a Arena do Deserto.

3 – Digamos que realmente precisasse desse aterro, ali próximo não tinha areia não?

4 – Sinceramente, alguém acredita nessa história que o prefeito contou?

Os vereadores da oposição também não acreditaram e já me confidenciaram que vão entrar com uma representação junto ao MP. Vamos ver se o prefeito vai achar ruim o MP perguntar também e vai pro programa de rádio falar dele com a mesma desenvoltura com que falou dos blogs da oposição, por causa de uma pergunta.


26 de junho de 2015

IBGE divulga novo mapa de Upanema sem a comunidade de Mirandas

Em destaque a área desmembrada de Upanema

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (26) novos mapas de limites territoriais dos municípios do país. No Rio Grande do Norte, sete municípios tiveram o limite territorial alterado: Caiçara do NorteCaraúbasJandaíraParazinhoSantana do Matos,Tenente Laurentino Cruz e Upanema.

Em todo o país, 206 municípios de 11 estados tiveram seus limites alterados. Além do RN, as mudanças ocorrem na Bahia, Piauí, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraíba. A Bahia é o estado que concentra mais mudanças: 113 cidades alteradas, no total.
Segundo o IBGE, esta divulgação oficializa as mudanças na legislação que já haviam alterado os limites municipais, decisões judiciais (Liminares e Mandados) e ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao instituto pelos governos estaduais.
Essas alterações territoriais foram encaminhadas ao IBGE até 30 de abril de 2014 e incorporadas à metodologia das Estimativas Populacionais de 2014 enviadas ao Tribunal de Contas da União em 31 de outubro de 2014.
Com informações do Portal G1-RN

CAMPANHA: O LIXO EM MINHA RUA

O blog do Anax preocupado com a situação caótica do lixo em nossa cidade e a completa falta de vontade para resolver o caso por parte dessa administração, lança uma campanha. Trata-se da campanha: O LIXO EM MINHA RUA.

A campanha será dividida em duas partes. A primeira consiste em tirar uma foto do lixo que está na sua rua: entulho, poda, sofá, armário, árvores etc.

Tire uma foto e mande para seus colegas pelo zap zap. Mande para os grupos e o maior número de pessoas possível, compartilhe no facebook, para ver se faz com que o prefeito e sua equipe acabem com essa história de que o lixo é por causa do povo, quando na verdade são eles que não estão fazendo sua parte.

A segunda parte da campanha, deixe que no momento certo eu divulgo o que devemos fazer.

#OLIXOEMMINHARUA

Vereadores da oposição vão conversar com Promotor sobre máquinas da PMU na reforma do Freirão

Numa atitude democrática e com o intuito de não fazer juízo errado a respeito de uma situação suspeita, demos a oportunidade da assessoria de imprensa da PMU explicar o que máquinas da mesma estavam fazendo numa obra que foi licitada e consequentemente deveria estar sendo executada por uma empresa privada. Infelizmente não se manifestaram. Talvez por não querer dar uma resposta ao blog. Ok. Não sou adepto do quem cala consente, mas os senhores leitores tirem suas conclusões.


Segundo fomos informado, os vereadores da oposição também ficaram curiosos a respeito do fato e já juntam material para levar a dúvida até o Promotor de Justiça de nossa Comarca. 

25 de junho de 2015

24 de junho de 2015

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Alguém sabe dizer o que caçambas da Prefeitura de Upanema estão fazendo na obra de reforma do estádio Freirão nesse momento?

Que eu saiba, a obra é de responsabilidade de uma empresa privada, que ganhou uma licitação e que deve arcar com as despesas da mesma. Eu não quero acreditar que uma empresa ganha 300 mil pra fazer uma reforma e a PMU, ainda "ajuda" a mesma com suas máquinas que deveriam estar tirando o lixo das ruas por exemplo. 

Em tempos de jornalista cobrando de Assessoria de Imprensa de prefeitura explicações, direciono essa pergunta ao nobre Assessor de Imprensa da PMU. Aguardo resposta o mais breve possível. Caso não obtenha resposta, acho que o Promotor da cidade deverá querer saber o que bens públicos estão fazendo numa obra privada.

#aguardando

Sinal de alerta

Na última segunda-feira um grupo de quadrilha junina da cidade de Campo Grande esteve em Upanema se apresentando. Como as coisas dessa administração são pessimamente divulgadas, não sabemos ao certo quem promoveu isso. O evento aconteceu próximo a igreja de Nossa Senhora da Conceição. Lá pelas tantas, o locutor anuncia que o prefeito Luiz Jairo não tinha chegado, mas tinha avisado que vinha ainda prestigiar o evento. Segundo os filhos de caindinha, quando se falou no nome do prefeito, algumas vaias foram ouvidas da Praça Padre Adelino. Duas pessoas nos confirmaram, outras não.

Olha meus amigos, vaiar autoridades é falta de educação. Não concordo! Acho que há maneiras mais inteligentes e educadas de se protestar. 


Agora, se realmente aconteceu isso, é bom o prefeito ligar o alerta. Se não aconteceu, é bom ele ligar o sinal de alerta também. A insatisfação popular com sua administração é algo claro, límpido e cristalino. Só não ver quem não quer. O prefeito tá queimado em todos os cantos. A vaia não é justificável para mim, mas para outros sim! Felizmente nem todos pensam igual. 

23 de junho de 2015

PERIGO: RISCO DE CHOQUE ELÉTRICO

Fios estão expostos e podem causar acidentes
O blog do Anax já fez algumas matérias sobre a situação que se encontra a praça do conjunto Rosvaldo Bezerra, localizado no bairro Pêgas. Mato, lixo, brinquedos quebrados e enferrujados, quadra sem telas etc. O abandono do local já é de conhecimento de todos. No campo visual e da saúde, os males já são conhecidos. Agora, o mais novo caso de descaso com o local por parte da atual gestão, põe em risco a vida dos moradores e principalmente as crianças. O quadro de disjuntores da rede elétrica que liga as luzes (as poucas que estão acesas) da praça, está exposto e com fios soltos. A caixa do contador da COSERN também está com partes quebradas e pode ser facilmente "acessada" por crianças e curiosos. Ou seja, temos um risco iminente de acidente no local. 

Pedimos ao prefeito eleito que tome providências para resolver o problema e evitar acidentes. Sei que ele não sabia do caso, pois o mesmo não anda na cidade, não conhece os problemas, mas é preciso cobrar mais da sua equipe. Todos os dias o blog do Anax recebe e posta problemas graves e repetitivos por todo o município. Não é possível que não apareça um filho de Deus que diga que a boca tá quente e o senhor tá mais perdido que cachorro de pobre em dia de mudança. 

Aguardo a solução para o caso. Tô fazendo minha parte como prefeito virtual, faça a sua como prefeito eleito, colega. 


22 de junho de 2015

DEPOIS DE VACAS, UPANEMA GANHA "MÁQUINAS" MAIS MODERNAS PARA CORTAR GRAMA DOS CANTEIROS

Ovelhas pastam na entrada da cidade
Depois de ter a grama dos canteiros e praças da cidade,  cortada por grandes e pesadas máquinas ecologicamente corretas (vacas), Upanema evoluiu e ganhou novos cortadores de grama. Mais ágeis, leves, práticos e em número bem maior. Veja nas fotos que parecem que atuam de forma sincronizada, possibilitando um corte rápido e igual. Belíssimo trabalho.

Ovelhas pastam na Praça da Saudade
Os filhos de caidinha dizem que foi a PMU que contratou os bichinhos. Que maldade. É claro que não foi! A PMU corta e joga nas ruas a poda das árvores, jamais teria essa preocupação ecológica de cortar e adubar com esterco, ao mesmo tempo os canteiros.

As fotos acima foram repassadas por moradores da cidade, que não aguentam mais tanta esculhambação. São fotos tiradas por pessoas diferentes e em dias diferentes. 

Upanema tá parecendo um curral sem cerca. Animais das mais variadas espécies pastam, cagam, transmitem doenças pelas ruas da cidade e a Azul Turquesa diz que tá tudo uma beleza. O prefeito vai pra rádio e diz que são inverdades que publicamos aqui. Só quem não tem o que dizer pra ficar tentando tapar o sol com a peneira. Upanema está abandonada em praticamente todas as áreas e o povo tá vendo. Você que mora fora, você que tem um pingo de inteligência, sabe que o que mostramos aqui não é mentira. Taí a prova! Não fui eu que vi esses bichinhos pastando, foi o povo que não suporta mais ver essas barbaridades todos os dias enquanto quem tá no poder diz que tá tudo azul. A coisa tá é preta!


De qualquer forma, viva a natureza. 

Antônio faz cinco gols e ajuda Upanema a vencer terceira seguida

Upanema venceu sua terceira partida pela primeira fase da Taça Cidade de Mossoró, categoria sub-12.

Antônio já fez 7 gols em 3 jogos

O desafio foi contra o Potiguar, que não ofereceu nenhuma dificuldade para  o time treinado pelo técnico Vivi. Também, para quem tem um time bem treinado - apesar do pouco tempo, e um atacante como Antônio, não fica muito difícil esperar uma vitória. Foi assim desde o começo, Antônio arrebentou com a defesa adversário. Fez gol driblando três, gol de arrancada e gol de pênalti. No total foram cinco. Só não fez os seis em virtude da bola bater na trave e voltar nas pernas de Juninho e depois entrar.


Upanema pode até não ser campeão, mas uma certeza fica para todos que acompanham o time: Antônio joga muito. Ainda é cedo para afirmar seu futuro, mas o presente é de muitas alegrias para quem quer ver um jogador com a cara do futebol brasileiro. 

20 de junho de 2015

Prefeito pede colaboração da população e sua administração é quem suja a cidade



Acabou agora o programa do prefeito na rádio Liberdade. Mais uma vez a comprovação de que o programa é usado apenas para bater nos blogs da oposição. Apresentar projetos e ações concretas que não foram continuação das gestões passadas, não tem.

Tentando justificar o lixo que toma conta da cidade, que foi matéria aqui no blog do Anax (obrigado pela audiência prefeito), Jairo disse que a Prefeitura faz sua parte na coleta de podas. Disse que muitas vezes o profissional que é contratado para fazer uma poda de um morador, sabe que o calendário não é naquele dia, mas os moradores insistem. Portanto, ele estava pedindo para que as pessoas ajudassem, não cortassem as árvores após os dias do calendário. Pois bem prefeito, realmente o senhor poderia ter razão se sua administração também fizesse sua parte. Terminou o programa e eu botei a cabeça fora de casa para ver se eu não tava doido, ou cego. Andei 100m e vi que aqui na rua José Lopes, bairro Pêgas, uma das principais vias da cidade, a empresa que faz a limpeza dos canteiros, contratada a peso de ouro pela prefeitura, fez a poda das árvores ontem. Ou seja, pelo calendário da administração do prefeito, o dia de coleta das podas foi ontem. Pela matéria publicada pela Azul Turquesa, a orientação é que os moradores do bairro podem suas árvores na quarta ou quinta, para que a coleta seja feita na sexta. Pois bem. Ou não disseram ao pessoal da empresa que não era pra ter cortado ontem, ou o serviço de coleta é uma desorganização e na prática não funciona, pois a poda tá lá na rua e vai ficar até a próxima sexta. A prova está aí! É mentira minha?

Ah, mas é claro que depois que eu botei aqui no blog vão limpar ligeirinho. Limpem mesmo e façam o que o prefeito virtual manda. Meninos obedientes.


Já o prefeito eleito, só podemos dizer o que Dequinha dizia antigamente no bocão: TRABALHE! Pare de tá querendo botar culpa nos blogs, no povo, nas pessoas que criticam sua administração. A crítica vem por causa da péssima gestão que o senhor faz. Passa um programa inteiro falando que num sei quem disse isso, alguém ligou pra uma rádio, num sei quem falou inverdades. Trabalho que é bom, nada! Já está numa fase que nada que o senhor diz tem mais segurança. Ninguém sente mais firmeza no que o senhor diz. O senhor critica o pessoal que joga as podas na rua, aí vem eu aqui dizer que sua administração faz do mesmo jeito. O senhor tá perdido prefeito. 

18 de junho de 2015

Escritora upanemense é destaque na TCM

Na tarde de ontem, 17, Fernanda Medeiros esteve nos estúdios da TCM, em Mossoró, dando uma entrevista ao vivo no Programa Entre No Clima, falando sobre a recente publicação do seu primeiro livro, o Triângulo de Quatro Lados. Em uma conversa bastante amistosa com a apresentadora Bianca Costa, a upanemense contou como foi o evento de lançamento na cidade de Belo Horizonte - MG, falou um pouco sobre a história do livro, o processo de criação e desenvolvimento da obra, além de algumas curiosidades, falando sobre como conheceu a co-autora Adelina Barbosa e como funciona essa parceria de sucesso entre as duas.

Gostaríamos de agradecer ao amigo Fabiano Júnior por intermediar essa entrevista junto à Diretora do Entre no Clima Katiúcia, como também aos apresentadores Dayvid Almeida e Bianca Costa pela atenção e todos que fazem o Programa Entre no Clima pelo carinho.

Só lembrando que em Julho acontecerá o lançamento do livro em Mossoró, contando com a presença da co-autora Adelina Barbosa, como também o evento aqui em Upanema. Aguardem!

WALKER LEAL WL ASSESSORIA DE EVENTOS

17 de junho de 2015

Pedido de colega


Um buraco na Av. Antônio Vitorino, uma das principais vias da cidade, tem causado preocupação aos motoristas que trafegam pelo local. Próximo ao anexo do colégio Maria Gorete, o buraco fica no esgoto que foi feito pela PMU. O desgaste do material e a incompatibilidade entre cimento e asfalto, causou a cratera. 

Pedimos ao prefeito eleito que atenda o pedido do seu colega prefeito virtual, no caso eu, consertando o buraco que pode causar acidentes e prejuízos para os motoristas.

Desde já agradeço.

16 de junho de 2015

Família Carlos mantém reunião com vice-governador e deputada estadual


Um grupo de integrantes da família Carlos se reuniu semana passada com o vice-governador Fábio Dantas e a deputada Cristiane Dantas. Os empresários Amon Carlos, Arlindo Carlos, Antonio Carlos e o vice-prefeito Anísio Jr. marcaram um almoço para discutir assuntos ligados a política estadual e municipal. 

"Temos uma grande amizade com o vice-governador e isso fez com que apoiássemos sua esposa para deputada estadual. O almoço foi para discutirmos alguns pontos da política estadual e local", disse o empresário Amon Carlos.

Sobre a presença do vice-prefeito Anísio Jr. na reunião, Amon disse que a presença do vice foi um convite dos mesmos, pois Anísio Jr. representa politicamente a família, apesar de hoje não ter o mesmo pensamento político no plano municipal. "Anísio Jr. hoje não comunga com nosso pensamento sobre o prefeito Luiz Jairo, mas acreditamos que isso não é motivo para um afastamento na nossa família", explicou Arlindo.

O empresário Amon Carlos afirmou que no campo municipal, o vice-governador deixou claro que seguirá a orientação do grupo, ou seja, não tem compromisso com o grupo do prefeito Luiz Jairo. "O vice-governador está ciente que somos oposição ao prefeito e vamos nos aliar a oposição em 2016. Ele reafirmou que está conosco e disse que nosso posicionamento terá seu apoio político e o do governo do estado", disse. 

Cortadores de grama naturais


Enquanto muitos dormem, nesse momento duas bondosas vaquinhas trabalham de graça pra deixar a grama do canteiro central da Av. 16 de setembro, principal via da cidade, uma verdadeira grama tapete. Quem pensa que isso é um caso isolado, engana-se. Quase todas as noites, recebemos via grupos de Watsapp, fotos dessas amigas da natureza pastando e podando a grama do canteiro.

Os filhos de caindinha aproveitam para dizer que foi a Prefeitura que adquiriu cortadores de grama ecologicamente corretos ou alto-sustentáveis. “São” gente um povo desses. Kkkk.

Realmente, além de cortar, as vaquinhas também adubam o terreno. São cagadas de 2kg, 3kg que servem como adubo para a graminha.

Parabéns para quem teve essa ideia de usar as vaquinhas como cortadores de grama.


13 de junho de 2015

EIT informa que saneamento está parado por causa da Prefeitura

O prefeito Luiz Jairo disse em seu programa de rádio no último sábado, que a empresa EIT, responsável pela construção do saneamento básico de Upanema, estaria interessada em fazer um destrato no contrato estabelecido. Com o destrato, a prefeitura poderia contratar outra empresa para tocar o restante da obra.

O blog do Anax entrou em contato com o diretor da empresa EIT, engenheiro Dorian Freire e perguntamos sobre a situação da obra. Ele disse que o entrave está sendo a prefeitura não fazer a readequação nos preços do contrato. “Houve mudanças no projeto. No início, o projeto previa a construção das lagoas de tratamento após o Rio Upanema. Depois houve uma mudança. Com a mudança os custos da obra também sofreram alteração. Estamos aguardando a prefeitura fazer essa readequação para continuarmos a obra”, disse Dorian.

