RADIO SABORES DA SERRA

26 de fevereiro de 2009

Meu balanço final do carnaval

O meu balanço do carnaval poderá ser um pouco diferente dos demais foliões, pois minha visão do evento é mais técnica, devido ao fato de estarmos diretamente ligado a organização do evento.
No contexto geral o carnaval desse ano foi o melhor e maior de todos os tempos. Mas, por outro lado, esse foi o mais “trabalhoso” também. Explico. Novas atrações foram incrementadas na programação do evento, com isso, a quantidade de foliões e trabalho aumentou. Se não, vejamos: a nova passagem molhada alternativa foi recuperada poucos dias antes da festa, mas não resistiu a uma chuvarada de 110 mm. Isso causou transtornos, no último dia do carnaval, mas graças a Deus, não tão relevantes. Mesmo assim, ainda acreditamos que o Rio Upanema precisa de uma outra passagem de concreto, para escoar o trânsito que necessita ir para a outra margem do rio. Essa poderá ser uma das próximas mudanças para o próximo ano. Com o anúncio da prefeita Maristela, de que teremos uma banda no rio no próximo ano, faz-se necessário o aumento no número de policiais e seguranças no local, tendo em vista os furtos ocorridos nesse ano. Uma coisa que me chamou atenção foi a falta de local para estacionar, principalmente no domingo. Vai aqui uma sugestão para Igreja Católica de Upanema, pois possui um terreno amplo próximo ao rio e que não está sendo utilizado. Lá daria um bom local de estacionamento, pois é murado. É evidente que se cobraria por esse estacionamento. Não sei até que ponto a igreja pode fazer essa cobrança, mas estou levantando uma hipótese para o próximo ano. Outra sugestão para o próximo ano, vai para aqueles que não se ativeram para a função de guardadores de carros – flanelinhas – pois se tivessem, teriam enchido a burra ali próximo ao rio e consequentemente inibido os vagabas que furtaram os carros. Imagine a 0,50 centavos de gorjeta cada carro daqueles?

Com relação ao Mela-mela, fica claro que o sucesso do mesmo independe das bandas. É um momento que já está consolidado por si próprio e evidentemente pelo horário. É naquele horário que os foliões estão em “ponto de bala”, fisicamente e alcoolicamente falando. A banda local
Timbalasamba, como sempre, agradou aos foliões.

Para esse ano, a prefeita Maristela resolveu inovar e apostar numa nova programação para o carnaval. O Porreta Elétrico na Praça de Eventos faria uma espécie de ligação para que os foliões não perdessem o pique e brincassem com as bandas principais. Sinceramente, não esperava que funcionasse, pois eu e a grande maioria do público achávamos que o povo iria para casa e a praça ficaria vazia. Para minha surpresa, a quantidade de gente e animação da galera foi muito grande. Destaque para o profissionalismo da banda Porreta Elétrico, que não atrasou um minuto sequer e quando o Timbalasamba terminava, já estava abrindo o show do palco. Parabéns para prefeita
Maristela, que acreditou no evento.

No horário destinado as atrações principais, via-se muita gente, mas a animação não era a mesma do Mela-mela. Natural, pois o nosso carnaval começa as 10:00h no rio. Mas, é bom destacar a qualidade das bandas que vieram esse ano. Algumas já conhecidas e outras debutando. Todas estão de parabéns.

O trio elétrico Ventury, foi anunciado como uma das principais atrações do evento e não decepcionou. Excelente! Todas as bandas e o público em geral se apaixonaram pelo trio. Valeu a aposta. Quem também fez bonito foi a estrutura de som e palco montada na Praça de Eventos. Tudo de primeira qualidade.

As chuvas atrapalharam um pouco o brilho da festa, principalmente no domingo, mas carnaval sem chuva não tem graça. Quando a segurança não aparece, é sinal de que o carnaval foi tranquilo, portanto estão de parabéns a Polícia Militar e a empresa Servimovel, responsável pela segurança privada do evento.

Com relação ao público presente no evento, sem dúvida, superou o do ano passado. Não há como negar. Até mesmo na sexta-feira que é o dia que tradicionalmente tem menos gente, superou o ano anterior. O mais importante é que o crescimento do carnaval de Upanema está sendo aos poucos e sem pressa. O carnaval já está consolidado, portanto o investimento em estrutura, divulgação e atrações devem continuar no mesmo ritmo, sem grandes investimentos, pois acredito que a cidade não suportaria algo maior tão rapidamente.

Para finalizar, acredito que dentro do que estava previsto, Upanema teve o maior e melhor carnaval de sua história. Parabéns a prefeita Maristela e a todos que ajudaram a realizar esse grande evento.

20 comentários:

Cleylson Bezerra disse...

Caro Anax, muito bom os comentarios agradaveis do nosso carnaval, só queria fazer uma ressalva com relação ao término de cada dia de carnaval, durante a madrugada. Acho que é um ponto negativo e que poderia ser repensado para os anos seguintes. É grande a quantidae de foliões que ainda ficam na rua aguardando a continuidade do carnaval, madrugada adentro. Mas é uma pena, quando acaba o segundo arrastao. Entao, acredito que poderia se extender por mais um tempo.

Anônimo disse...

Anax, so não concordo que as principais BANDAS saiam após o mela mela, ouvi muitas reclamações a esse respeito. No mais tudo tranquilo e aproveitando a oportunidade parabenizo a Prefeita Maristela por ter mantido o Carnaval no nivel dos anos anteriores, sabendo que sempre é preciso melhorar. Lannúvio

Anônimo disse...

Parabéns Anax pelo excelente trabalho e pelo belo texto que retrata muito bem o belo carnaval desse ano. Você e sua equipe está de parabéns e, principalmente, a prefeita Maristela que é mulher de palavra, que mesmo diante das dificuldades em que encontrou a prefeitura, como todo mundo já sabe, fez de tudo para cumprir a sua promessa de campanha. Valeu, adorei!!!!!

Anônimo disse...

voce "esqueceu" de dá parabens tambem a Jorge que foi ele que começou tudo isso

Anônimo disse...

Quero parabenizar a prefeita por manter esse carnaval bom que é o de Upanema, mais um anônimo disse que tem que também parabenizar o ex prefeito Jorge Luiz, justíssimo, ele é o verdadeiro responsável pelo sucesso do carnaval de Upanema, a prefeita merece elogios por manter a mesma estrutura de anos anteriores. Desejo parabéns Prefeita Maristela e ao ex prefeito Jorge Luiz.

Anônimo disse...

Não, não...ele não esqueceu nada. Tá perfeito o texto. Os elogios ao ex-prefeito já se fizeram jus aos anos anteriores!!!

Anônimo disse...

Jorge Luiz é passado, agora é ela Maristela a prefeita do povão, que conseguiu fazer um carnaval maravilhoso. Parabens prefeita.

Ricardo Alexandre disse...

Realmente o carnaval de Upanema continua dando saltos em quantidade e qualidade. Parabéns à Prefeita pelo investimento e coragem em apostar num evento tão grande em pleno início de gestão, aos “donos” do carnaval Núbio, Anax e Yamashiro pela dedicação e profissionalismo como tratam dessa festa.
Como sugestão para o próximo ano: tirem os carros do percurso da Getúlio Vargas, interditar essa rua antes e durante o mela-mela pra evitar acidentes

Anônimo disse...

Não entendo o pq de tanta implicância com o Timbalasamba tocar o mela mela. Pelo q me consta, os meninos ficaram nesse horário como um "prêmio de consolação". Pois achavam que eles (o Timbalasamba) eram "pequenos" demais para tocar à noite junto com as grandes atrações. Mas, só não contavam com o sucesso do Timbalasamba... A dupla Juninho e Jane leva os foliões à loucura! Ouço elogios rasgados aos meninos (não só foliões daqui, mas de outras cidades também).
Pena q vcs ficam querendo fazer "guerrinha" entre eles e o Porreta. Cada um tem o seu espaço.
Hoje, pode-se dizer que "santo de casa" faz milagre sim! E o Timbalasamba agrada, sim! Quer queira ou não!
Só não agrada a todo mundo. Fazer o quê?! Não se pode agradar a gregos e troianos...

Um abraço!
:)

Anônimo disse...

CALMA pessoal 2012 tá longe DEMAIS, vamos trabalhar agora é ELA aquela que ja é POPULAR DEMAIS !! hahahaha !!

Anônimo disse...

passado é? ele é mais do que presente, voces querem fazer a briga de maristela com ele, mais maristela tem juízo.

Anônimo disse...

Verdade...temos q dar valor aos pratos de casa, timbalasamba vem conquistando seu espaço e agradando a todos, o que é normal, quando se trabalha e muito. A galera do porreta tambem nao decepcionou, fez bonito...q durante o ano continuem fazendo bastante sucesso...Se tem uma coisa HORRRRRIIIVEL em Upanema, é essa onda politica, pelo amor de deus, deixem a mulher esquentar a bunda, mal terminou uma, ja tao falando em outra, claro, elogios aos governantes pelo carnaval é comletamente aceitavel, mas o q não pode é essa comparação de um com o outro, inda mais tao precoce!!!

Anônimo disse...

O PIOR DE TUDO É QUEM QUER FAZER A BRIGA É OS PRÓPRIOS CORRELIGIONÁRIOS, AQUELES QUE PASSARAM 08 ANOS MAMANDO NAS TETAS DA PMU, E AGORA COSPEM PRA CIMA. CUIDADO QUE QUEM ELEGEU A PREFEITA MARISTELA FOI JORGE LUIZ E TENHO PLENA CONVICÇÃO QUE ELA AGRADECE E NÃO VAI ENTRAR NESSE JOGO, E VOCÊS CUIDADO QUE 04 ANOS É NUM PISCAR DE OLHOS, OU VOCES INGRATOS ESQUECERAM QUE A MAIOR LIDERANÇA POLÍTICA É JORGE LUIZ? SE ACHAM QUE NÃO, PESQUISEMMMMMM HGTRDFSWPXBBXYR

Anônimo disse...

Jorge FOI um excelente prefeito!! Sem dúvida, mudou a cara de Upanema. Porém, não podemos esquecer também que tudo o que ele fez somente se destacou pq os prefeitos anteriores nada fizeram por Upanema. No entanto veja a nossa prefeitinha que diante de todo o nome de Jorge conseguiu se destacar tanto na sua primeira oportunidade de fazer um evento grande que deu medo no homem e naqueles que pensavam que ela só ia assinar cheques kkkkkkk Ledo engann a mulher é forte, tem personalidade e é, acima de tudo, corajosa, porque não se deixou abater nem pela carreata vaiada do mais popular que fizeram. Amigo, tenha calma, deixe a mulher trabalhar e mostre serviço, a cadeira nem esquentou e ela já tá dando trabalho kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Timbalasamba no mela ta ótiiiimo! Ta tão bom que ta deixando muita gente preocupado com todo o sucesso que eles fazem!

Anônimo disse...

SUCESSO ONDE?

Anônimo disse...

Boa anônimo aí de cima!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns à prefeita, ao Yamashiro, Núbio e o Anaximando pelos grande carnaval da nossa cidade!!!!!
Organização showwww, nota 1.000!!!!

Até o próximo ano...

Anônimo disse...

"Sucesso onde?"
Eu respondo: TIMBALASAMBA no mela mela de Upanema, que só quem é cego não ver.

Anônimo disse...

O povo das malvinas querem saber se tem zuada, não importa se é Tibmalasamba, porreta ou qualquer coisa, querem é dançar de graça. kkkkkkkkkk