RADIO SABORES DA SERRA

30 de novembro de 2016

DEZOITO UPANEMENSES FORAM PREMIADOS NA OBMEP 2016


A OBMEP anunciou os medalhistas de todo o Brasil. Em Upanema, tivemos 18 premiados. Com uma felicidade sem tamanho, comemoro também a medalha do meu filho Klyver Cainã. Parabéns filhão, continue nesse caminho, esse é o futuro.

Gostaria de parabenizar também a todos os outros premiados, aos pais que contribuem para esse sucesso, a escola Professor Alfredo Simonetti e principalmente ao professor Josiel Gondim. Não é de agora que Upanema se destaca na OBMEP e Josiel merece nosso respeito e reverência pelo grande trabalho desenvolvido. Que sirva de exemplo para os demais professores em diferentes áreas. É possível sim fazer a diferença. Parabéns Josiel.

Medalha de Bronze

ARETUZA RAQUELY DE OLIVEIRA COSTA

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU












FABIO OLIVEIRA MEDEIROS

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU
















KLYVER CAINÃ DE O BARBOSA E SILVA

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU


















PAULO VINICIUS FERNANDES SILVA

- EM PROF MARIA G DE CARVALHO MACEDO
















STANLEY SILVA GONCALVES BEZERRA

- EE DE 1 E 2 G JOSE CALAZANS FREIRE
















GLENDA LETICIA AQUINO DE MENDONCA

-EE DE 1 E 2 G JOSE CALAZANS FREIRE















LETICIA ALVES BALBINO

– IFRN













MARCOS ALEXANDRE GONDIM OLIVEIRA
- IFRN










Certificado de Menção Honrosa

MICHEL ALEXANDRE FERNANDES MELANI

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU















RAFAEL CARVALHO OLIVEIRA

- EM PROF MARIA G DE CARVALHO MACEDO

















ANDRE CARLOS DE OLIVEIRA CARVALHO

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU
















DEBORAH RAABE ROCHA FIRMINO

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU
















GABRIEL OLIVEIRA BARBOSA

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU

















MARCOS EDUARDO DOS SANTOS TARGINO

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU
















WALLYSON DENER MEDEIROS C COSTA

-  EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU
















JAILSON CASTRO DE AQUINO FILHO

- IFRN
















ANA BEATRIZ MORAIS OLIVEIRA

- EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU















VANESSA SILVA DA NOBREGA - EE DE 1 E 2 G JOSE CALAZANS FREIRE



PROFESSOR PREMIADO

JOSIEL DE OLIVEIRA GONDIM

Prêmios: Um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM)





ESCOLA PREMIADA
Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti
Prêmio: Kit constituído de material didático


PARABENIZAMOS A TODOS OS ALUNOS GANHADORES DE PRÊMIOS DA OBMEP 2016. A LUTA FOI GRANDE, MAS CONSEGUIMOS UM ÓTIMO RESULTADO. AGORA, VAMOS DESCANSAR UM POUCO E CARREGAR AS BATERIAS PARA UMA NOVA JORNADA EM 2017. OS QUE NÃO CONSEGUIRAM TERÃO NO PRÓXIMO ANO MAIS UMA OPORTUNIDADE.

PARABÉNS CRIANÇAS!

FONTE: Blog do Professor Josiel Gondim

25 de novembro de 2016

PREFEITO NÃO RECONHECE QUE VOZ SEJA SUA; NONATO ENTRA EM CONTRADIÇÃO

Uma das representações feitas pela Coligação “Upanema em boas mãos” pedindo a cassação do registro ou diploma do prefeito Luiz Jairo e seu vice, Anísio Júnior, pela prática de captação ilícita de votos, teve mais um capítulo escrito hoje.

O blog do Anax teve acesso a contestação feita pela defesa do prefeito. Entre outros argumentos, alega que:

A)    A prova (o áudio) é ilícita e pede a nulidade da prova, ou seja, pede para que a Justiça retire a prova do “processo”.
B)    Alega que pela falta de informações a prova é imprestável e não permite a análise pericial.
C)    Pede para julgar improcedente a representação ante a ausência de qualquer prova minimamente segura da prática de ilícitos previstos nos artigos descritos no na representação.

