RADIO SABORES DA SERRA

23 de novembro de 2015

UPANEMA TIRA NOTA ZERO EM TRANSPARÊNCIA, SEGUNDO CGU

Upanema coleciona mais um índice negativo graças a administração azul turquesa. Saiu essa semana os resultados da Escala Brasil Transparente (EBT). A Escala é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Pouca gente sabe, mas recentemente foi colocada em prática da Lei de Acesso a Informação (LAI). Ela determina que todos os municípios do Brasil tem que disponibilizar acesso a informações. Aqui em Upanema, o blog do Anax em 01 de agosto de 2013 tinha alertado para o fato da atual administração não cumprir a lei. O Ministério Público Estadual em 27 de abril de 2015 voltou a reforçar nossa afirmação. Agora, a Controladoria Geral da União informa que na Escala Brasil Transparente, onde as notas para transparência vão de 0,0 a 10 mostram que Upanema tirou vergonhosamente a nota 0,0 (zero). Em nenhum dos dez itens avaliadores, Upanema foi aprovado. Nota zero em dez pontos possíveis. Ou seja, uma administração que não é transparente deve ter algo a esconder.

Na oportunidade em que o MPRN divulgou a relação dos municípios que não cumpriam a Lei de Acesso a Informação, o assessor de imprensa da PMU, teve a cara de pau de dizer que tratava-se de um equívoco do MPRN e que manteria contato para que o MPRN reparasse o equívoco. Até hoje estamos esperando a reparação por parte do MPRN - se é que a azul turquesa enviou uma coisa que sabia que estava errada. Duvido!

Dessa vez é mais um órgão de credibilidade que afirma: essa administração não cumpre a Lei da Transparência. Não permite que por exemplo o cidadão tenha acesso detalhado a folha de pagamento do funcionalismo. Não permite que tenhamos acesso detalhado de contratos nem disponibiliza dispositivos legais para que o cidadão tenha acesso. Pra começar, nem a regulamentação da Lei existe, segundo o relatório da CGU.

Portanto, meus amigos, vivemos num município que tem uma administração mal avaliada na educação (IDEB, IOEB), mal avaliada pelo MPRN, mal avaliada agora pela CGU e consequentemente mal avaliada pelo povo de Upanema, segundo pesquisa publicada pela própria azul turquesa. Mais uma vez repito: antes era eu que dizia que essa administração era um fracasso. Hoje são os órgãos que comprovam e o povo através de pesquisas e nas redes sociais que estão dizendo. Está muito próximo o desfecho para essa vergonha administrativa que vivemos. Nota-se que o povo não está mais aguentando ver todos os dias essa administração levar nossa cidade para o abismo. Não será surpresa se o povo sair as ruas antes das eleições. O troco vai ser dado, não tenho dúvidas! 

10 comentários:

Anônimo disse...

E agora, onde a imprensa azul turqueza vai encontrar um "REGULAR"pra justificar esse ZERO?

Anônimo disse...

E vai levar zero na próxima eleição

Anônimo disse...

E jairo de novo.
O

Anônimo disse...

Esse zero na proxima eleição o prefeito já sabe até pq ele não vai ter mais o apoio deles, não existe juntos e misturados agora são os PUROS, e os PUROS bicudos amigos tão um tanto q decepcionados desistiram de caminhar ao rumo de mais uma derrota.

Anônimo disse...

VERGONHA TOTAL É ESSA ADIMINISTRAÇÃO O NOSSO MUNICIPIO TÊM SIDO CADA VEZ MAIS ENVERGONHADO POR ESSE ATUAL GOVERNO OU DESGOVERNO.SÓ FALTA AGORA A IMPRENSA AZUL COLOCAR O NÚMERO NA FRENTE DO ZERO E DIZER QUE É UM DEZ KKKKKKKKKKKKK.

Anônimo disse...

Eu já sabia kkk

Anônimo disse...

A piada do dia e jairo de novo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkufa

Anônimo disse...

Anax, cadê a notícia na íntegra, tem não? porque a notícia que vi foi que somente 13 dos 167 municípios não tiraram zero. Acho que essa informação é valiosa. Só está "regular" a de Natal, o restante tudo nota baixa (as outras 12). Não tira o fato de estar errado a PMU mas deve ser analisado de uma forma que parece que todos os municípios estão enfrentando dificuldades para se enquadrar nessa lei. A CGU e demais órgãos devem chegar mais pra perto dessa questão e regularizar em todos os municípios.

Anônimo disse...

Eu vou repetir mais uma vez.
Esse atual governo Municipal é uma catástrofe sem dúvidas, mas sinceramente até hoje eu não tô vendo um oponente a altura da máquina administrativa.
Mas tomará que apareca!!!
Upanema pede Socorro.
Anax por favor publique uma matéria sobre esse assunto, de qual seria um oponente para a prefeitura,porque Luiz Jairo eu não o considero como um oponente.

Anônimo disse...

Levou a nota que a atual administração merece 0000000000000000000000000000000