Sobre a informação de que a EIT tem interesse no destrato, o engenheiro disse estar surpreso com essa informação do prefeito. “Não sei de onde o prefeito está tirando essa ideia. Não temos interesse em fazer destrato, pelo contrário, temos interesse em terminar a obra que é importantíssima para nosso povo”, afirmou.

Dorian disse que a EIT está sendo forçada a fazer o destrato e essa decisão será extremamente prejudicial ao município. “Isso ocasionará outra concorrência, com preços corrigidos e planilha dos serviços remanescentes. Será outro processo que demandará tempo e novos recursos”, afirmou.


Diante do impasse, o vereador Aisamaque Dályton protocolou na Câmara de Veredores, um pedido de instalação de uma audiência pública para discutir o problema. “Não podemos esperar mais pela conclusão dessa obra. Vamos chamar as partes para saber quem pode fazer algo para que o projeto ande”, comentou.

10 de junho de 2015

PREFEITO ANUNCIA LEILÃO DE AMBULÂNCIA QUE FOI ANUNCIADO EM 2013 E ATÉ HOJE NADA

Não tem jeito para o prefeito e sua equipe de comunicação. Um dia desses foram para o programa dizer que os vereadores da oposição estavam contra o povo, quando votaram contra o projeto de comodato da ambulância da Associação Luiz Cândido Bezerra com a Prefeitura de Upanema. Voltaram ao assunto no último sábado. Aí gostam de levar lapada e serem desmentidos. Pegue outra!

Do jeito que eles dizem, não teria sentido mesmo os vereadores serem contra. Mas, o prefeito e seus asseclas, não contam a história toda. Os vereadores votaram contra porque existe uma cláusula que diz que a ambulância retornará ao fim do contrato com as mesmas condições que se encontra hoje. Ora meus amigos, o atual gestor começou o seu mandato com cinco ambulâncias funcionando e hoje só dispõe de duas. Justamente uma delas é a da associação ligada politicamente a ele. Se por um acaso bater o motor dessa ambulância, pelo contrato, terá que ser consertado. Ou seja, para a ambulância da Associação tem dinheiro, para a Ducato e as outras duas da PMU, não têm.

Ao invés de consertar as ambulâncias do município, o prefeito prefere que os cofres públicos mantenham a da associação, que depois retornará nas mesmas condições para o grupo político dele. Rapaz besta!

Como eu disse, no programa do último sábado, uma das pautas foi tentar justificar o motivo de não consertar a ambulância Ducato, que encontra-se abandonada há mais de oito meses. O prefeito gaguejou e disse que era porque ela não era ambulância e tal. Prefeito, a alteração de característica de um veículo é a coisa mais fácil de se fazer no DETRAN. Não é possível que o senhor não tenha alguém de sua equipe para orientar essa mudança. Ainda bem que o senhor não enfatizou essa desculpa esfarrapada e disse a verdade. O problema é o motor que está batido. O prefeito disse que não compensa consertar o motor da Ducato e vai fazer um leilão da bichinha, para comprar outra. Agora vem o detalhe. Vocês sabem desde quando o prefeito vem com essa conversa de leilão? Desde 27 de maio de 2013, quando enviou e a Câmara aprovou a alienação de vários veículos do município com o objetivo de leiloar. Aí o prefeito ainda tá com essa conversa que vai fazer leilão, depois de quase três anos? 

Talvez agora leiloe mesmo, já que nosso mandato virtual tá cobrando e ele só faz o que eu digo e cobro mesmo.

O prefeito diz que a Prefeitura não tem dinheiro para fazer o motor da ambulância Ducato, nem das outras duas que estão quebradas. Mas, vai fazer um leilão e depois comprar novas ambulâncias. Se não tem dinheiro para fazer o motor de uma ambulância, vai ter dinheiro para comprar uma nova?

Aí eu pergunto aos amigos: tá perdido ou não tá um homem desse?


9 de junho de 2015

PREFEITURA FAZ PARCERIA IRREGULAR COM FARMÁCIA POPULAR

O blog do Anax vai até o fim nessa questão da falta de medicamentos “controlados” para os pacientes cadastrados pela PMU.

Primeiro, é bom deixar claro que existe uma diferença entre a Farmácia Básica e o programa Farmácia Popular. O primeiro é administrado pela Prefeitura e como o próprio nome diz, tem o objetivo de atender pacientes carentes com medicamentos básicos, para doenças comuns em regiões pobres do país.

