RADIO SABORES DA SERRA

14 de outubro de 2015

DADOS COMPROVAM QUE NOSSA EDUCAÇÃO É UMA DAS PIORES DO BRASIL

Foi divulgado essa semana o ranking dos municípios de todo o Brasil que foram pesquisados pelo Centro de Liderança Pública – CLP, para apontar o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, O IOEB. O índice é uma espécie de aperfeiçoamento do IDEB, inclusive, o IDEB é utilizado na metodologia do IOEB. Veja:

O IOEB - Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local - rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.

A notícia triste é que mais um índice mostra que nossa educação vai muito mal das pernas. Pelos dados apresentado, o índice de Upanema é de 3,6. Esse índice fica abaixo da média estadual, que é de 3,9 e abaixo da média Brasil, que é de 4,5. Upanema tem um dos piores índices do estado, ou seja, uma péssima qualidade na educação oferecida a nossos alunos. Dos 167 municípios do estado do Rio Grande do Norte, Upanema ocupa o 114º lugar e entre os 5.665 municípios do Brasil, ocupamos o 4.354º lugar. Uma vergonha!

Não é a primeira vez que dados de instituições que medem o desempenho da educação dos municípios mostra que essa administração não está apresentando resultados satisfatórios para nossa educação. O último IDEB, calculado entre os anos de 2012/2013 mostra que o índice subiu apenas 0,1 ponto. Quase nada. Upanema parou uma trajetória de crescimento no índice. De 2005 a 2011, o índice saltou de 2,6 para 3,9. Agora, o IOEB reforça o que estamos dizendo e provando ao longo dessa administração: Upanema parou no tempo.

Para aqueles que tinham alguma dúvida se nossas informações eram verdadeiras, estamos mais uma vez mostrando com dados oficiais o que sempre dissemos. Upanema está estagnada em todos os setores. Saúde, Educação, Geração de Emprego e Renda, no Social, no apoio ao Agricultor etc.


No caso da educação, some-se a isso, o fato do prefeito não cumprir com o pagamento do PISO e de alguns direitos dos professores. O prefeito tem sua parcela de culpa, pois quem administra ou deveria administrar é ele. Agora, seria injusto colocar toda a responsabilidade em cima dele. Em outras épocas, dados como esses eram explorados como moeda eleitoral. Um grupinho de professores, travestidos de sindicalistas, posavam de defensores da educação, mas na verdade queriam era um cargo, queriam ficar em casa, queriam ficar fora de sala de aula. Hoje, estão tendo a oportunidade de fazer o diferencial em prol da educação, mas estão pensando somente no bolso. O bom disso tudo é que o povo está vendo. O ruim disso tudo é que quem paga o pago é nossa educação.


7 comentários:

Anônimo disse...

Estão educando em 10 parcelas é de acordo com o aumento do piso, o lapada,

Anônimo disse...

Também da qualidade desses que estão fora de sala de aula num ta fazendo falta não. Num servem pra nada.

Anônimo disse...

Pura verdade Anax,este ultimo paragrafo fechou o texto.É o meu pensamento tbm!Ainda ñ vi uma pequena mudança na educação e se teve alguma foi pra pior.Ou administração ruim!

Anônimo disse...

Essa e a mudança o lapada

Anônimo disse...

SE A ADIMINISTRAÇÃO MUDOU E A EDUCAÇÃO PIOROU E OS MESMOS PROFESSORES QUE ANTES PROTESTAVAM E HOJE NÃO PROTESTAM MAIS ESTÁ NA CARA OS CULPADOS DESSE GUADRO,SÃO ELES ESSE GRUPINHO AI DE PROFESSORES E O PREFEITO CLARO.VERGONHA!

Anônimo disse...

Cade. voçe babao defenda seu prefeitinho incompetente. .fico mudo .o lapada

Anônimo disse...

A tendência é piorar. Ale. De terem reduzido a quase nada os professores, nas escolas nem a tinta pra encher o lápis do professor tem. Nem folha também.