RADIO SABORES DA SERRA

22 de fevereiro de 2010

Balanço do carnaval 2010

Como fizemos no ano anterior, o nosso balanço do carnaval será mais técnico, devido a minha participação direta na organização do evento.

Na minha opinião, o carnaval desse ano superou todas as expectativas de público. Nunca fui pessimista a ponto de pensar que o nosso carnaval seria um fracasso. Tenho quase 10 anos de experiência no evento e sei da sua consolidação ao longo desse tempo. Agora também não sou hipócrita de dizer que esperava o público desse ano. No final, nem foi o maior, mas foi sem dúvida um dos maiores da nossa história.

O mela-mela continua sendo o grande momento do carnaval. A combinação: horário + bebida + banda + trio = sucesso. Por falar em trio, o trio Ventury foi sem dúvida um tiro certeiro da organização do carnaval. Apesar de alguns não concordarem, o carnaval de arrastão é o diferencial de nosso carnaval.

As bandas locais não decepcionaram mais uma vez. Prova disso foi a grande quantidade de público e principalmente a animação dos foliões. É claro que as críticas existem, mas a verdade é há mais exagero do que verdade. Aliás, isso é absolutamente natural. Temos mais liberdade para criticar os de casa do que os de fora. Isso é uma realidade em todas as áreas, até mesmo na nossa família. Portanto, volto a repetir, as bandas locais não fazem feio em nenhum carnaval do estado.

O comércio vendeu mais do que o esperado também. Um dos principais fatores influenciadores foi justamente a falta de chuva durante o período carnavalesco. A chuva do ano passado, principalmente a da segunda-feira, que chegou a incríveis 110 milímetros, afetou bastante as vendas. Esse ano, mesmo com a quantidade menor de turistas, as vendas foram excelentes, segundo apuramos.

A estrutura montada também não deixou a desejar. A inovação com uma banda no terminal turístico do Rio Upanema foi um sucesso. Musicas carnavalescas e sucessos do passado agradaram a todos. Parabéns para banda Resgate Folia. O trio Ventury e o palco na Praça de Eventos também foram sucessos de público. Muita gente voltava no final da noite e ficava até as 03:00h para acompanhar as bandas que lá se apresentaram. A segurança, sempre presente, foi também outro ponto positivo. Cerca de 30 homens da Polícia Militar, 35 seguranças privados, 02 guarda vidas, 35 controladores de trânsito, 18 Guardas Municipais, 01 ambulância em todo o percurso, 03 viaturas, foram utilizados para dar total segurança aos foliões.

Como vimos, o carnaval de Upanema 2010 foi um sucesso! Como deixar de agradecer a todos esses atores que acreditaram e fizeram esse sucesso? Seria no mínimo indelicado por parte da prefeita Maristela se não o fizesse. E foi assim que pensou a organização, que pensou a prefeita. Agora, nem a organização, nem a prefeita, nem você que está lendo essa nota nesse momento imaginavam a possibilidade de uma vaia. Sejamos sinceros. Falar depois que os fatos ocorrem é fácil. Da mesma forma que causou surpresa, causou-me decepção em ver que pessoas de Upanema foram os responsáveis por tamanha baixaria. Isso não é característica de um upanemense. Mas, há tempos que vejo mudanças no comportamento de pessoas que convivem no meio de nossa sociedade. Que por terem perdido status, ou até mesmo benesses (combustível, viagens, gratificações, etc) torciam por um fracasso do carnaval. Felizmente, o carnaval foi um sucesso, a única opção para os frustrados de plantão foi uma atitude reprovável e desesperada.

As vaias não mancharam o carnaval. O carnaval de Upanema não é refém de uma administração. O carnaval já se consolidou e ganhou asas. São os foliões que fazem o nosso carnaval e os políticos sérios, deverão mantê-lo dentro de uma estrutura financeira aceitável. Foi isso que a organização e a prefeita propuseram ao nosso povo. Deu certo! Que pena para alguns.

7 comentários:

Lannúvio disse...

Anaximandro, Fiquei surpreso quando recebi ligação de um Amigo informando que em Upanema os comentários são de que Eu e Ricardo Alexandre foram os autores das vaias a Prefeita. Quero através do seu Blog informar que não apoio e que jamais teria coragem de vaiar quem quer que seja. Na Hora em que houve o fato estava na calçada do Bar de Neguinho na presença de vários amigos e familiares (Trébia, Josiel, Darlan, Julio Cesar - Irmão, Freirinho e Fernanda, Junior de Aldo e Kariny, Gilmar e Roneide, Ricardo Alexandre e Poliana, Almir Carlos e Conceição e outros) e posso afirmar que ninguém presente ao Bar de Neguinho iniciou e nem participou da tal VAIA. Faço esse comentário pelo simples motivo de minha indignação por ter meu nome citado em uma baixaria e não por medo ou por retaliação por parte de quem quer seja, até mesmo porquer não tenho participação nenhuma na Prefeitura de Upanema. Fico surpreso quando você afirma assim: “ da mesma forma que causou surpresa, causou-me decepção em ver que pessoas de Upanema foram os responsáveis por tamanha baixaria”. Tal afirmação me deixa surpreso, porquer vários dos amigos presentes no Bar de Neguinho e até hoje escuto comentários que foram pessoas de fora e não de Upanema, e agora você afirma que foram os Upanemenses os responsáveis por tal baixaria, Será? Quem foram esses Upanemenses?