A Farmácia Popular é um programa novo do Governo Federal, que em sua grande maioria é administrado por farmácias e drogarias. O programa é rígido e tem o objetivo de fazer com que o paciente possa ter medicamentos de uso contínuo quase de que de graça. O Governo Federal repassa para as farmácias o valor dos mesmos. Para o paciente, basta que ele apresente-se na farmácia credenciada com Identidade, CPF e receita médica assinada por um profissional.

Existe um manual que todas as farmácias devem cumprir, sob pena de perder o credenciamento no programa. Veja alguns itens que as farmácias não podem fazer:

Não será permitido, segundo as regras do Aqui Tem Farmácia Popular, em hipótese alguma:

·        Entregar medicamentos para terceiros sem o cumprimento do exigido nos itens 5, 6 e 7 de “Requisitos para Dispensação” deste manual;

·         Entrega de medicamentos do Aqui Tem Farmácia Popular em domicílio; 

·      Realizar qualquer tipo de cadastramento de usuários para recebimento dos medicamentos pelo Aqui Tem Farmácia Popular.

Esses são apenas três dos vários itens que as farmácias devem cumprir no manual da Farmácia Popular. Agora vejam abaixo o que diz a matéria da Azul Turquesa:

Goreth(secretária de Saúde) informou ainda que, em virtude de reclamações feitas pelos próprios pacientes com relação às dificuldades para recolherem os medicamentos na farmácia cadastrada no Programa Farmácia Popular em Upanema, a secretaria fez parceria com uma farmácia de Assú que se comprometeu em entregar os medicamentos em Upanema.

Uma das coisas que não conseguimos entender é como a secretaria realizou uma parceria com uma farmácia de Assú, se o manual da Farmácia Popular diz que a mesma não pode entregar medicamento a terceiros, não pode entregar na casa do paciente nem realizar qualquer tipo de cadastro. Não vamos nos precipitar e dizer que houve irregularidade ou crime no caso, mas que existem dúvidas intrigantes de como a secretaria conseguiu essa façanha, existe.
Outra coisa, mais grave ainda. O mesmo manual diz o seguinte:

EMISSÃO DOS COMPROVANTES DE DISPENSAÇÃO

A cada operação, o estabelecimento deverá emitir 02 (duas) vias do Cupom Fiscal e do Cupom Vinculado, bem como providenciar cópia da receita médica utilizada.

O paciente, obrigatoriamente, deve assinar o Cupom Vinculado, o qual deve conter o seu nome completo, por extenso, e o número do CPF, sendo que uma via deve ser mantida pelo estabelecimento e a outra entregue ao paciente.

Como os senhores estão vendo, os pacientes devem ASSINAR o cupom fiscal de compra do medicamento. Aí vai uma pergunta: os pacientes de Upanema que receberam seus medicamentos através da parceria entre prefeitura e a farmácia popular foram até Assú assinar esses comprovantes? A resposta é não! Portanto, a farmácia não poderia ter vendido, nem muito menos a Prefeitura tinha procuração para comprar os medicamentos em nome dos pacientes. Isso se configuraria um crime de falsidade ideológica?

O blog do Anax teve acesso exclusivo a dois comprovantes de pacientes de Upanema, que supostamente teriam adquirido medicamentos em uma farmácia popular, mas que na verdade nunca foram na mesma, apesar de seus dados constarem no comprovante. Veja:


Tomamos o cuidado de cobrir os nomes dos pacientes e da farmácia que vendeu o medicamento.

Esse é um caso grave de uso de documentos de pacientes, sem autorização, que foi dado por confiança aos Agentes de Saúde, que não tiveram culpa de nada, mas mesmo assim ainda foram acusados de não cumprir com suas funções e prejudicar os pacientes. É mole?

Os vereadores da oposição já foram informados desse caso e em breve estarão entrando com uma representação junto ao Ministério Público, que deverá tomar as providências cabíveis.

Não sabemos qual o motivo da Secretaria de Saúde ter inventado essa mudança. Não sabemos ainda o motivo, mas imaginamos. Depois de feito a besteira, a culpa foi para cima dos Agentes de Saúde. Na verdade, os mesmos não têm culpa, pois foram usados para adquirir os documentos dos pacientes. Não somos irresponsáveis de afirmar nada. O Ministério Público deverá procurar saber mais informações sobre o caso e em breve deveremos ter elucidado esse caso nebuloso.


