RADIO SABORES DA SERRA

31 de maio de 2010

Quem avisa, as vezes amigo é, as vezes é incompreendido...

Não pensei que o alerta que fiz aqui nesse blog a respeito de usuários e “vendedores” de internet pirata em nossa cidade, pudesse causar tanto reboliço. Teve gente que pegou ar. Não entendo o motivo, afinal eu estou apenas avisando o que vem por aí, apesar de alguns duvidarem e ainda desdenharem da função da Anatel. Eu também duvidava, quando fazia parte das rádios aqui de Upanema, antes da legalização. Se vocês não se lembram, a Anatel e policiais federais vieram aqui em Upanema umas quatro vezes. Portanto, não duvidem que eles venham e pensem que eles têm mais o que fazer, pois eles fazem é isso mesmo. Depois não digam que não avisei.

Ahh, Já ia me esquecendo... Parece que mais ou menos 20 usuários que tinham internet pirata não está pagando pra ver. Eles já baixaram suas anteninhas depois de nosso alerta.

Audiência Pública

A Prefeita Municipal de Upanema/RN, Sra. MARIA STELLA FREIRE DA COSTA, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no art. 9º, § 4º, da Lei Complementar Federal nº 101/2000, torna público que fará realizar Audiência Pública, no dia 31 de maio de 2010 (Segunda-Feira), às 15h00min, no auditório da Câmara Municipal de Upanema, sito a Rua João Francisco nº 112, bairro Centro, Upanema/RN, com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do Município de Upanema, referente ao Primeiro Quadrimestre de 2010.

28 de maio de 2010

Cledinaldo aos poucos vai se adaptando a nova realidade do futebol

O leitor Lannúvio Bezerra mandou-nos recentemente um e-mail perguntando sobre o jogador upanemense Cledinaldo, que atualmente joga em Trinidad e Tobago. Como filho de Upanema, acredito que a curiosidade de Lannúvio é a mesma de muitos upanemenses que querem ver o sucesso de nossos conterrâneos em qualquer parte do mundo. Pois bem. As informações que temos, vem basicamente da internet, pois as “dificuldades telefônicas” ainda são grandes. Pelos resultados obtidos até agora, Cledinaldo está se saindo muito bem. Seu clube, o W Connection está em segundo lugar no campeonato nacional, com 7 pontos em 4 rodadas. Cledinaldo, já marcou 4 gols, apesar de começar entre os reservas e somente a partir do jogo de amanhã, começará como titular. Se pelo lado futebolístico Cledinaldo está se saindo bem, a língua, a cultura e alimentação são as principais barreiras enfrentadas pelo atleta upanemense. Cledinaldo nos contou que as dificuldades ainda existem, mas ele aproveita pra dizer que isso é do menos. Cledinaldo não falou a respeito, mas temos informações de que um dos principais fatores para enfrentar essas dificuldades é o bom e velho salário em dia. Segundo Onildo Bezerra, vice-presidente do Upanema Futebol Clube, Cledinaldo recebeu o seu primeiro mês de trabalho e já depositou dinheiro para sua família que ficou aqui em Upanema. O que parece ser algo simples para a maioria, na verdade é uma vitória para esse jovem de 22 anos que se estivesse aqui em Upanema poderia estar desempregado ou trabalhando de moto-táxi.

O jogo de amanhã é contra o principal clube do país, o Joe Public e, uma vitória com gol de Cledinaldo será importante para o atleta upanemense.

Prefeita de Upanema participa de congresso nacional da área de saúde


A prefeita de Upanema, Maristela Freire, está participando do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência, que acontece na cidade gaúcha de Gramado. O evento começou no dia 25 e encerra-se hoje, com o tema: "SUS no Século XXI: Direito à Saúde e Meio Ambiente". O Congresso Anual do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) reúne, presencialmente, secretários e secretárias municipais de Saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de saúde de todo o Brasil para discutir e trocar experiências, com o objetivo principal de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Congresso conta ainda com a Feira Aqui tem SUS, onde são montados estandes de diversas instituições que expõem suas experiências e mecanismos de interação tanto com os organismos ligados ao SUS quanto com os cidadãos.

Maristela Freire disse que o evento contou com a presença de várias autoridades na área da saúde e palestras importantíssimas para os gestores municipais. Uma prova da importância do evento foi a presença dos três pré-candidatos a presidência da república, José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva.




FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

27 de maio de 2010

Olha quem apareceu...

Após vários dias sem dar as caras, uma forte chuva está banhando o solo da cidade de Upanema neste momento. Chuva boa mesmo! Sem relâmpagos e trovões.

Funcionários municipais recebem a partir de hoje

A Secretaria de Finanças comunica que o pagamento do funcionalismo municipal referente ao mês de maio começa a partir de hoje. A antecipação do pagamento do salário dos funcionários municipais tem sido uma das marcas da administração da prefeita Maristela Freire. O salário de maio está sendo creditado nas contas dos funcionários das seguintes secretarias: Administração, Finanças, Gabinete, Agricultura, Turismo e Comunicação, Urbanismo e Ação Social.

