RADIO SABORES DA SERRA

5 de abril de 2016

UPANEMA TEM MAIS DE 90 CASOS SUSPEITOS DE CHIKUNGUNYA E/OU ZIKA VÍRUS

O Blog do Anax deu um tempo sem informações para nossos leitores. Fomos cobrados para que voltássemos a publicar matérias, o que nos deixa muito feliz, pois é sinal de que deve ter alguém que ler isso que escrevo. Tirando o nosso leitor número 1, é claro.
Pois bem. Como sempre, voltamos com todo o gás para deixar nossos leitores por dentro de tudo que está acontecendo na terrinha de Nossa Senhora da Conceição. Uma das notícias do momento é a provável epidemia de Chikungunya e/ou Zika vírus que assola o município.

A informação passada por um professor da zona rural nos chamou a atenção para o caso. Ele disse que metade de seus alunos está em casa, doente, com sintomas de Chikungunya. Ainda segundo ele, os quatro “S” também vive uma situação parecida, onde grande parte das pessoas apresentam os sintomas.

Passamos duas vezes em frente a Unidade de Saúde, no período da noite e pudemos comprovar o que já suspeitávamos: Upanema vive uma epidemia das duas doenças. Uma auxiliar de enfermagem tinha nos informado que teve dias que a Unidade chegou realizou cerca e trezentos atendimentos. Quando passei em frente, estava lotada a recepção, de pacientes, que na sua maioria tinham os mesmos sintomas: dor na juntas, parecendo que as mesmas deixaram de ser lubrificadas, causando dores horríveis.
Pois bem. Procuramos apurar quantos casos notificados o município tinha, até domingo. Para nossa surpresa, mais ou menos 90 casos suspeitos foram notificados. 

Agora eu pergunto: diante de tamanha quantidade de casos suspeitos, o que a PMU está fazendo para combater, ou alertar a população para tal problema? A resposta é pouco, muito pouco! Bater foto com o prefeito no carro de mão, não tá resolvendo não viu menino. Taí os números pra mostrar!


O que aparenta é uma tentativa de esconder dados, de demonstrar que estamos num céu azul de brigadeiro. Essa impressão eu tiro baseado nesses dados que estou revelando aqui. Você não ver ninguém da secretaria de Saúde vir a público com esses dados, demonstrando preocupação com essa realidade. Tem médico que tá pra pedir o penico, pois não agüenta mais tantos atendimentos num único plantão. O povo também não agüenta mais passar 15 dias ou mais, sendo trucidado pela doença. Sabemos que não é só culpa da PMU, mas ela tem que fazer a parte dela. Quer saber como? Amanhã eu digo. Mas, vou adiantando que não é batendo foto de carro mão, não.

Um comentário:

Anônimo disse...

Voce voltou e sem candidato a prefeito. Dos pre candidatos da oposição, Jairo ganha de goleada. Aí nós vamos gritar: olé olé olé olé olé olé olé olé olé