RADIO SABORES DA SERRA

1 de novembro de 2011

Brasil, um país sem moral

A convite da Anistia Internacional, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) vai deixar o Brasil na terça-feira (1º) após uma série de ameaças de morte. Em 2008, Freixo presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que indiciou mais de 200 pessoas, entre policiais e políticos. Desde então, o deputado passou a sofrer ameaças.

Sete ameaças em um mês
"Vou deixar o país, mas é por pouco tempo. Recebi um convite da Anistia Internacional e em função das várias ameaças e da pressão que isso envolve estou aceitando o convite. Só nesse último mês foram sete ameaças de morte. Mas volto antes de dezembro", confirmou Freixo em entrevista ao G1 nesta manhã.

Segundo ele, por medida de segurança, o local de destino não pode ser divulgado. O deputado informou apenas que irá para a Europa, junto com a família. Durante esse período, ele ficará de licença na Alerj.

"Eu vou ficar de licença, então não vai ter custo nenhum para a Assembleia. Vou aproveitar para divulgar esse relatório da CPI das milícias lá fora".

O afastamento do deputado se dá também para que sejam feitos ajustes na sua segurança. "Eu tenho segurança, mas é preciso que sejam feitos ajustes necessários, que ainda não foram feitos, como aumentar o número de seguranças e a prisão dos ameaçadores".
FONTE: G1


Olha meus amigos, a notícia acima parece ser mais uma daquelas histórias que vemos nos noticiários policiais de todos os dias. O que está parecendo normal não pode ser tratado como tal. Mesmo se tratando de uma notícia ligada ao estado do Rio de Janeiro, longe (geograficamente) de Upanema, devemos observar que tudo está ligado ao consumo de drogas, falta de mobilização social, aliada a completa abstenção do poder público em nos dar o mínimo de segurança. O Professor Josiel, recentemente em seu blog, diz: A apologia as drogas é praticada a olho nu nas Escolas, e o pior, pelas crianças na faixa de 10 a 12 anos de idade. Se nada mudar, futuramente teremos uma clientela de adolescentes drogados assistindo nossas aulas. A realidade das cidades grandes está cada vez mais próxima da nossa. Entenderam agora que Upanema não está tão distante assim do resto do País?! Mobilização social também é se indignar com o sofrimento do semelhante. Não podemos aceitar o que ocorre com o deputado, para que esse fato não se torne normal e a bandidagem fortaleça discurso de força, seu poder de convencimento de minorias, jovens e até crianças. Me sinto envergonhado em morar num País que não tem condições de dar segurança a um cidadão de bem que luta contra covardes que se escondem atrás de altas patentes da polícia (com "p" minúsculo mesmo) para comandar verdadeiros exércitos para-militares em território brasileiro. Quem assistiu ao filme Tropa de Elite 2, saiba que a inspiração para a história foi a luta do deputado Marcelo Freixo, esse mesmo que está sendo ameaçado pelas milícias. Se eles ameaçam e são capazes de botar pra correr um parlamentar, imagine eu, você... Talvez esse artigo não sirva pra nada, nem espero que seja muito comentado, assim como não foi o importante alerta feito pelo Professor Josiel, mas no futuro, eu saberei que fiz minha parte, estarei com minha consciência tranquila de que fiz algo para tentar mudar o quadro atual de nossa sociedade.

Nenhum comentário: