RADIO SABORES DA SERRA

20 de setembro de 2014

Previdência própria em municípios do RN geram déficit

Estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (DIEESE) aponta que dos 20 municípios do Rio Grande do Norte que criaram Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) 18 se encontram com déficit atuarial. Os dados se referem ao mês de dezembro do ano passado e são do Demonstrativo de Resultado de Avaliação Atuarial (DRAA) do Ministério da Previdência Social.
O demonstrativo aponta ainda que dos 5.566 municípios brasileiros, 2.030 (36,5%) têm RPPS. Desse total, apenas, 594, (29,3%), estão com o Cadastro de Regularização Previdenciária (CRP) válido, e 131 estão em processo de extinção.
O CRP é uma certidão do Ministério da Previdência que garante que o município está com o seu RPPS regular e que o habilita as transferências voluntárias de recursos da União, celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes.
Para obter o CRP, é necessário o cumprimento de alguns requisitos pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), tais como a observância do caráter contributivo deste regime, com as ressalvas legais; observância do equilíbrio financeiro e atuarial, atendidos os parâmetros estabelecidos em normas atuárias aplicáveis ao Regime Próprio; cobertura exclusiva a servidores públicos titulares de cargos efetivos e a militares e seus respectivos dependentes; existência de apenas um RPPS e uma unidade gestora do respectivo regime no ente; utilização de recursos previdenciários apenas para o pagamento de benefícios e para a taxa de administração do RPPS; pleno acesso dos segurados às informações relativas à gestão do RPPS; manutenção de contas bancárias destinadas aos recursos financeiros do RPPS distintas das contas do tesouro do ente; dentre outros requisitos de relevância para a emissão do certificado.
No Rio Grande do Norte, dos 167 municípios, 25 (15%) contam com RPPS. Desse total, apenas, cinco municípios (20%) têm CRP válido; e um em processo de extinção.
Nessa situação, esses regimes exigem da receita do referidos municípios suplemento para tentar ajustar e equilibrar a situação atuarial.
De acordo com os dados apresentados, as situações mais delicadas dos RPPS nos
municípios potiguares são: Alexandria que exige suplemento de 26,45%; Coronel João
Pessoa, com 11,99%; São Gonçalo do Amarante com 8,5%; Macau com 7,74%, Lajes
com 5,19%; Felipe Guerra com 5,16%, Macaíba e Mossoró com 5%, cada; e São Tomé
com 4,4%.
O DIEESE revela que não há indícios que se permitam afirmar sobre quais municípios estão suplementando o caixa dos RPPS, de acordo com a recomendação dos estudos atuariais.
“Assim, faz-se necessário afirmar que a manutenção do desequilíbrio atuarial dos RPPS irá resultar em desajuste nas contas desses municípios, pelo crescimento contínuo das despesas com pessoal, e comprometerá a capacidade administrativa dos entes federativos para a efetivação de outras políticas públicas de interesse da totalidade dos cidadãos”, aponta o estudo do DIEESE.
FONTE: Blog do Carlos Santos
NOTA DO BLOG: Lembramos que o prefeito Luiz Jairo já demonstrou por várias vezes o desejo de implantar o Regime Próprio de Previdência. Se depender do prefeito, da Cãmara e do sindicato não tenham dúvidas que vão enfiar de goela abaixo mais uma ação comprovadamente deficitária para o município e consequentemente coloca em risco o futuro dos servidores públicos municipais. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que aqui em Upanema tudo é possível como também é possível enfiar essa tal de Previdência de goela a dentro dos funcionários gestão que não é capaz de formar seus próprios gestores precisa de contratar estranhos e adversários pra administrar todo pode acontecer se esses gestores não tem compromissos com o atual prefeito.

Anônimo disse...

Meu Deus, fico besta como uma pessoa se presta a gastar seu tempo difamando um prefeito que ta fazendo uma administração exemplar. Ele governa para todos, e bota aqueles que tem qualificação e preparo para trabalhar, justamente para fazer uma administração que beneficie toda a população e nao apenas os bicudos. Inteligência ficou para poucos.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

EU QUEROSABER DO ANÕNIMO QUAL O EXEMPLO Q ELE TEM DESSA ADMINISTRAÇÃO? EU TO COM NOJO!!!! TRABALHAR COM ADVERSÁRIOS? E ISSO MESMO, TANTO QUE CRITICAVAMOS OS GESTORES DO PASSADOQ SÓ TRABALHAVAM PR ADVERSÁRIO, E AGORA ESTAMOS PAGANDO O PATO, ADVERSÁRIO É QUEM TEM VEZ,E AINDA MAIS DOBRAM O SALÁRIO KKKKKKKKKKKKKKÔ LADADA!!! AI QUE DOR,MAISDOI VIU,VOU VOTAR EM BRANCOOOOOO

katia disse...

Anax vc e o cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bjsss

Anônimo disse...

so vejo empregado os bacurau e os bicudos nada esse e q e prefeito só em Upanema mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Anônimo que defende tanto o prefeito deveria sair do anonimato, pois quando estamos tão convictos da verdade devemos nos revelar. Seria até uma defesa justa, ou será que estás a defender a ti mesmo? Fica a dúvida.

Anônimo disse...

Interessante os babões fazem tdo o que Prefeito quer mesmo pondo em risco os seus empregos e suas honras. Que lapada. É lapada pra todos os lados.

Anônimo disse...

Esse que diz que ele está fazendo uma administração exemplar é babão do Prefeito e conheço perfeitamente.