8 de junho de 2015

PREFEITO COMPACTUA COM MENTIRA DESLAVADA CONTRA AGENTES E FARMÁCIA DA CIDADE

O Blog do Anax volta a bater no caso da falta de medicamentos “controlados” que eram entregues a pacientes cadastrados na PMU.

Existe uma forte suspeita de que esses medicamentos foram adquiridos de forma irregular através do programa Farmácia Popular, do Governo Federal, como divulgamos anteriormente com exclusividade. Diante da nossa cobrança por respostas, a Azul Turquesa ficou descontrolada e mandou uma nota sem noção, como sempre.

No último sábado, a imprensa Azul Turquesa se manifestou tentando explicar o caso. A emenda saiu pior que o soneto. Primeiro colocaram culpa pela falta dos medicamentos nos Agentes de Saúde: Por falta de compromisso de alguns agentes o recadastramento não foi totalmente concluído gerando problemas no acesso aos medicamentos para os pacientes das áreas cobertas por eles”disse a secretária. Não minha cara secretária, não é verdade! Conversamos com Agentes de Saúde e todos foram unânimes em dizer que fizeram o cadastro e alguns deles citaram até a quantidade de cadastrados e o número de remédio que veio. Não chega nem perto de atender a todos. No blog Upanema News de hoje, a Agente de Saúde Ednalva, prova que não é verdade a informação da secretária: Vou citar alguns dos pacientes que fiz o cadastro e a medicação não veio: Maria Eliete de Castro, Maria Divanda de Araújo Silva, Jaime Pinheiro de Figueiredo, Francisco Bernardo da Silva, Veridiana Maria Freire Pereira, Antonia Maria da Costa... E de todos os colegas faltou medicação de pacientes cadastrados, Informou a Agente de Saúde.


No programa de rádio, após a divulgação dessa matéria que acusa alguns Agentes de Saúde de irresponsabilidade, o prefeito Luiz Jairo deu uma longa e enfadonha aula de moralidade, de como o servidor deve se portar no trabalho, de que poderá ser punido por não cumprir com suas obrigações e tal, e tal. Prefeito, meu prefeito, não faça isso. Os Agentes Comunitários de Saúde já foram massacrados demais e ainda não foram atendidos com alguns direitos. Aí, o senhor dar apoio a essa mentira deslavada de dizer que não teve remédio por causa dos Agentes? O senhor nunca me enganou, mas agora são os Agentes de Saúde que estão vendo quem é o senhor.

A Azul Turquesa continua na matéria, tentando justificar o injustificável. Aponta também para a Farmácia Neide, que é a farmácia credenciada junto ao programa Farmácia Popular. A secretária afirma que os pacientes estavam encontrando dificuldade para adquirir os medicamentos na farmácia. O administrador da Farmácia Neide, Naelson Fernandes, manifestou-se indignado com essa afirmação, aqui no blog do Anax. Não sei de onde a secretária tirou essa história. Como poderíamos botar dificuldades pra vender se é vendendo que a coisa anda?, indaga Naelson. Para ele, a nota da prefeitura não explica o real problema enfrentado pelos pacientes. “...a única e maior dificuldade encontrada pelos pacientes é exatamente a renovação dessa receita, onde TODOS que aqui vêm e, precisam fazer essa renovação, relatam a dificuldade de encontrar um médico para renovar sua receita”, explica.


Na verdade, o que observamos é que a história é mal contada, sem fundamentação, sem provas e o pior, tudo leva para suspeitas nebulosas que estão sendo investigadas. 

A nota da imprensa Azul Turquesa só fez piorar essa situação. Não explicou nem convenceu ninguém e ainda contou com o apoio do prefeito. Vá pra frente Upanema, com um povo desses!

FARMÁCIA NEGA DIFICULDADES NA VENDA DE MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Depois de ouvir e ver uma matéria feita pela Secretaria de Saúde de Upanema sobre uma reportagem feita pelo blog do Anax a respeito da insatisfação de alguns pacientes, onde eles reclamam da falta de medicamentos “controlados”, e que a secretária fala de uma possível reclamação por parte de alguns pacientes onde diz que eles estão encontrando dificuldades em pegarem seus medicamentos na farmácia credenciada da cidade, no programa Farmácia Popular, no caso a Farmácia Neide, fiquei pensando se valia a pena fazer algum tipo de pronunciamento a respeito dessa “reclamação”, já que os pacientes que aqui vêm pegar seus medicamentos, seja pela farmácia popular ou não, sabem onde realmente encontram dificuldades. 