Lannúvio Bezerra

Anônimo disse...

interessante! vc falou dos seguranças as ambulâncias e ñ falou
da limpeza,é um Boris casoyde,
discriminando os garis q nesses carnavais tem feito um trabalho brilhante,enquanto vc ñ percebe os foliões q vem de fora percebe!!


CIDADE LIMPA,
CIDADE VIVA,
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Josiel disse...

Apesar de eu não ser a favor do carnaval, mas admito que a equipe que organiza essa festa é muito competente. E digo mais, dificilmente uma cidade do porte de Upanema tem pessoas de alto nível organizando um carnaval como temos aqui. Só queria que essa garra e vontade de fazer as coisas com perfeição fossem estendidas a outras áreas.


Parabéns. Agora, isso não muda em nada minha opinião a respeito dessa festa.

Anônimo disse...

amigo vc é suspeita, seus comentários não são válidos!

Anaximandro Eudson disse...

Meu caro amigo Lanuvvio. Quem lhe conhece, sabe que vc não seria capaz de tal ato. Agora, para vc ter uma idéia do quanto se inventa fatos mentirosos aqui em Upanema, um meio de comunicação publicou que o senhor celiton luiz estava rindo das vaias que alguns colegas seus e até mesmo familiares estavam dando na prefeita. vc sabe mais do que eu q celiton ja estava em casa no momento das vaias. por ai vc tire a maldade com q as pessoas de upanema estao tratando o caso.
com relaçao ao fato de upanemenses terem participado da vaia, volto a afirmar com todas as letras que sim. pessoas muito proximas a mim, me confirmaram. agora, é claro que vc naum podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo e observar tal desatino. concordo com vc tbm sobre o fato de pessoas de fora terem vaiado. tenho ctz q foi a maioria, mas que teve gente de upanema, teve.
quanto a citar nomes... jamais o faria aqui, nem em outro lugar. nao tenho provas! Tenho testemunhos que talvez nao aguentem o pancão de um processo. portanto, esse fato é uma página virada.
um abraço.

anaximandro eudson

Ricardo Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lannúvio disse...

Anaximandro, Pessoas da confiança da Prefeita ficaram nas esquinas de Upanema como vigias de fofocas, como diz o Amigo Dr. Ricardo, pessoas desqualificadas, incompetentes, pessoas sem o comprometimento para com a sociedade de Upanema. Pensando hoje com mais calma, relacionei um numero maior de pessoas Amigas e Parentes da Prefeita que poderão servir como testemunhas de que não houve nada de vaias na Calçada de Neguinho. Ontem, conversando com Josiel Freire (Primo da Prefeita) o mesmo chegou a comentar que era uma grande injustiça também acusar a Família Reis pelas vaias, e chegou até citar um gesto por parte do Vereador Anísio Junior, Líder da Prefeita na Câmera e que estava acompanhado da sua Esposa Jane, Chefe de Gabinete da Prefeita, quando o mesmo colocou as mãos na cabeça como forma de reprovação. Lembro-me bem que durante as vaias Fernanda, Ex-Secretaria de Educação da atual administração e Esposa de Freirinho também fez um gesto de reprovação pelas vaias. Portanto Anaximandro são tantos álibis que fica difícil alguém apontar e confirmar que Pessoas presentes no Bar de Neguinho foram autores ou acompanharam tais vaias. Quero citar também os nomes de Clecio Azevedo e Esposa, Dr. Glasdton Oliveira e Esposa, Julio Cesar Freire (Padaria), Arlindo Carlos (Advogado da atual administração), Márcia, Claudio Oliveira, Christianne Oliveira. Agora não posso afirmar que outras pessoas de Upanema, presentes em outros locais, possam ter acompanhado ou não as vaias, isso pode ter acontecido. Agora também vamos ser justos e sinceros, o local e o horário foram impróprios, com tantas pessoas em vibração, em festa parar um Trio Elétrico para um político falar. Portanto acho que a Prefeita foi mal orientada. Para finalizar quero lembrar e perguntar, será se não foram pessoas da oposição os autores? Mais do que normal, alias, toda oposição tem de ser criativa, como dizia o saudoso Ex Prefeito Luiz Candido “Aliado meu procuro uma virtude, e adversário procuro um defeito”, anormal são os aliados fofoqueiros da Administração atual acusar Pessoas que votaram e ajudaram a eleger a prefeita Maristela.
Obrigado