A previsão é que o pagamento continue amanhã e seja concluído na próxima segunda-feira.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Sem comentários

Internet pirata em Upanema está com os dias contados

Uma fonte muita segura nos informou que em breve, mas muito breve mesmo, deverá estar chegando a Upanema, uma equipe da Anatel, acompanhada de policiais federais, com o objetivo de identificar quem está explorando, ou seja, revendendo internet de forma clandestina e automaticamente quem são os consumidores que usufruem do serviço pirata. A denúncia será feita ao órgão nos próximos dias, segundo a fonte.

Quando o indivíduo distribui Internet sem autorização, da Anatel ou mesmo da companhia telefônica ele está praticando crime por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações. (Lei 9.472/1997) e o cliente praticando crime baseado pela mesma lei no artigo 183:
Art. 183: Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
Pena: detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de 10.000,00 (dez mil reais).
Parágrafo único: Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.
Art. 184: São efeitos da condenação penal transitada em julgado:
I - tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime;
II - a perda, em favor da Agência, ressalvado o direito do lesado ou de terceiros de boa-fé, dos bens empregados na atividade clandestina, sem prejuízo de sua apreensão cautelar.
Parágrafo único: Considera-se clandestina a atividade desenvolvida sem a competente concessão, permissão ou autorização de serviço, de uso de radiofrequência e de exploração de satélite.

Segundo apuramos, apenas duas empresas estão habilitadas junto ao órgão responsável - Anatel - para operar em nosso município. São elas: Servpro e RN Lan. As ações de combate a pirataria estão acontecendo em todo o Brasil. Veja:

26 de maio de 2010

SMS apresenta relatório de gestão


A Secretaria Municipal de Saúde apresentou ontem ao Conselho Municipal de Saúde o relatório de gestão referente aos anos de 2008 e 2009. Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

A presidente do conselho, secretária Conceição Medeiros foi quem coordenou a apresentação, que é obrigatória e permite que os municípios continuem recebendo recursos do Governo Federal. Um grande número de conselheiros participou da reunião. No final, todos os representantes aprovaram o relatório por unanimidade. A secretária de Saúde informou que o relatório foi enviado hoje para a Secretaria Estadual de Saúde, em Natal.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Promotor diz que Justiça não está inerte com o descaso da TIM em Upanema

Conversamos hoje pela manhã com o Promotor de Justiça do nosso município, Daniel Guerra. Fomos conversar a respeito do andamento da Ação Civil Pública imposta pelo Ministério Público contra a empresa de telefonia móvel TIM. O representante do MP disse que o processo ainda continua “rolando”, mas o MP não está inerte e vem conseguindo vitórias, explica. Ainda segundo ele, a multa de R$ 5.000,00 para dia de descumprimento da decisão de resolução dos problemas do sinal em nosso muncipío, ainda está valendo. A multa foi estabelecida pela Justiça de Upanema desde o dia 28 de agosto de 2009. Para o promotor, a multa parece não ser um problema para a empresa. “O próximo passo será o pedido de prisão, pelo que eu estou vendo”, afirmou.

Na Fórum municipal Desembargador Wilson Dantas, colhi a informação de que nos próximos dias deverá haver uma reunião de instrução, pedida pelos advogados da TIM.

25 de maio de 2010

Grêmio Estudantil Aldo Felinto

Recebemos ontem com muita satisfação uma equipe do Grêmio Estudantil da Escola Estadual José Calazans Freire, que homenageia o ex-professor Aldo Felinto. A equipe liderada pelo jovem Edinael Castro tem desenvolvido um grande trabalho a frente daquela instituição estudantil. Cheio de boas idéias e vontade de ajudar aos estudantes locais, o grupo se prepara para realizar um grande evento em agosto desse ano. Em breve voltaremos com mais informações.

Amor de mãe

24 de maio de 2010

Ofício para a direção da rádio Liberdade


Nota de esclarecimento a população de Upanema

Internet banda larga não chega às escolas

MAGNOS ALVES
Da Redação

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), 362.801 estudantes, de 563 escolas públicas, já acessam Internet banda larga nas unidades escolares do Rio Grande do Norte.

Porém, na prática, a realidade está bem diferente do que se pensa lá em Brasília (DF).

A verdade é que na maioria das escolas públicas os alunos não conseguem acessar internet e por vários motivos.

Em algumas escolas, a Internet chegou, mas não existem computadores; em outras, existem os computadores, mas a Internet não funciona; em outros casos; a Internet já foi instalada, os computadores já foram entregues, mas as escolas não têm uma sala para instalar o laboratório de informática.

Na Escola Estadual Tenente Coronel José Correio, em Assú, por exemplo, a sala está pronta, os computadores estão à disposição dos alunos e da comunidade escolar, mas a Internet não funciona.

Segundo a supervisora da escola, os técnicos da Positivo, empresa responsável pela instalação dos computadores, ficaram de voltar, mas "até o momento não deram as caras".No município de Upanema, três escolas já deveriam contar com a Internet, mas nenhuma das três oferece o serviço a seus estudantes com excelência.

A situação melhor é encontrada na Escola Estadual José Calazans Freire, onde o laboratório está montado e a internet já está instalada. O problema é que a maior parte dos computadores não está funcionando. De acordo com a vice-diretora do Calazans, Leonildes Sobral Dantas, o problema é no roteador que não está funcionando. "A escola já conta com internet banda larga há quase um ano", declarou.