Pois bem.  Não sei de onde a secretária tirou essa história. Como poderíamos botar dificuldades pra vender se é vendendo que a coisa anda?  Para poder pegar seu medicamento no programa Farmácia Popular, existe alguns critérios, dentre eles: Não será permitido, segundo as regras do Aqui Tem Farmácia Popular, em hipótese alguma: Dispensar medicamentos para terceiros sem o cumprimento exigido nos itens 5, 6 e 7 de “Requisitos para Dispensação” deste manual, Entrega de medicamentos do Aqui Tem Farmácia Popular em domicílio, Realizar qualquer tipo de cadastramento de usuários para recebimento dos medicamentos pelo Aqui Tem Farmácia Popular (é aí onde começa minha dúvida até onde essa “parceria” é legal ),  uma receita médica num prazo de 120 dias da data de emissão pelo médico.

Queríamos deixar claro, que a única e maior dificuldade encontrada pelos pacientes é exatamente a renovação dessa receita, onde TODOS que aqui vêm e, precisam fazer essa renovação, relatam a dificuldade de encontrar um médico para renovar sua receita. Essa é realmente a dificuldade encontrada, e não na farmácia da cidade credenciada no programa Farmácia Popular.

NAELSON FERNANDES DE FRANÇA
Farmácia Neide



        

Upanema vence com dois golaços na categoria sub-14


As categorias de base de Upanema, treinadas pelos professores Vivi e João Neto, continuam fazendo bonito no campeonato mossoroense da categoria sub-14. Nesse final de semana foi a vez de vencer pelo placar de 2x0 a equipe do Sport Magia. Os gols do UFC foram marcados por Antônio, que mais uma vez fez um golaço cortando dois com um drible e batendo sem chances para o goleiro. O outro foi de Rafael (peba) em uma cobrança magistral de falta. O time agora soma sua segunda vitória e uma derrota.

O próximo compromisso do UFC nas categorias de base será no sub-12, provavelmente nesse final de semana. 

6 de junho de 2015

Upanema vence amistoso contra o Mossoró EC


Em amistoso preparatório para disputa da Taça Cidade de Mossoró, o Upanema Futebol Clube (UFC) enfrentou na tarde de ontem o Mossoró EC, categoria sub-19. A equipe mossoroense está em fase final de treinamento para disputa do Campeonato Estadual da categoria. Enquanto isso o UFC está começando sua fase de preparação e esse foi o primeiro amistoso. Além disso, o UFC enfrentou problemas de contusão e a ausência de alguns jogadores, principalmente da área da defesa. 

Logo no início da partida, o atacante Cledinaldo aproveitou uma sobra na entrada da grande área e mandou um balaço, sem chances para o goleiro. Upanema dominava e era sempre agudo nos ataques. Em uma boa jogada o meia Diego arriscou um belo chute de fora da área e acertou o cantinho do goleiro. Dois a zero foi o placar no primeiro tempo. 

No segundo tempo, o time mossoroense partiu para cima e se aproveitou da falta de entrosamento da defesa. O goleiro Mão mostrou que está em ótima forma e fez grandes defesas. Mas, infelizmente a pressão do Mossoró surtiu efeito. Yure, que jogava improvisado de zagueiro cometeu um pênalti. O Mossoró empatou. Depois o UFC trocou algumas peças e a entrada do meia Lêdson deu mais rapidez e movimentação no ataque. Boas jogadas foram criadas e a chance de aumentar o placar ficou evidente. Em um lance bem trabalhado, Lêdson chutou e o zagueiro tirou em cima da linha. No final, o placar de 2x1 foi justo.

O técnico Vivi disse que ficou satisfeito diante da apresentação da equipe. "Era o nosso primeiro jogo depois de um período de treinamento físico, forte. Além disso, a ausência de jogadores que vinham treinando juntos prejudicou um pouco a defesa. Mas, o grupo se saiu muito bem, principalmente do meio para frente. Vamos realizar mais dois amistosos para ajustar alguns posicionamentos, mas acredito que estamos no mesmo caminho", concluiu.