RADIO SABORES DA SERRA

25 de janeiro de 2016

AGRICULTORES COBRAM O CORTE DE TERRAS

Os agricultores de Upanema não aguentavam mais esperar pelas chuvas. A seca castigava com a falta de água para consumo humano e animal, além do pasto para os animais. Mas, as chuvas também trazem uma oportunidade única, que é o plantio de grãos para subsistência de centenas de famílias.

Nos últimos anos, a prefeitura vinha fazendo um trabalho de apoio importantíssimo para os agricultores. O programa de corte terras ganhou um incremento muito grande, com a contratação de tratores particulares e ajuda para conserto de tratores de associações rurais. Na gestão do ex-secretário Aisamaque Dályton, Upanema teve o maior corte de terras de nossa história. Hoje, Aisamaque é vereador e nos procurou para denunciar o descaso da PMU com o agricultor.

Segundo o vereador, as chuvas iniciais desse ano não estão sendo aproveitadas para o corte de terras por parte da PMU. Os tratores da prefeitura são insuficientes e a atual administração só agora iniciou o trabalho de cadastro dos agricultores. Além disso, os tratores particulares estão sendo contratados por agricultores que não querem perder o pouco tempo que as chuvas aparecem na nossa região. Mas, a grande maioria não tem condições de pagar esses tratores. Para completar a situação preocupante, o vereador também informa que os tratores das associações rurais também estão em sua grande maioria, quebrados e com isso, as terras não estão sendo preparadas para o plantio. “É um absurdo o que estamos vendo por parte da PMU. Eles não se prepararam para o período invernoso. Só agora estão entregando as fichas para os agricultores solicitarem o corte de terras. Na época em que éramos secretário, esse planejamento acontecia em setembro, junto com o Garantia Safra”, disse.

A denúncia do vereador corrobora com uma impressão que tive quando o prefeito foi anunciar que não faria o carnaval, na rádio Liberdade. Quando perguntado sobre o corte de terras, o prefeito gaguejou. Veio com previsões astrológicas e meteorológicas de que o inverno só se consolida em fevereiro. Eu fiquei de orelha em pé. Imaginei logo que essa conversa é de quem ia tentar empurrar o máximo pra frente o corte de terras. Taí o resultado.

O vereador Aisamaque tem razão em estar preocupado. Quando dá pra um prefeito que é Agrônomo de formação, dizer que com o dinheiro do carnaval ele ia fazer açudes e barreiros nos próximos dias, vocês vêem o tipo de gestor que temos. É claro que não tem lógica você fazer açude no período invernoso. Isso era pra ter sido feito antes. "Isso não tem lógica. Fazer açude no inverno é coisa que o agricultor não consegue entender, nem acreditar", afirma o vereador. O povo não acredita nas promessas do prefeito, imagine em suas previsões.

Os agricultores e suas associações tem que pressionar o secretário de Agricultura, o prefeito, para que as ações cheguem de forma urgente. O corte de terras é pra ontem, pois o inverno já chegou . Se não pressionarem, o prejuízo poderá ser incalculável para o homem do campo.


9 comentários:

Anônimo disse...

porque essemesmo vereador não conse nada com seu partido sua senadora so faz falar do prefeito vereador sem ação aliado da presidenta e não faz nada de concreto tai um problema bom a morte destes peixes o senhor tem que botar na mente que voce não e oposição não o senhor e poder o seu partido e quem manda no pais

Anônimo disse...

Esse prefeitinho teve a audaçia. de dizer que nao ganhol pra fazer carnaval tamben passol a campanha toda dizendo que ia revitalizar o carnaval tai o resultado

Anônimo disse...

ELE tbm ganhou dizendo q iria melhorar a saude e a educação,e até agora naaaaaadaaaa.Nos professores,só tem dado lapada com o tal do piso!

Anônimo disse...

vote em jairo de novo upanema eu quero e mais lapada nesse povo eu acho e pouco

Anônimo disse...

Eu nao voto mais nao ele pediu so uma çhançe

Anônimo disse...

Por falar em Piso, 27 de Janeiro e ninguém fala nada, não se vê protestos, o que está acontecendo?

Anônimo disse...

PUBLIQUE O QUE A GENTE POSTA,CANALHA.

Anônimo disse...

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?LAPADA NOS PROFESSORES!KKKKKK

Anônimo disse...

bicudos,vão chupar o sangue de outro...... Luiz JAIRO NÃO VEIO AQUI PRA DÁ SANGUE PRA PARASITA NÃO.