Na Escola Municipal Professora Maria Goreti de Carvalho Macedo se constata um verdadeiro desperdício. Os 18 computadores do programa e outros equipamentos (como uma impressora a laser) ainda estão em suas caixas em uma sala que virou depósito.

O diretor da escola, Francisco Severino da Silva, informou que a Positivo deixou os computadores, mas esqueceu de deixar o modem, equipamento que fornece Internet aos computadores. "Acho que eles se enganaram e deixaram um computador a mais no lugar do modem", explicou, referindo-se ao fato de a escola ter direito a 17 computadores e a empresa ter deixado 18.

Severino lamentou a situação: "é um grande desperdício esses computadores parados aqui nessa sala. Não podemos usar nem mesmo a impressora para imprimir as provas dos estudantes porque os técnicos da empresa informaram que se a gente usar o equipamento perde a garantia".

A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti vive situação oposta. Lá, a Internet já está funcionando, mas não existem computadores para os estudantes acessá-la.

O único computador que existe na escola está quebrado e para fazer uso da Internet os professores usam notebooks.

A vice-diretora do Alfredo Simonetti, Ana Cléia Sobral, disse que a empresa que instalou a internet não justificou a ausência dos computadores. "Mesmo que a gente tivesse recebido todos os aparelhos, não teríamos onde instalá-los", observou Ana, referindo-se à falta de salas na escola.

As constatações feitas nas escolas visitadas de Assú e Upanema mostram que os estudantes potiguares continuam excluídos do mundo digital, apesar do poder público dizer o contrário.

Fonte: Jornal de Fato

Futebol de Upanema se destaca na região

MAGNOS ALVES
Da Redação

Quase todos os brasileiros crescem sonhando em ser jogador de futebol, mas o caminho até o futebol profissional é longo e árduo, especialmente para os jovens que saem do interior.

No município de Upanema não é diferente. Os meninos crescem em meio ao futebol, sonhando em viver da bola. Sonho que tem se tornado mais possível graças à criação do Upanema Futebol Clube em 2006.

Os mentores do time escolheram o ex-atacante Vivi, com passagem pelo futebol mossoroense e artilheiro na Paraíba, para tocar o projeto.

Vivi desembarcou em Upanema em 2006 e, desde então, o futebol na cidade vem crescendo, tanto em resultados dentro de campo, quanto na revelação de jogadores.

No ano passado, o time foi vice-campeão da Copa Oeste e há poucos dias conquistou o título do campeonato Sub-20 promovido pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), vencendo o Potiguar na final.

Vivi destacou que o apoio da prefeitura tem sido fundamental para que o Upanema tenha se destacado em competições disputadas na região. "A estrutura que foi criada coloca o Upanema à frente de vários municípios", afirmou.

Vivi lembrou que a decisão de colocar o time em várias competições foi tomada para mostrar o talento dos jogadores da cidade em vários lugares, "já que a cidade sempre teve bons jogadores, mas que não eram vistos por ninguém e, portanto, não tinha nenhuma chance de seguir no futebol".

Essa realidade mudou depois que o time disputou o campeonato estadual da segunda divisão, as Copas Vale e do Oeste, além de várias competições de base.

O resultado pode ser sentido em campo neste ano com a participação de vários jogadores criados no time no campeonato estadual da primeira divisão.

Atualmente, Vivi trabalha com 70 meninos. Boa parte se prepara para mais uma competição: o campeonato sub-17 da LDM.

São meninos que sonham com a carreira profissional, como Ackson, que, apesar dos 17 anos, já é bastante experiente e aguarda apenas uma oportunidade para mostrar seu futebol num clube onde possa seguir carreira. "Quero seguir o caminho de Diego, Wendel, Cledinaldo", declarou Ackson, citando alguns jogadores revelados pelo Upanema.

Upanema já tem resultados concretos

O trabalho desenvolvido pelo Upanema Futebol Clube já apresenta resultados concretos. Vários jogadores que começaram no time desfilaram seu futebol no campeonato potiguar da primeira divisão deste ano. Um exemplo são os times de Mossoró, que não relutaram em buscar jogadores na cidade vizinha.

O Baraúnas contratou o futebol do goleiro Wendel e do meia Diego. O primeiro começou como reserva, mas terminou o campeonato como um dos principais jogadores do Leão do Oeste, enquanto que o segundo foi titular durante toda competição.

O Potiguar foi mais além e contratou três jogadores que levaram o Upanema ao vice-campeonato da Copa Oeste do ano passado: os laterais Magno (direto) e Yure (esquerdo) e o atacante Cledinaldo.

Os laterais não nasceram em Upanema, mas desenvolveram seu futebol na cidade, enquanto que o terceiro é fruto da casa.

Magno foi escolhido como o segundo melhor lateral-direito do campeonato estadual e Yure uma das revelações, depois de marcar gols importantes.

Já Cledinaldo preferiu se transferir para outro país, indo jogar no futebol de Trinidad e Tobago, onde está até hoje.