Depois de receber a contestação da defesa, o Juiz de Upanema enviou ao Ministério Público os documentos e pediu um parecer a respeito. O Promotor se manifestou contrário a retirada da prova, ou seja, a retirada do áudio do “processo” e ainda sugeriu que fosse feita perícia para análise se houve montagem/trucagem/corte. Como também, se as vozes contidas no áudio são dos senhores Luiz Jairo Bezerra de Mendonça e Raimundo Carlos de Medeiros (Nonato Garcia).

Uma das alegações que nos chamou a atenção por parte da defesa do prefeito Luiz Jairo e de Nonato Garcia, foi que eles não reconhecem como suas, a vozes contidas no áudio, nem reconhecem como verdadeiras as supostas afirmações ou diálogo com a eleitora. Essa afirmação de que não é deles as vozes no áudio, vai de encontro ao que disse o Chefe de Gabinete Nonato Garcia, em conversa com esse blogueiro e testemunhada por um empresário da cidade, onde o mesmo confirma que realmente são eles na conversa.

Agora, diante do posicionamento do Promotor a respeito da representação e da contestação da defesa, o Juiz de Upanema decidirá por colocar em pauta de audiência e dar seguimento a representação feita pela Coligação.


O parecer do Ministério Público demonstra uma clara busca pela elucidação dos fatos através de provas técnicas. A exemplo do que quer a população, a Justiça precisa demonstrar a sociedade o que realmente aconteceu nessa eleição. Não tenho dúvidas da capacidade e isenção para isso. 

21 de novembro de 2016

UPANEMA TAMBÉM É BRASIL

O Brasil vive um período incomum no tocante ao combate a corrupção e a punição dos culpados. A prisão de políticos, empresários, funcionários de alto escalão, tem sido destaque na mídia nos últimos tempos. Algo que nos chama atenção e causa surpresa para muitos. Mas, a que se devem esses fatos?

Na minha opinião, a uma nova cultura que está sendo implantada aos poucos por pessoas de atitude, aliados a uma mídia investigativa e a profissionais das polícias e da justiça. A Polícia Federal tem tido um papel importantíssimo na descoberta de escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos, envolvendo políticos renomados do país. A imprensa cumpre seu papel divulgando, cobrando, a sociedade se manifesta e a justiça, através do seu expoente Sérgio Moro tem feito sua parte colocando na cadeia quem merece. Moro tem sido o símbolo da imparcialidade, do combate feroz a quem pratica crimes em busca do poder.

O blog do Anax dificilmente trata de assuntos nacionais. Mas, fiz esse preâmbulo para dizer que tudo isso pode e deve ocorrer em Upanema. Cito a recente campanha eleitoral no município. Quando o Policial Rodoviário Onildo Bezerra decidiu ser candidato a prefeito, se comprometeu – e cumpriu - em não comprar votos, foi motivo de piada para alguns, descrença de outros, revolta de muitos. Mas, no final, 49% da população acreditaram nas suas propostas e sem precisar comprar votos, quase ganha a campanha. Então, vejam que é possível mudar o pensamento das pessoas através de propostas, da honestidade e principalmente sem corromper pessoas.

Onildo serviu de inspiração para muitas pessoas, que assim como pede a Justiça Eleitoral em campanhas feitas na TV, não venderam seu voto e foram além, fiscalizando quem comprava ou tentava comprar.


A Justiça de Upanema agora se vê num cenário parecido com o que ocorre no país. A sociedade está dividida e denúncias graves contra autoridades locais estão na mesa. Diferentemente do que ocorreu em passado recente, a celeridade tem sido uma marca até agora. A sociedade espera ansiosa pelo desfecho final e acima de tudo, justo. 

19 de novembro de 2016

QUEM DISSO USA, DISSO CUIDA?

Ao longo dos últimos quatro anos o prefeito de Upanema emitiu várias notas de esclarecimento sobre os mais diversos temas. Mas, basicamente não esclarece nada sobre o assunto em questão. Quase que na totalidade, as notas vem com o sabor do rancor e ataques ao invés de esclarecimentos. E sempre resta a dúvida... Quem escreve essas notas?

O mais novo capítulo vem com uma nota ridícula sobre os processos que estão na justiça e estão sendo divulgados por toda a imprensa do estado. Ao invés de explicar, o prefeito ataca a oposição. Prefeito, a nota deveria esclarecer algumas questões, por exemplo?

É o senhor que está falando naquela gravação?

É o senhor que diz que pode dar uma reforma de um quarto e uma casa pelos programas do Governo Federal?

