RADIO SABORES DA SERRA

19 de outubro de 2014

Campeonato Municipal é uma várzea no sentido pejorativo mesmo

Como todos sabem, nosso blog sempre manteve uma linha dura contra o descaso com que a atual administração trata o esporte local. Esse tratamento dado ao esporte, não me surpreende, pelo contrário, tinha absoluta certeza que o esporte ia ser um dos pontos mais negativos dessa administração, principalmente pela falta de interesse do prefeito, que nunca demonstrou ser um desportista, muito menos apoiar o esporte. Sua equipe tem enorme boa vontade, mas tem maior ainda na falta de humildade e competência. Não pode dar certo!

Vivíamos criticando a condução do esporte local durante esse período que já dura quase dois anos (passa ligeiro viu). O esporte resumia-se a amistosos com times de outras cidades. A iluminação do estádio Freirão foi inaugurada em 2013 na festa dos 60 anos de Upanema, mas só voltou a funcionar, exatamente um ano depois, na festa de emancipação desse ano, com a abertura do campeonato municipal. Foi aí que eles tentaram mostrar alguma coisa para tentar amenizar as duras críticas nossas, dos desportistas e da sociedade, principalmente depois de negar o estádio ao Upanema Futebol Clube. Mas, como eu disse no começo, com um povo desses, não pode dar certo.

O campeonato hoje é uma várzea no sentido pejorativo mesmo!
·         *  Iluminação de péssima qualidade;
·         *  Arbitragem amadora e sem capacitação, aliada a falta de pagamento dos mesmos;
·         *  Descumprimento do regulamento;
·         *  Uniformes “despadronizados”;
·         *  Falta de segurança;
·         *  Péssimas condições do gramado;
·         *  Falta de gandulas;

Todos os itens colocados acima refletem uma coisa: falta de organização, ou desorganização, como queiram. O que aconteceu ontem na quinta rodada, explica tudo o que eu disse nos tópicos que coloquei. Comecei assistindo o segundo jogo da rodada pelo blog do Professor Josiel. No primeiro já tinha acontecido uma pancadaria entre os jogadores que forçou a encerramento do jogo faltando 20 minutos para o término normal. Detalhe: não tinha segurança. A explicação do Coordenador de Esportes, Junior Miau, em entrevista a rádio, era que a Polícia tinha ido abastecer a viatura, mesmo ele tendo avisado os horários dos jogos de forma antecipada, segundo ele. Ou seja, passou o primeiro tempo, quase todo o segundo tempo e a Polícia não apareceu. A Polícia chegou no segundo jogo.

Já à noite, nossos colegas apaixonados pelo esporte, Tarcísio Teixeira e Jair Afonso, com o maior esforço tentavam transmitir o jogo diante de uma iluminação que se assemelhava a luz de lamparinas. Diante da dificuldade em enxergar, Tarcísio, com seu bom humor tradicional e seu senso crítico soltou essa: para saber onde a bola tá nessa escuridão, só botando um chocalho na bola. Kkkkkk. (Essa vai pra coleção de Fabiano Jr. viu Tarcísio). Jair chama Tarcísio para anunciar uma substituição. Ele diz: sai fulaninho com a camisa 11 e entre fulaninho com a camisa 11. Você só faz trocar o nome, a camisa é a mesma Tarcísio. Por um instante fiquei pensando que Jair estava doido ou se enganou com os números. Logo em seguida ele explicou que era porque o time tava usando uns coletes que só tinha numeração até o número onze. Aí eu não agüentei e fui conferir pessoalmente essas presepadas. Chegando lá, que decepção. A iluminação minha gente é péssima qualidade, para piorar, refletores apagados. O gramado não existe mais. A marcação do campo é feita de cal, coisa que não se usa mais, é proibido por causar queimaduras em atletas alérgicos. Quando há uma disputa, a poeira do campo de terra e a cal sobem e parece mais uma vaquejada, quando o vaqueiro derruba o boi. Ridículo, vergonhoso, triste.

Para completar, os dois times estavam com ternos de cores parecidas, aí deram uns coletes pretos, ridículos também, numa clara falta de organização. Aliás, em outro jogo, um atleta jogou com o uniforme diferente do time, pois teve autorização da coordenação do campeonato. Segundo nos informou um jogador, o regulamento prever que jogadores menores de 16 anos não podem jogar. Só que ontem um jogador de 15 anos jogou com autorização do coordenador, que mais uma vez teria passado por cima do regulamento. Se isso aconteceu, é várzea mesmo!

A arbitragem merece um destaque, pois a rodada tinha realização incerta até poucas horas antes. O motivo era a falta de pagamento dos árbitros, que, aliás, foi dito por uma pessoa séria que os de Mossoró não vinham mais pela dificuldade em receber da organização do campeonato. Só sei que de última hora arranjaram dinheiro para pagar os árbitros de Upanema. Coitados, eram toda hora criticados de forma veemente por ambos os times, pela torcida e pareciam estar numa brincadeira entre amigos, pois os bandeirinhas davam atenção ao que a torcida dizia e ficavam discutindo, conversando sobre os lances. Que coisa!

O cenário bisonho que se completou com a informação de que um torcedor tinha feito uma cotinha para pagar a uns meninos servirem de gandulas. É demás!
Fui embora quando o árbitro deu os acréscimos e depois fiquei sabendo que tinha sido de 5 depois de mais 5, provocando o empate de uma equipe nos acréscimos. O total dos acréscimos eu não sei de verdade, pois não estava lá. Só sei que não foi pouco. A confusão se estabeleceu e torcedores invadiram o campo e a Polícia teve que agir.

Ou seja, é um conjunto de fatores que levaram a um caos. A culpa é do coordenador de esportes? Também é! Agora não tenho dúvidas que a culpa maior é do prefeito. Quem nomeou o coordenador foi ele. Se o campo tá na situação que tá, a culpa é dele como gestor, se não pagam a arbitragem, a culpa é dele, quer dizer, pode ser que seja de quem manda no dinheiro, não sei se é ele nesse caso. 

Não vejo perspectiva de melhorias. A mudança foi pra pior mesmo!


7 comentários:

Anônimo disse...

Ai sim e uma lapada kkkkkkk, se nunca nem jogou bola de pano, como é que vai ajudar ao esporte; nunca! Vivi, ainda vai neste barco furado, pois diga: vixeeeeee kkkmkkk

Anônimo disse...

Meu caro Anax, com relação a nomeação da secretaria de administração lá de .Mossoró, VC sabe como anda? Ou foi descartada? Eu moro aqui nos conjuntos e me falaram que é indicação de uma familia é verdade? Porque que não aconteceu.

Anônimo disse...

Era bom fazer assim entregar a administracao a vc anax pq pelo q eu vejo vc so mete o pau quando esta muito ruim kde q vc fala quando esta bom bacural...

Anônimo disse...

Interessante é que um bandeirinha é pai de um jogador, será que pode isso Arnaldo?

Anônimo disse...

Oxe Anax, e vc tava acompanhando a transmissão?
Tava boa né!!!
Pense numa lapada em vcs bacurais, pois na sua epoca não tinha isso!

Anônimo disse...

vc anax e um safado va casar o fazer idiota

Anônimo disse...

anax ,,aguenta e mas 6 anos jairo.lapada lapada,,vcs nunca soube oque e perde e agora fica casando defeito,,,,,va trabalhar e deixe o prefeito empaz ,,,,,,,axo que vc dava um prefeitao em mane ,,,,,,,,,vc so olha os erros fale tambem doque esta ,,,,,,,,,,,,,,,nao vou dizer nao que vc sabe seu otario