O meia Diego destacou que a construção do estádio e a criação do time foi fundamental para sua formação como jogador. Ele lembrou que antes jogava em mini-campos de areia e não aparecia para ninguém. "Com a criação do time, passei a jogar em vários lugares e a ser visto por outros times", ressaltou.

Diego afirmou que outros meninos de Upanema podem se destacar e despontar no futebol. "Basta que eles se dediquem e acreditem", observou, acrescentando que o time também deve melhorar sua estrutura, oferecendo material esportivo melhor e também ajuda de custo para os meninos que estão começando.

Fonte: Jornal de Fato

22 de maio de 2010

UFC estréia com vitória no campeonato sub-17 de Mossoró

Upanema FC fez hoje a sua estréia no campeonato mossoroense de futebol, categoria até 17 anos. A primeira partida não poderia ter sido melhor, já que nosso time goleou o time do Salinista pelo placar de 4x0. Segundo Onildo Bezerra, vice-presidente do clube o placar não refletiu o que foi o jogo, pois o time upanemense poderia ter feito muito mais. Até pênalti nossa equipe perdeu, mas no final, o resultado e o volume de jogo agradaram a todos. Os gols foram marcados por Bruno, duas vezes, Rodrigues e Diego. O destaque fica para o garoto Bruno de 15 anos, que é filho do técnico Vivi. Pelos gols e pelo trabalho apresentado nos treinos, Bruno demonstra que tem futuro.

Durante a semana pude observar os treinos dessa nova safra. Pelo que vimos, Upanema terá uma grande equipe daqui a uns 3 anos. Garotos com bom porte físico e habilidade. Essa também é a opinião do técnico Vivi, com quem conversamos durante a semana. Lembrando que ainda temos a safra do sub-20 que foi campeã este ano em Mossoró.

João Maia garante obra da BR-110 em depoimento a Blog

O deputado federal João Maia (PR) entra em contato com o Blog. Fala sobre obra (tão esperada) da BR-110 (Mossoró-Upanema-Campo Grande).


O assunto foi objeto de postagem desta página, em face de atraso em processo licitatório (AQUI).

João pronuncia-se desta forma abaixo:

Carlos,

Eeu me informei com o DNIT. A 110, famosa "estrada do sa\" está assegurada. O edital de licitação está publicado e os recursos assegurados.

É que Carlos, infelizmente, no Brasil, desfazer é fácil. Fazer é uma pedreira.

Abraço.

João Maia.
 
FONTE: Blog de Carlos Santos

21 de maio de 2010

Famílias carentes são beneficiadas com alimentos

Em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, a Prefeitura de Upanema está distribuindo alimentos para famílias de baixa renda, que tenham crianças desnutridas, gestantes e sob risco nutricional. A distribuição irá beneficiar cerca de 500 famílias da cidade e zona rural, com feijão e farinha (doados pela CONAB) e óleo, arroz e açúcar (doados pela PMU). O trabalho de distribuição foi acompanhado pela prefeita Maristela Freire, nesta semana, nas comunidades de Brejinho, Independência e Atoleiro. A perspectiva é de que na próxima semana comece a distribuição para as famílias aqui da cidade.







FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Panfletagem e caminhada marcam o encerramento da Semana de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A partir das 16:00h

Conselho Tutelar promove palestra sobre o combate a exploração sexual infantil

Dentro da programação das atividades que a Secretaria de Urbanismo e Ação Social está realizando essa semana em alusão ao dia nacional de "Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" o Conselho Tutelar do nosso município tem um papel importante nesse momento. Com a firmação dessa parceria: secretaria/ conselho, os trabalhos ficaram mais grandiosos, resultando numa valia mais positiva não apenas para as crianças e os adolescentes mas também para os pais e responsáveis dos mesmos, já que os assuntos e temas abordados nas palestras, foram de conveniência e interesse de todos.

Nesta terça feira (18/05/2010) aconteceu na SUAS uma palestra sobre "As Atribuições do Conselho Tutelar no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", que de acordo com a expectativa, o resultado foi bastante positivo, podemos destacar a participação da adolescente Flávia Gonçalves, 13 anos, que através de perguntas, despertou interesse em saber as atribuições, demandas, e resoluções do Conselho. Ela realizou diversas perguntas aos membros do Conselho aos quais a atenderam satisfatoriamente.

Os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes também participaram com bastante concentração e reflexão sob seus deveres como cuidadores desse público. A Palestra no dia 19/05/2010 (quarta feira) foi ministrada pelo Psicólogo Manoel Jonas e teve a participação da Assistente Social Alecsandra Praxedes, fazendo a introdução.


FONTE: SUAS

Espetáculo teatral retrata cotidiano infanto-juvenil

Maria de todos os dias. Esse é o título da peça encenada nesta quinta-feira (20/05/2010), pelas crianças e adolescentes que participam dos programas e projetos sociais de Upanema. Eles levaram com muita competência e talento uma mensagem para uma platéia composta pelos alunos das escolas locais que também souberam dar seu recado através do reconhecimento demonstrado pelos aplausos.

A peça retrata um cotidiano infanto-juvenil dramático, enfatizando a problemática do abuso e da exploração sexual com um desfecho reivindicatório e patriótico, pois na finalização o hino nacional é exaltado.

Os atores e atrizes mirins souberam dá seu recado. Américo Oliveira, instrutor e diretor da peça, avaliam seu trabalho a partir do nível de participação e colaboração que esses jovens podem oferecer para o despertar do protagonismo de transformação e crescimento pessoal deles, hoje pequeninos amadores, mas. . . Quem sabe, grandes profissionais no futuro.

Este evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Wilneran Cabral em Upanema - RN.

FONTE: SUAS

20 de maio de 2010

Lula assina projeto que protege prefeituras de perdas do FPM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (20), mensagem que encaminha ao Congresso Nacional projeto de lei que garante que as prefeituras receberão num ano, a título de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no mínimo o que tiveram no ano anterior. Com isso, a receita de FPM das prefeituras estará protegida de variações conjunturais e, dessa forma, dará mais previsibilidade, estabilidade e condições de planejamento aos municípios.

O FPM é abastecido com uma parte da arrecadação federal do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Quando a economia desacelera ou o governo adota medidas de desoneração daqueles impostos, a arrecadação de ambos pode cair e, portanto, diminui também o FPM. Foi assim em 2009, por conta da crise financeira internacional.

Na ocasião, para ajudar os municípios a enfrentar problemas de caixa, o governo federal já adotara o procedimento de garantir que o repasse de FPM de 2009 não seria menor que o de 2008: injetaria recursos adicionais ao FPM. É esse procedimento que, agora, propõe perenizar, com o projeto enviado ao Congresso.

A proposta foi anunciada pelo presidente no encerramento da XIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. No evento, ele também assinou mensagem que manda ao Congresso outro projeto de interesse das prefeituras: proposta que transforma o Comitê de Articulação Federativa (CAF) em órgão de assessoramento presidencial.

O CAF é um espaço de diálogo e pactuação entre o governo e os municípios criado por decreto em 2003. A mudança proposta dá mais força política ao comitê. A existência dele estará prevista em lei, não apenas em decreto. E o órgão fará parte da estrutura básica da Secretaria de Relações Institucionais.

O CAF vai articular e estratégias entre as esferas federal e municipal de governo para implementar ações e aprimorar relações federativas. Será presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e terá por mais 36 membros: 18 federais e 18 municipais.



Com informações da assessoria de imprensa da Presidência da República.

Licitação da BR-110 é adiada mais uma vez; Superintendente diz que obra começa ainda este ano

Mais uma vez, a licitação para construção da BR-110 no trecho que liga os municípios de Mossoró/Upanema/Campo Grande foi adiada. A data prevista para a licitação foi remarcada para o dia 11 de junho, uma sexta-feira. A nova mudança já foi publicada no Diário Oficial e a informação também foi repassada ao blog do Anax, pelo Superintende Adjunto do DNIT, Gledson Maia. Ele informou que o adiamento se deve a problemas administrativos. “Estamos corrigindo algumas falhas que encontramos processo licitatório. O adiamento é normal, pois o valor da obra é grandioso, 90 milhões de reais e isso gera muitos documentos, muitos cálculos, orçamento, etc. Não podemos deixar brechas para erros no edital, se não perderemos tempo com recursos”, explica.

Perguntamos sobre a possibilidade dessa obra não ser iniciada esse ano. Gledson Maia afirmou que não há possibilidade dela não iniciar ainda este ano. Segundo ele, o que está acontecendo são problemas administrativos que não influirão no início da obra. “Essa obra é irreversível! Já temos o projeto e o dinheiro em conta, não existe possibilidade de não começar esse ano”, afirmou o superintendente.

Outra pergunta feita ao Superintendente Adjunto do DNIT foi sobre a legislação eleitoral impedir que a obra inicie no período da campanha. Ele explicou que isso não é possível, pois a obra não é conveniada e que os recursos são do DNIT. “O DNIT não pode ficar parado no período da campanha. A obra vai ser iniciada sim, este ano”, afirmou.

Gledson Maia ainda aproveitou a oportunidade para pedir que disséssemos a população de Upanema que ela pode ficar tranquila que a obra vai ser iniciada ainda este ano. “Essa obra não é mais sonho, é realidade”, afirmou.

Secretaria de Obras conclui reposição de lâmpadas na cidade

Upanema é um dos poucos municípios do estado onde a prefeitura é responsável pela manutenção da iluminação pública. Em outros municípios, é descontada na conta de luz do consumidor, uma taxa (Taxa de Iluminação Pública – TIP), com o objetivo de dar a manutenção da iluminação da cidade. Para não onerar o consumidor upanemense, a prefeitura vem assumindo para si essa responsabilidade. Esta semana, deverá ser concluída toda a reposição de lâmpadas dos postes da cidade e algumas da zona rural. A informação é do secretário de Obras do município, Valmir Aquino. Além das lâmpadas, alguns sensores e reatores – partes que compõem o kit de iluminação – também estão sendo trocados. Em média, o kit completo custa R$ 120,00, sendo que a maioria dos postes precisa dessa troca, devido o grande desgaste apresentado.

Com relação a colocação de novos “braços de luz” em postes que ainda não possuem o equipamento, Valmir explica que já foi solicitado a COSERN a liberação para ampliação da rede, mas informações adicionais foram pedidas ao município. Na próxima semana, uma equipe da secretaria de Obras deverá ir até Natal, para entregar em mãos estas informações e com isso, dar prosseguimento a ampliação da iluminação pública da cidade. “Sempre é bom ressaltar que esse trabalho é de inteira responsabilidade da administração da prefeita Maristela Freire. Dentro da nossa realidade financeira estamos trabalhando para deixar a cidade sempre iluminada”, finalizou o secretário.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

19 de maio de 2010

Festa do Esporte anuncia suas atrações

O promotor de festas Dequinha Bezerra nos comunicou ontem ao blog do Anax, que já decidiu qual será a atração principal da Festa do Esporte 2010. Trata-se do cantor Edson Lima e a banda pernambucana Gatinha Manhosa. Edson é ex-integrante e fundador da banda Limão com Mel. Edson Lima já emplacou diversos sucessos com a nova banda: "História de amor", “O inverno acabou”, "Eu te amo", "120...130...Tenho Pressa de Chegar", “Sou ou não sou”, "Se Você Quiser Voltar", "Morrer de Amor". Sem dúvida uma grande atração para a festa que este ano pretende inovar. Em breve teremos mais informações.

Caos na comunicação

Parece que não é só Upanema que sofre com o descaso da TIM. Natal está desde as primeiras horas da manhã, sem comunicação através das operadoras TIM, Vivo e Claro. A vantagem é que deverá voltar ao normal, já aqui...

Roçadeira Manual proporciona mais agilidade na limpeza do mato da cidade

O trabalho de limpeza do mato nas ruas e entradas da cidade tem se intensificado após o período invernoso. Essa é a informação passada pelo secretário de Obras, Valmir Aquino. Segundo ele, a limpeza está sendo executada por aproximadamente 10 homens, que já estão trabalhando no bairro Pêgas, nas proximidades dos novos conjuntos habitacionais da cidade. O trabalho está gerando ocupação e renda para pessoas da comunidade, mas para dar mais agilidade ao processo, a Prefeitura de Upanema adquiriu esta semana uma Roçadeira Manual. O novo equipamento já está sendo utilizado na limpeza do mato das margens da BR-110 na saída para Mossoró. A versatilidade do equipamento permite que uma grande área seja limpa em menor tempo.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Violência escolar atinge colégios de Upanema

O blog do Professor Josiel Gondim relata a difícil realidade escolar por que passa os colégios do município, diante da violência. Todos os dias, chega-nos informações de casos de violência envolvendo alunos - em sua grande maioria crianças. A violência atinge os colégios da rede estadual e municipal. Hoje, pudemos observar in loco um desses casos. Quando vinha para o trabalho, passei em frente ao colégio Maria Gorete e pude ver um garoto de no máximo 10 anos, com duas "pedrinhas" de mais ou menos 300g cada. O garoto já estava do lado de fora do colégio e aparentava ter sido expulso do mesmo. Revoltado, ele atirou a duas pedras para dentro do colégio. Não tenho informações se atingiu alguém, mas adianto que se pegou é capaz de fazer um estrago grande. A cena foi observada por dezenas de colegas e o coordenador do colégio, que o máximo que pode fazer foi reclamar com a criança. Que triste realidade.

18 de maio de 2010

Pesquisa estimulada aponta Rosalba Ciarlini na frente com 49%

A primeira pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte, realizada pela Vox Populi e publicada TV Band Natal na noite desta terça-feira (18), aponta, na estimulada, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) com larga vantagem sobre os demais concorrentes. Ela aparece em primeiro lugar com 49%.

Praticamente empatados em segundo lugar, a pesquisa traz o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) com 16% e o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) com 15%. Mesmo somando a pontuação do pedetista e do pessebista - total 31% - não é possível bater a democrata.

A pesquisa aponta ainda Miguel Mossoró (PTC) com 2%, Sandro Pimentel (PSol) com 1% e Simone Dutra (PSTU) também com 1%.

A pesquisa Vox Populi/ Band ouviu 700 pessoas, em 33 municípios potiguares, entre os dias 8 e 12 de maio.
FONTE: Nominuto.com

17 de maio de 2010

Fotos da festa do dia das mães do Alfredo Simoneti





FONTE: Blog do Professor Dário Alessandro

14 de maio de 2010

Conquista do Upanema FC motiva garotos para a prática do futebol

O efeito da conquista da Taça Cidade de Mossoró de Futebol, pela equipe do Upanema FC está demonstrado nas imagens apresentadas nessa matéria. Desde a última segunda-feira, dezenas de jovens entre 13 e 17 anos se apresentaram para treinar no estádio Freirão, sob os cuidados do técnico Vivi. Para o treinador da nossa equipe, foi uma surpresa a quantidade de garotos dispostos a participar do grupo que em breve deverá disputar novas competições. Onildo Bezerra, coordenador de esportes da Prefeitura de Upanema mostrou sua satisfação ao ver mais de 50 garotos treinando e se esforçando para conseguir uma vaga nas equipes. “Não programamos nada. Apenas conversamos com alguns garotos que teríamos uma reunião com a prefeita na próxima semana para vermos a possibilidade de participarmos do campeonato mossoroense de futebol, na categoria sub-17”, afirmou. A possibilidade de participar da equipe, aliada a recente conquista do sub-20 motivou os garotos. “Agora temos um problema saudável, ou seja, não temos vagas para todos, mas ao mesmo tempo não podemos deixar de dar oportunidade para que eles continuem no esporte”, explica o técnico Vivi.