O senhor considera esse comportamento em campanha normal?

São perguntas como essas que a nota deveria esclarecer. Mas, não! O prefeito preferiu sair pela tangente e atacar a oposição. Lança mão de um ditado popular, coisa baixa, pobre para uma nota de um prefeito: quem disso usa, disso cuida?

Ok prefeito. Vamos entrar no nível que o senhor colocou na sua nota. Me responda uma pergunta: quando o senhor, em 2005, após a segunda derrota para o prefeito Jorge Luiz, entrou com uma representação pedindo a cassação do registro do candidato alegando abuso de poder econômico, abuso de autoridade por uso irregular de ônibus do município, o senhor era ...um candidato que não reconhecia a vontade do povo e a derrota nas urnas e teve uma atitude pequena como essa. Será que não podemos aplicar aqui o velho ditado: quem disso usa, disso cuida?

O senhor fez a mesma coisa que a oposição tá fazendo e ainda tá criticando? Lamentável que o senhor não lembra do passado, senhor prefeito. Ou lembra?

Outra coisa... O senhor diz duas coisas que me chamaram a atenção. A primeira é que está tranqüilo. Pois bem. É a primeira vez que vejo uma pessoa tranqüila com relação a um processo e contrata um escritório com seis advogados pra defendê-lo. Imagine se o senhor tivesse preocupado, hein?!

A segunda coisa é uso do nome de Deus. Não duvido da fé do senhor prefeito em Deus. Mas, acho que Deus tem mais o que fazer do que se envolver em um processo de compra de votos. Para isso, acredito que ele designou algo chamado Justiça. Confio nela, nesse caso!   


17 de novembro de 2016

PREFEITO DE UPANEMA ENFRENTA GRAVES DENÚNCIAS

A população de Upanema aguarda com grande expectativa o desenrolar da denúncia formulada pela Coligação “Upanema em boas mãos” que teve como cabeças de chapa os candidatos Onildo Bezerra e Dárcio Régis. A denúncia foi protocolada no TRE de Upanema no último dia 27 de outubro. A acusação é contra o candidato a prefeito Luiz Jairo, vice-prefeito Anízio Júnior e o Chefe de Gabinete Nonato Garcia. Tendo como base uma gravação, o prefeito Luiz Jairo está sendo acusado de captação ilícita de votos.  A gravação foi feita por uma eleitora.

Tudo aconteceu quando no período da campanha, o prefeito junto com seu chefe de gabinete, foi pedir votos na casa de uma eleitora. Junto com sua família, inclusive sua mãe, a eleitora resolveu gravar a conversa, pois já estava chateada com as promessas feitas pelo prefeito e seu chefe de gabinete, desde a campanha passada, como fica claro no áudio original. Click no link e depois de abrir o arquivo, aperte o play. CLICK AQUI

A acusação alega que além de reforçar que houve promessas em troca de votos na campanha passada, houve novamente promessa de material de construção e uma casa em troca do voto da eleitora, caracterizando assim a captação ilícita de voto.

O processo ainda está em fase inicial, mas a expectativa é de que o Juiz da Comarca de Upanema, Antonio Borja, julgue o caso o mais breve possível.

Além dessa gravíssima denúncia, o prefeito Luiz Jairo também responde outras acusações:

Suposta utilização em campanha eleitoral de bem móvel pertencente ao Município de Upanema;

Impugnação a prestação de contas da campanha;


Suposto oferecimento de vantagens em troca de voto, antes do período da campanha (em segredo de justiça).

3 de novembro de 2016

EXCLUSIVO: JUSTIÇA SUSPENDE MANDATO DO VEREADOR FERRARI BASÍLIO

Decisão do Juiz da Comarca de Upanema envia despacho para o Presidente da Câmara, determinando a suspensão do mandato do vereador Ferrari Basílio e conseqüente nomeação do suplente, no caso Marinaldo Bezerra. A decisão é em virtude do cumprimento de condenação transitada em julgado em desfavor do senhor Ferrari Basílio.

A nomeação de Marinaldo Bezerra é curiosa, pois o primeiro suplente na eleição de 2012 foi justamente o vereador Ferrari Basílio, que assumiu em virtude do afastamento da vereadora Rivanda Bezerra que assumiu a Secretaria de Ação Social.

O Presidente da Câmara tem 72 horas para cumprir a decisão judicial depois de comunicado.