RADIO SABORES DA SERRA

9 de outubro de 2014

Nas últimas 4 eleições, Luiz Jairo foi o prefeito que deu menos votos para um candidato a senador em Upanema

Ainda analisando os números da eleição estadual em Upanema, vamos agora falar sobre a votação para o Senado. Fátima Bezerra e Wilma de Faria disputaram uma cadeira e, em Upanema, os lados opostos ficaram evidenciados de forma clara. De um lado os bacuraus, aliados de primeira hora do PT local que votaram em Fátima Bezerra. Do outro, os bicudos (alguns deles não querem ser chamados assim, mas eu chamo), ou eleitores de Luiz Jairo, que sempre votaram em Wilma de Faria. Esse era o cenário, o modo mais fácil e claro de medir as forças políticas de Upanema nessa eleição.

As urnas ecoaram o sentimento do povo. Fátima Bezerra foi a escolhida por 3.656 eleitores, enquanto que Wilma foi votada por 2.805. Depois de demonstrar sua incapacidade de transferência de votos para o candidato Henrique Alves, depois de dar a menor votação de um prefeito local a um candidato a governador, mais uma vez Luiz Jairo decepciona. É o prefeito que deu a menor votação a um candidato a senador nos últimos 14 anos de eleições estaduais. Também foi o único dos últimos 14 anos que seu candidato(a) a senador(a) perdeu.

A derrota de Wilma, aliada história de Luiz Jairo, foi um duro golpe para quem esperava demonstrar a força de uma fantasiosa aprovação de 85%. 

A votação de Wilma teve alguns detalhes interessantes. Um deles, é que os 2 .805 votos de Wilma são muito parecidos com a quantidade de votos da candidata Zenaide Maia, 2.450. Um dado que deve ser levado em consideração é que muitos evangélicos votaram em Wilma, devido a uma campanha de ressurreição do kit gay. Diante desses dados, é possível estimar que o prefeito só teve 2.500 votos fiéis nessa eleição. Para tirar a prova dos nove para essa afirmação, basta se fazer a seguinte pergunta: se dizem que os 4.190 votos de Henrique, candidato do PMDB, foram do prefeito, por qual motivo o mesmo prefeito só deu 2.805 votos a sua candidata Wilma, aliada histórica sua? Simples. 

A desculpa da dificuldade de pedir votos para Wilma de Henrique, não cola! Vou recorrer ao meu museu. Jorge Luiz em 2002 deu uma votação a Fernando Freire no primeiro turno e no segundo além de transferir os votos, aumentou essa votação para a mesma Wilma. Então, não adianta vir com desculpa pra enganar menino buchudo.

A decepção foi tanta, que o prefeito agiu de forma correta ao não participar de uma passeata em comemoração a não sei o quê. Muitos criticaram o prefeito por não ter ido agradecer aos eleitores na passeata. Ora meus amigos: agradecer o quê? Agradecer a quem? Seu governador teve votação pífia, a menor dos últimos anos, senadora perdeu em Upanema e no estado. Comemorar votação de deputados? Isso é coisa pra vereador e liderança de bairro. O prefeito está certo. Não tem o que comemorar! Todos esperavam de 6.000 votos pra frente, esperavam uma capacidade de transferência de votos, esperavam mostrar a força do prefeito diante de uma oposição esfacelada, mas o resultado das urnas decepcionou.

Dados comparativos do passado mostram que a realidade atual é essa: o prefeito mostrou fraqueza e não conseguiu transferir uma boa votação para seus candidatos. Vai ficar pra história, talvez num museu.


10 comentários:

Anônimo disse...

Essa foi uma decepção. Tem um fanático aliado do prefeito q ecoava nos quatro cantosbda cidade q Dra Zenaide tiraria 4.000 votos e depois das apurações veio a decepção. Eles esperavam números astronômicos que só o Prefeito do Povão Jorge Luiz conseguiu.

Anônimo disse...

LEITOR.

Lamentável atitude dos organizadores da campanha do gestor municipal, extrapolando os limites do livre pensamento e denegrindo imagem de outros, tendo tal direito no exercício de perseguição.
Assim, não é compreensivo ou racional que o gestor municipal, senhor Luis Jairo, tenha diante do seu grupo uma liderança como líder e sim como liderado. É preocupante que o gestor deixe se utilizarem deste expediente, com difamações e injuria, além de afrontar a própria sociedade Upanemense, demonstrando a completa falta de equilíbrio, serenidade e respeito com os seus munícipes.
Ainda há tempo para corrigir o desastre, basta aparecer um POLÍTICO LAPIDADO.

Anônimo disse...

Ainda dizem que são democráticos. kkkk

Anônimo disse...

a boca vai esquentar aecio 45 ja esta na frente e robson vem ai com mais de mil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O gestor e seus aliados estão adotando a política petista q eles são os melhores e o q vemos é muita desorganização na realidade e falta de um prefeito. Tem um blogueiro dos babões q anda dizendo q os votos são de Luiz Jairo. Quer dizer a vontação dele diminuiu? Onde estão os 1.000 votos? Q eu saiba foi o PMDB q tirou 4.000.

Anônimo disse...

Eu vi uma foto do vice-prefeito,no jornal, com alguns chefe políticos, sei que o mesmo quando terminar as eleições vai correndo para os braços do prefeito, então vamos ficar de olho nesse camarada, até onde vai a sua capacidade de enganar aos outros, se isso acontecer vai custar caro a ele para a próxima eleição, essa sim é municipal.

Anônimo disse...

E temos que ver outro lado, nas outras eleições o numero de eleitor era menor do que o de hoje, e o numero de votos para os prefeitos anteriores era maior que o de hoje. Mais esperamos que esses candidato do prefeito eleito faça algo pela nossa Upanema.

Anônimo disse...

O PREFEITO NÂO PRECISAVA DESTA
EUFORIA,POIS TEM MUITOS ELEITORES
SEUS QUE VOTARAM COM ROBINSON,
POIS NAO VOTAM EM CANDIDATOS
COMO HENRIQUE QUE SO LEMBRAM DO
POVO EM EPÓCA DE ELEIÇAO,INFELIZMENTE LUIZ JAIRO
ESTA SEGUINDO O MESMO CAMINHO.

Anônimo disse...

Vocês sabem de quem é a emenda que trouxe o aterro sanitário juntamente com o saneamento básico? Para Upanema? Foi Henrique, isso é saúde, poucas cidades do parte da nossa tem essas qualidades de vida.

Arlindo Carlos de Oliveira disse...

Arlindo Carlos disse:

Eu venho dizendo há dias, que os votos obtidos pelo candidato Henrique Alves em Upanema nas eleições de 2014,são votos do PMDB. Não precisa fazer muito esforço para entender. Ora, se foi o prefeito que deu a menor votação nas quatro últimas eleições a um candidato a governador, não há dúvida de que pouquíssimos votos de bicudos foram carreados para Henrique, está claro e evidente. Mais uma vez, repito: Parabenizo o PMDB de Upanema, especialmente ao seu Presidente, Dorian Carlos Freire. Se foi o prefeito que deu a menor votação a uma senadora em todas as eleições, também está evidente que não transferiu votos, é só verificar a votação de Wilma de Faria. Conta fatos não há argumentos, é só raciocinar. Quem tem dúvidas? Se há quem opine diferente, explique-me!.