O investimento do poder público municipal tem sido fundamental para que o trabalho seja feito com os garotos, afirma Onildo Bezerra. Mas, segundo ele, faz-se necessário mais apoio de outros órgãos públicos, da iniciativa privada, dos pais e da população em geral. O coordenador explica que o apoio não necessariamente deve ser em dinheiro. O apoio moral, com a visita aos trabalhos que estão sendo feitos, prestigiar as competições que a equipe disputa, entre outras atitudes simples contribui para o sucesso do trabalho, além de dar ânimo a comissão técnica, diretoria do clube e atletas. “Nos orgulhamos quando chega a Copa Oeste ou outra competição mais comentada e vemos que o time tem vários filhos da terra. Só que muitos se esquecem que eles só estão lá graças ao trabalho de base que estamos desenvolvendo hoje”, explicou.

A importância do trabalho desenvolvido pelo Upanema FC vai além da revelação de valores para o futebol. O trabalho social é outro fator importantíssimo para nossa sociedade. “Hoje temos 55 garotos praticando esporte e em um ambiente que gera saúde. Onde eles estariam agora se não tivéssemos esse trabalho?”, pergunta o coordenador de esportes. A preocupação de Onildo reflete o pensamento de muitos que apóiam os projetos do clube, no sentido de dar oportunidade aos jovens de praticar esporte e tirar os mesmos do caminho das drogas.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Consumidor upanemense não será mais beneficiado por "briga" entre revendedores de gás de cozinha

A venda do gás de cozinha aqui em Upanema está passando por um processo de “regulamentação” que sinceramente não tenho acompanhado muito bem. Parece-me que apenas uma empresa está podendo vender botijões em seu estabelecimentos, por atender a todas as exigências do Corpo de Bombeiros e órgãos responsáveis pela fiscalização dos mesmos. O Ministério Público de Upanema tem se mostrado bastante atuante nesse sentido, assim como o empresário que está apto a vender o produto aqui em nossa cidade.

Mesmo acompanhando de longe este caso, tenho visto que o consumidor era quem estava ganhando nessa “briga”. Antes dessa proibição da maioria dos estabelecimentos venderem o produto, o preço do gás aqui em Upanema era de R$ 35,00. Até a última segunda-feira, tinha um caminhão de uma empresa vendendo o botijão ao preço de R$ 29,00. O que parece ser o inverso da lei da oferta e da procura é facilmente explicável. Com “raiva”, os distribuidores de outras cidades, que não podem mais fornecer o gás a pequenos estabelecimentos, começaram a mandar seus caminhões carregados do produto e começaram a vender de porta em porta, com anúncios em carro de som e tudo mais. Era uma festa! De semana em semana o preço do produto foi caindo. Até que, segundo informações extra-oficiais, a venda em caminhões, como estava acontecendo, também está proibida. O motivo é o mesmo, ou seja, falta de documentos para a venda no município. De qualquer forma, a Justiça deve estar cumprindo a Lei, mas nesse caso o cidadão não agradece.

13 de maio de 2010

Prefeitura pavimenta mais de 10 ruas; Meta é pavimentar todas as ruas da cidade até o final do ano

A cidade de Upanema deverá terminar o ano com uma marca importante: todas as ruas deverão estar pavimentadas ou asfaltadas. O trabalho para executar tal feito já está sendo realizado nos novos conjuntos habitacionais da cidade e em ruas projetadas recém criadas. Graças a uma emenda do senador Garibaldi Alves Filho, da ordem de R$ 1.018.150,00 (um milhão e dezoito mil, cento e cinqüenta reais) com contrapartida da Prefeitura Municipal de Upanema no valor de R$ 30.550,00 (trinta mil, quinhentos e cinqüenta reais) está sendo possível investir os recursos necessários para concretização do sonho de muitos moradores de Upanema.



As obras foram divididas em duas etapas. Na primeira, serão investidos recursos da ordem de aproximadamente R$ 420.000,00. Algumas ruas já foram calçadas nessa primeira fase. Os moradores das ruas Antonio Cisílio, Damião Alexandre, Francisco Cazuza Sobrinho e Manoel Carlos, localizadas no bairro Pêgas, já estão podendo usufruir das novas ruas pavimentadas. Outra importante ligação que também já foi contemplada com a pavimentação é a rua projetada ligando as Rua Cândido Martins e João Lopes Bezerra. Outras ruas deverão ter o mesmo beneficio nos próximos dias, são elas: Luiz Tomáz de Aquino, Lucas Carlos, Av. 16 de setembro (saída para Campo Grande), João Francisco (próximo a antiga cerâmica), Manoel Bezerra (próximo ao cemitério), Silvestre Veras (continuação).


