RADIO SABORES DA SERRA

28 de janeiro de 2016

JAIRO SÓ QUERIA UMA CHANCE. JÁ TEVE! XAU

Um comentário anônimo publicado aqui no blog me chamou a atenção ontem. Na matéria sobre a falta de planejamento por parte da PMU para o trabalho de corte de terras, o anônimo disse: eu não voto mais não! Ele pediu só uma chance.

A frase é emblemática. Ela reflete o sentimento de vários, de muitos que votaram acreditando que teríamos um prefeito que honrasse o voto, já que era o grande sonho dele administrar nosso município. Pediu, implorou por uma chance e o povo deu. O povo foi generoso, se comoveu com tamanha vontade de uma pessoa ser prefeito e promover a tão proclamada mudança. Foram votos de pessoas que sempre estiveram ao lado do candidato Jairo, foram outros votos de pessoas que resolveram dar pela primeira vez um voto ao candidato e foram outros tantos que insatisfeitos com a ex-administração resolveram embarcar numa nova realidade, mesmo que desconfiado do resultado, mas resolveram apostar.

A chance foi dada. O prefeito teve realizado o seu grande sonho. Que pena que o sonho era só dele. Esqueceu de compartilhar as benesses desse sonho com o povo. O que nos parece é que o prefeito queria ganhar, mas não sabia que tinha que administrar. Esse tem sido seu pesadelo. Então, a frase do anônimo é pertinente, tem sentido. O prefeito pediu, implorou, às vezes até parecia chorar por essa chance. Infelizmente não soube aproveitar e o povo de forma justa e coerente, vai procurar outro rumo.


A rejeição a essa administração não é fruto de lideranças, ex-prefeitos, imprensa nem outro meio. A rejeição alimenta-se da péssima administração dessa gestão, que tem em seu prefeito uma decepção em todos os setores. Essa mesma rejeição desenvolve-se sem ter pai nem mãe. É algo natural, crescente, vindo diretamente do povão. É o povão quem tá dando o seu recado e é esse mesmo povão que já deu demonstrações de que não quer mais quatro anos de atraso. Não é aquele discurso de só voto se for fulano, não voto em fulano, o discurso agora é: só não voto no prefeito. Tá em todos os cantos do município. Tá na boca de todas as categorias e classes sociais. Tá na boca do ex-bicudo, ex-eleitor, do ex-junto e misturado, do bacurau, enfim, tá na boca do povo. Aí agora não adianta chorar o leite derramado. Perdeu a chance! Xau.

25 de janeiro de 2016

AGRICULTORES COBRAM O CORTE DE TERRAS

Os agricultores de Upanema não aguentavam mais esperar pelas chuvas. A seca castigava com a falta de água para consumo humano e animal, além do pasto para os animais. Mas, as chuvas também trazem uma oportunidade única, que é o plantio de grãos para subsistência de centenas de famílias.

Nos últimos anos, a prefeitura vinha fazendo um trabalho de apoio importantíssimo para os agricultores. O programa de corte terras ganhou um incremento muito grande, com a contratação de tratores particulares e ajuda para conserto de tratores de associações rurais. Na gestão do ex-secretário Aisamaque Dályton, Upanema teve o maior corte de terras de nossa história. Hoje, Aisamaque é vereador e nos procurou para denunciar o descaso da PMU com o agricultor.

Segundo o vereador, as chuvas iniciais desse ano não estão sendo aproveitadas para o corte de terras por parte da PMU. Os tratores da prefeitura são insuficientes e a atual administração só agora iniciou o trabalho de cadastro dos agricultores. Além disso, os tratores particulares estão sendo contratados por agricultores que não querem perder o pouco tempo que as chuvas aparecem na nossa região. Mas, a grande maioria não tem condições de pagar esses tratores. Para completar a situação preocupante, o vereador também informa que os tratores das associações rurais também estão em sua grande maioria, quebrados e com isso, as terras não estão sendo preparadas para o plantio. “É um absurdo o que estamos vendo por parte da PMU. Eles não se prepararam para o período invernoso. Só agora estão entregando as fichas para os agricultores solicitarem o corte de terras. Na época em que éramos secretário, esse planejamento acontecia em setembro, junto com o Garantia Safra”, disse.

A denúncia do vereador corrobora com uma impressão que tive quando o prefeito foi anunciar que não faria o carnaval, na rádio Liberdade. Quando perguntado sobre o corte de terras, o prefeito gaguejou. Veio com previsões astrológicas e meteorológicas de que o inverno só se consolida em fevereiro. Eu fiquei de orelha em pé. Imaginei logo que essa conversa é de quem ia tentar empurrar o máximo pra frente o corte de terras. Taí o resultado.

O vereador Aisamaque tem razão em estar preocupado. Quando dá pra um prefeito que é Agrônomo de formação, dizer que com o dinheiro do carnaval ele ia fazer açudes e barreiros nos próximos dias, vocês vêem o tipo de gestor que temos. É claro que não tem lógica você fazer açude no período invernoso. Isso era pra ter sido feito antes. "Isso não tem lógica. Fazer açude no inverno é coisa que o agricultor não consegue entender, nem acreditar", afirma o vereador. O povo não acredita nas promessas do prefeito, imagine em suas previsões.

Os agricultores e suas associações tem que pressionar o secretário de Agricultura, o prefeito, para que as ações cheguem de forma urgente. O corte de terras é pra ontem, pois o inverno já chegou . Se não pressionarem, o prejuízo poderá ser incalculável para o homem do campo.


22 de janeiro de 2016

SEM DRENAGEM, GRAMADO DO FREIRÃO VIRA VÁRZEA

Nessa semana, as redes sociais de Upanema bombaram com comentários sobre um episódio em o Coordenador de Esportes do município teria “barrado” os atletas do UFC que chegaram para treinar no estádio Freirão e encontraram as portas fechadas, sem nenhuma explicação prévia. Depois, somente depois é que o Coordenador comunicou que era devido as condições do gramado, que encontrava-se alagado. 

Pois bem meus amigos. Não publiquei nada, pois temos o cuidado de sempre checar as informações. Poderia muito bem ter criticado mais uma atitude lamentável do coordenador. Mas, preferi esperar, pois sabia que ele tinha razão. Agora, um vídeo circula na net onde o Coordenador mostra como ficou o estado do gramado após uma chuva de apenas 26 mm. É provável que o vídeo tenha sido feito no período da manhã e o treino seria a tarde, portanto, a possibilidade do campo estar em melhores condições é maior, mas acho que o Coordenador foi prudente na atitude de preservar o gramado.  Veja como ficou o gramado após a chuva de apenas 26 mm:


Alguns internautas devem estar imaginando: Anax agora resolveu defender o Coordenador, deve tá levando ou atrás de alguma “bola” do prefeito. É não meus amigos. O que eu quero dizer é que o Coordenador tem culpa no que ele sempre teve. Ele não se comunica de forma clara. Não custava ter ligado, avisando ao técnico Vivi, ou outro membro da equipe, que não haveria treino, isso teria evitado todo esse constrangimento. Simples!

Agora, lembram que eu disse que eu sabia que ele tinha razão? Sabem por que eu disse isso? Pelo fato de que eu sabia que plantaram a grama sem fazer um serviço de drenagem. Diferente do que ele diz no vídeo, as imagens mostram poças em pontos diferentes. O escoamento não existe, não foi feito, é claro que vai alagar. 

Não sou Engenheiro nem sou da área, mas na planilha de gastos do projeto de reforma do estádio, não consta recursos para a drenagem (confira abaixo). Existe um recurso de R$ 34.999,58 para SUTERESTRUTURA, que eu suponho que esteja escrito de forma errada e provavelmente seja SUPERESTRUTURA, que mesmo assim não consegui entender o que vem a ser isso. Humildemente peço ajuda ao pessoal da PMU ou algum entendido da área para explicar o que vem a ser SUPERESTRUTURA. 


ITEM
Unidade de Medida
Quant.
TOTAL - VALORES (R$)
FAMÍLIAS
REPASSE
CONTRAPARTIDA
TOTAL
SERVIÇOS PRELIMINARES
un
1
0,00
1.440,27
112,89
1.553,16
MOVIMENTO DE TERRA
un
1
0,00
2.742,04
214,93
2.956,97
FUNDAÇÃO
un
1
0,00
49.687,40
3.894,72
53.582,12
SUTERESTRUTURA
un
1
0,00
31.899,18
2.500,40
34.399,58
ALVENARIA
un
1
0,00
19.225,50
1.506,98
20.732,48
REVESTIMENTO DE PAREDES
un
1
0,00
14.559,93
1.141,27
15.701,20
PINTURA
un
1
0,00
8.412,50
659,41
9.071,91
GRAMADO
un
1
0,00
54.027,48
4.234,92
58.262,40
SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATICA
un
1
0,00
61.652,77
4.832,62
66.458,39
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
un
1
0,00
102,93
8,07
111,00
TOTAIS
0,00
243.750,00
19.106,23
262.856,23

Portanto, o serviço do gramado merece elogios. Agora, sem drenagem, está tudo indo por água abaixo.

Lembrando que essa obra é alvo de investigação por parte do MP, após denúncias dos vereadores da oposição. Vamos aguardar.

20 de janeiro de 2016

LUTO: UPANEMA PERDE UM GRANDE TALENTO

Upanema perdeu mais um filho ilustre e que vai deixar muita saudade.

Sadraque Eduardo Tavares era um ser iluminado e que passava pra todos, a energia que o cercava. Ator, dançarino, graduado em Educação Física, desportista, amigo. Conheci Sadraque desde pequeno, quando começou a despontar como um grande jogador de voleibol, esporte que ele amava e carrega essa paixão tatuada no corpo. Mesmo mais novo, logo despontou como um grande jogador. Como dançarino, sempre tive orgulho de vê-lo se apresentar nos trios e palcos do nosso carnaval, festa que ele não perdia. Sempre, sempre recebeu elogios das bandas por sua habilidade com a dança.

Sadraque levou sua capacidade de dançar ao profissionalismo, quando começou a desenvolver o Projeto Viva a Rio Branco, em Mossoró, onde dava aulas de Zumba aos domingos e com sua capacidade tinha sempre um público fiel e que crescia cada vez mais. Atuou na peça Chuva de Balas, onde era um dos destaques. Esse era um upanemense de sucesso e nos dava orgulho.

Vá com Deus, Sadraque. Sua perda será sentida pelo grande ser humano que você foi entre nós. Amigo, alegre, educado, talentoso...
Que Deus conforte a família. Amém.

NÃO TEM DINHEIRO PRO CARNAVAL, MAS PRA OUTRAS COISAS...

O Blog do Anax trás com exclusividade, um balanço feito para mostrar aos nossos leitores como o dinheiro da PMU está sendo gasto. O balanço foi feito pegando aleatoriamente algumas despesas de áreas diferentes da administração municipal no ano de 2015 (ano que não teve carnaval).

Em alguns casos juntamos algumas empresas ganhadoras de licitações em determinada prestação de serviço parecido. Em outras, selecionamos prestadores de serviço individuais. Como já dissemos, as despesas são legais e pagas realmente a empresas e prestadores de serviço de foram contratados ou ganharam licitações.

Nosso principal interesse é mostrar que mesmo sendo legal, existem gastos questionáveis para um governo que chora miséria todos os dias. Que alega não ter dinheiro para determinadas coisas, mas pra outras tem que sobra.

As despesas abaixo foram retiradas da prestação de contas publicada no Portal da Transparência e os valores são referentes a UM ANO DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, ou seja, a soma dos valores abaixo foi pago durante todo o ano de 2015. Então, divirtam-se:

*  FARDAMENTOS EM GERAL, TECIDOS, AVIAMENTOS, ADEREÇOS E AFINS (DUAS EMPRESAS) – R$ 72.329,30

*  VEÍCULO PARA TRANSPORTE DE ANIMAIS (JUMENTOS, VACAS...) – R$ 32.968,10

*  PASSAGENS AÉREAS – R$ 13.179,87

*  PAREDÃO DE SOM QUE SÓ APARECE EM FESTAS E CAMPANHAS ELEITORAIS – R$ 18.000,00

*  LIMPEZA DE FOSSAS E ALUGUEL DE BANHEIROS QUÍMICOS – R$ 31.740,00

*  ASSESSORIA CONTÁBIL – R$ 135.200,00

*  EMPRESA PARA ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS – R$ 37.700,00

* AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL (TRÊS FORNECEDORES) – R$ 1.264.861,80 (UM MILHÃO, DUZENTOS E SESSENTA E QUATRO MIL, OITOCENTOS E SESSENTA E UM REAIS E OITENTA CENTAVOS).

