RADIO SABORES DA SERRA

30 de abril de 2015

Representantes dos agricultores não sabiam de pregão realizado hoje

Hoje de manhã a cacetada foi saúde, agora é a vez da Agricultura.

Meus amigos, hoje, ás 11 horas da manhã foi realizada a segunda chamada do pregão para AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, destinados a merenda escolar da rede municipal. Foi a segunda, em virtude da primeira chamada não ter aparecido ninguém. Mais uma vez, não apareceu ninguém.

Um município que tem mais da metade da população vivendo na zona rural, com maior número de assentamentos do estado (até uns anos atrás era), com associações organizadas e ninguém apareceu para participar, oferecer seus produtos para vender? Qual o motivo de não ter aparecido ninguém?

O blog do Anax foi investigar.

Conversando com agricultores, sindicalistas e autoridades locais, descobrimos que a falta de divulgação e a falta de interesse da atual administração, favorece a ausência dos agricultores locais em eventos como esses.


Ismar, presidente do STR de Upanema
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Upanema, criticou a forma como a atual administração tem agido em relação a essa questão. “Fui surpreendido pela divulgação de que hoje haveria uma segunda chamada para esse pregão. Não sabíamos nem que tinha tido a primeira chamada. Li num blog que a matéria foi publicada ontem no final da tarde e hoje pela manhã, já teria o pregão”, disse indignado o presidente. Perguntamos ainda, se o Fórum das Associações, que é o órgão que representa todas as associações rurais, tinha conhecimento desse pregão. “Tivemos uma reunião com o secretário de Agricultura, André Teixeira, no último dia 16/04. Ele não disse nada sobre esse pregão!”, afirmou.

Vereador Aisamaque Dályton
O vereador Aisamaque Dályton, ex-secretário de Agricultura também criticou a atual administração pela falta de diálogo com os agricultores de Upanema. “Não entendemos como uma gestão não senta para discutir com os agricultores algo tão importante como essa licitação para aquisição de alimentos da agricultura familiar”, falou. Aisamaque disse que no período em que era secretário, questões como essas, eram levadas para discussão no Fórum das Associações, com o objetivo de motivar o máximo possível de agricultores a participar e se beneficiar dos recursos. “É um dinheiro que fica no município, movimenta nosso comércio e favorece a todos. Falta visão ou vontade dessa administração nesse processo”, afirmou.

Para quem pensa que o fato de termos a segunda chamada esse ano é algo isolado, é novidade, engana-se. Em 2014 também tivemos uma segunda chamada, por não ter aparecido ninguém na primeira. Por Lei, o município é obrigado a destinar no mínimo 30% dos recursos da merenda escolar para compra de produtos da Agricultura Familiar no município. Como o pregão deu deserto, o município fica livre dessa obrigatoriedade e poderá compra onde quiser. 


Esse é o reflexo de uma administração sem planejamento, sem diálogo, que tem um prefeito Agrônomo a frente, mas que não vemos praticamente nada em favor do homem do campo. Viva a vida digna para alguns!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse programa é pra beneficiar ao pequeno agricultor, espere deitados essa administração não tem o menor interesse com a classe da educação, muito menos com agricultores, Upanema, acorda.

Kleber Ricardo disse...

talvez a intenção foi essa mesma,agora ele pode comprar a quem quiser.