*  LAVAGEM DE CARROS DA PMU – R$ 12.680,00

*  ALUGUEL DE CARROS (POR APENAS DUAS EMPRESAS) – R$ 417.510,86

*  SOM, GERADOR E BANDA PARA FESTA DE EMANCIPAÇÃO (POR TRÊS EMPRESAS) – R$ 49.400,00

* DIÁRIAS PARA O PREFEITO QUE DIZ QUE O MUNICÍPIO TÁ EM CRISE – R$ 19.200,00


Acorda Upanema: AS PRIORIDADES SÃO OUTRAS!

19 de janeiro de 2016

NOVO MODELO: BANCO DA AMBULÂNCIA É "CALÇADO" COM UMA PEDRA

Ambulância está há mais de um ano abandonada
Ainda falando sobre as desculpas do prefeito Luiz Jairo para não realizar o carnaval, vamos continuar com os serviços básicos. Agora sobre a saúde. Não fez o carnaval em 2013, não fez em 2015 e agora não vai fazer em 2016 para garantir os serviços básicos de qualidade, entre eles a saúde. Os aliados enchem a boca pra dizer isso. Realmente, se fosse verdade, quem seria contra?
Mas, a não realização de dois e, agora três carnavais, em nada mudou a qualidade de nossa saúde. Falta de médicos ainda continua, falta remédio, escândalos na entrega dos remédios controlados, a volta das filas de madrugada para atendimento médico, veículos sucateados e alguns deles abandonado há mais de um ano, falta de equipamentos etc.

É mentira! Deve estar dizendo algum babão. 

- O prefeito disse que nossa saúde é uma das melhores da região. 

Já ouvi isso de um vereador aliado do prefeito também. Ele comparou nossa saúde com uma cidade vizinha com cerca de quatro mil habitantes, com coeficiente 0.6 e um histórico de prefeitos envolvidos em corrupção. Ou seja, se você comparar Upanema com o que há de pior na região, é claro que vamos ganhar. Desse campeonato eu não quero nem participar. Mas, voltando ao assunto da mentira... Vocês sabem quanto tempo faz que a caneta de restauração de dente, o motorzinho, sei lá como é o nome daquele negócio que o dentista usa para fazer restauração ou obturação, está quebrada? Nem um Agente de Saúde que eu consultei sabe. Só sabe que faz tempo.

Não para por aí não. Vou postar aqui uma foto que chegou ao nosso blog, que mostra mais um caso de qualidade do serviço básico, no caso saúde, proporcionado por essa administração.

A foto que os senhores observarão abaixo, trata-se de uma pedra, isso mesmo, uma pedra que está servindo de CALÇO para o banco de uma das ambulâncias da PMU. 


Ficou surpreso(a)? É sério! Essa pedra está ou estava - pois a foto chegou a nosso arquivo na semana passada, pode ser que tenham consertado - mas a verdade é que fazia dias, semanas que ela servia de calço para o banco do motorista da ambulância. Segundo fomos informados, como a altura dos motoristas não são as mesmas, quando mudava de um para o outro, a dificuldade de adaptar a pedra era grande. Segundo os filhos de caindinha, já estavam estudando andar com um bornal  de pedra de vários tamanhos para regular o banco. Tá pensando que é brincadeira? É sério!

É assim meus amigos. Estão levando nossa saúde na brincadeira, mas o negócio é sério. Essa administração está brincando de administrar e o povo é quem paga a conta e, paga caro. Enquanto para ambulância do município tem uma pedra calçando o banco, para a Van que transporta os passageiros para Natal, teve de aluguel no ano passado, R$ 129.000,00. Esse valor dava pra comprar a mesma Van, zero quilômetro e ficar como um bem para o município. Mas, o prefeito preferiu pegar o dinheiro que ele diz que ia gastar com o carnaval e gastar num bem particular e deixar o que é do povo, se acabando com uma pedra. Acorda Upanema, só tem artista!

18 de janeiro de 2016

O LIXO EM MINHA RUA

Depois que o blog denunciou o abandono que está o bairro Pêgas, mostrando apenas duas ruas, moradores e leitores do nosso blog resolveram mandar via Watsapp, fotos do lixo que toma conta de toda cidade de Upanema. Essa é mais uma demonstração de que não estamos inventando nada nem estamos mentindo. O povo está vendo que Upanema está indo de mau a pior e o atual governo insiste em tentar jogar desculpas ao vento enquanto o povo sofre com o lixo na sua porta. Moradores das ruas Lucas Carlos, Manoel Carlos e Vasco da Gama, enviaram imagens. Veja:








É bem verdade que vários moradores insistem em jogar lixo, poda e entulho em dias que o recolhimento deveria passar. Mas, essa conversinha pra boi dormir não cola mais. Tem lixo acumulado nas ruas desde o ano passado, segundo uma moradora. O calendário divulgado pela secretaria de Urbanismo não passe de um enfeite. Já provamos várias vezes que o caminhão da poda não passa no período que está marcado. Portanto, essa é mais um engodo dessa administração. Não sou eu que está dizendo nem mostrando, é o povo. Por falar em povo, estou vendo um movimento popular crescer, sem precisar vir liderança, nem políticos. O movimento é de indignação popular, ou seja, o povo está se revoltando e botando a boca no trombone contra essa administração. Engana-se que são só os que votaram contra Jairo. São ex-eleitores dele também! 

A união das forças começa a se desenhar com o objetivo de fazer uma mudança em quem prometeu mudança, mas esqueceu de avisar que era mudança pra pior.

O eleitor upanemense botou, o eleitor upanemense tira!

NÃO TEM CARNAVAL, MAS SUJEIRA TEM DE MONTE

Numa tentativa de arranjar mais uma desculpa para justificar a não realização da maior festa popular de Upanema, que gera ocupação e renda para centenas de pessoas e movimenta a economia local, o prefeito joga ao vento a desculpa de que vai investir o dinheiro do carnaval nos serviços básicos do município, leia-se saúde, educação, iluminação, limpeza pública etc. O ano passado ele alegou que não iria fazer o carnaval para dar prioridade a folha de pagamento e disse que iria compensar com uma grande festa de emancipação política. Pois bem. A festa de emancipação política foi a pior da história, desde que a prefeita Maristela resgatou o evento. As escolas não desfilaram e inventaram de botar umas bandas rodando feito baratas tontas pelas ruas escuras de nossa cidade. O pagamento do funcionalismo foi cumprido entre aspas. O próprio prefeito confirmou no programa de rádio, que os cargos comissionados não receberam o décimo terceiro salário e que isso só ocorrerá agora em janeiro. Ou seja, não fez o carnaval e não cumpriu com o que disse que ia fazer.

Hoje, vamos mostrar que o prefeito está dizendo uma coisa e fazendo outra, no que se refere a limpeza pública. O bairro Pêgas é o mais populoso de nossa cidade e o que mais sofre com a sujeira e o abandono dessa administração. Lama, mato, ruas esburacadas e lixo tomam conta daquele local. Alguns maldosos dizem que a atual administração fecha os olhos para o bairro em virtude de praticamente ter sido o ex-prefeito Jorge Luiz que construiu o mesmo. Claro que não é isso. O atual governo fecha os olhos pela incompetência e ao mesmo tempo sabedoria. O centro e as avenidas principais estão todas limpinhas, para o visitante de passagem ver. Agora, os bairros mais afastados, abandono geral.

Veja abaixo as fotos tiradas ontem, domingo, ou seja, no mínimo esse lixo não foi retirado desde sexta passada, que é o dia que eles divulgam que é a retirada das podas e entulhos. Aí, não vai ter como botar culpa no povo, pois tem mato seco que com certeza tem mais de semanas ali. É uma vergonha meus amigos. Dei uma volta rápida por duas ruas, isso mesmo, duas ruas e veja o que encontramos:













Então meus amigos, a história de que os serviços essenciais estão sendo mantidos é mentira. Quer dizer, retiro o que eu disse. Pode ser que esteja sendo mantido a contento no centro, mas nos bairros afastados ele passa longe do ideal. Se alguém tem alguma dúvida, é só dar uma passadinha no bairro. Veja se o prefeito tá falando a verdade. Nem carnaval, nem limpeza, o problema é a péssima gestão dos recursos públicos que está acabando com nossa cidade. O povo não acredita mais na sua conversa prefeito. O senhor vai deixar de fazer o terceiro carnaval e Upanema não melhorou em nada. A culpa não é do carnaval, é sua mesmo!