Na segunda etapa, a prefeita Maristela Freire disse que pretende atender a todas as ruas dos conjuntos Josefa Lopes e Artemísio Lopes, recém construídos. Além da pavimentação das ruas, também já está assegurado uma emenda da senadora Rosalba Ciarline, para construção de uma praça, onde funcionarão lanchonetes e terá espaço para realização de eventos. Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores daqueles conjuntos habitacionais, Maristela destaca a importância da geração de emprego e o investimento de mais de um milhão de reais em nosso município. “A importância de obras como essas é muito grande. Não podemos deixar de destacar a parceria com o Governo Federal e o apoio dos nossos senadores para melhoria da infra-estrutura de nosso município”, afirmou a prefeita.



FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

12 de maio de 2010

Etinho recebe alta e já está em casa

Após dois meses e meio do seu transplante de coração, o nosso amigo Etinho recebeu alta médica ontem. Ele agora vai ficar em uma casa especialmente adaptada para recebê-lo durante os próximos meses. Etinho teve algumas complicações durante o período de recuperação da cirurgia, mas nada relacionado a uma possível rejeição do novo órgão. A família agradece a todos que rezaram e pediram a Deus para ajudar o nosso conterrâneo. Parabéns Etinho.

Cheque Reforma será suspenso

Ao apreciar de forma monocrática a Representação 474-58.2010.6.20.0000, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Aurino Lopes Vila, decidiu pela suspensão em todo o Rio Grande do Norte, no período de 1º de junho a 31 de outubro deste ano, a execução do programa Cheque-Reforma ou Cartão Reforma, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil.

A determinação ocorreu por volta das 18h.

Vila analisou representação interposta pelo Ministério Público Eleitoral.

Nesta ação, os representados são a ex-governadora Wilma de Faria, o governador Iberê Ferreira de Souza, o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano do RN – CEHAB, Damião Pita, o Estado do Rio Grande do Norte e a própria companhia de habitação.

Na representação, o Ministério Público Eleitoral pediu a antecipação de tutela para que fosse determinada a suspensão do programa durante o período mencionado.

O representante afirma que a presente ação tem como objetivo “prevenir a produção de efeitos futuros danosos, concretos, e previsíveis, atribuídos à continuidade do programa social acima referido, cuja execução, durante os anos de 2006 e 2008, foi marcada por evidente desvio de finalidade, consubstanciada na utilização eleitoreira do citado programa, que fornece cheques para reforma de casas aos cidadãos/eleitores”. (fl. 04)

A tese apresentada pela entidade fiscal da aplicação da lei é a de que o Cheque-Reforma pode vir a desequilibrar a disputa e interferir na liberdade do voto no período eleitoral.

O Ministério Público sustenta a presença de “fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação”, e que o referido programa governamental afrontará diretamente a soberania popular.

Segundo a formulação da parte representante, a medida imposta não extingue o programa, mas apenas suspende-o por cinco meses.

Em 2009, o programa teve aplicação de recursos no montante de R$ 592.750,00. Para 2010, há previsão de aplicação de R$ 4.160.000,00.

Citados, os representados apresentaram suas contrarrazões, rebatendo as alegações do Ministério Público.

Damião Pita apresentou contestação, na qual pediu a improcedência da tutela antecipada, pois “o programa não corresponde a uma invencionice periódica do Governo do Estado do Rio Grande do Norte fomentada através da CEHAB, (...) sua execução ocorre de modo contínuo e os recursos nele empregados se encontram previstos no orçamento.” (fl. 152)

Wilma Maria de Faria apresentou contestação, argüindo preliminar de ilegitimidade passiva, o que deixou de se manifestar quanto ao pedido de antecipação de tutela.

Nas contestações apresentadas pelo Estado do Rio Grande do Norte e pelo governador Iberê Ferreira de Souza, estes sustentam a impossibilidade de se deferir a tutela contra o Estado, visto que a Lei Federal 9.494/97 proíbe a concessão de tutela antecipada contra a Fazenda Pública.

Ao decidir, o juiz Aurino Vila destaca :

“Em rigor, o que se objetiva é preservar a lisura das eleições e, nesse ponto, entendo que a execução do programa Cheque-Reforma ou Cartão-Reforma durante o período eleitoral (junho a outubro) poderá a vir desequilibrar o pleito, pois, conforme informações apresentadas pela Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento – CEHAB, para o corrente ano a previsão a ser gasto com o referido programa é sete vezes maior que o ano de 2009.”

Para o magistrado, a prudência recomenda a suspensão do programa como forma de assegurar a igualdade de oportunidade na disputa eleitoral que se avizinha.

Ele lembrou que o Cheque-Reforma já chegou a ser suspenso para se coibir suposto uso indevido durante as eleições de 2006, em 28 de setembro daquele ano, em decisão do então corregedor regional eleitoral, desembargador Expedito Ferreira de Souza, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), 122/2006.

Fonte: Portal do TRE/RN

Tá certo o TRE! Agora eu pergunto: e os "contemplados" que assinaram os cheques, como no caso de Upanema, e nunca vira a cor do dinheiro, nem o material de construção?

Aprendiz de ditador

Como o assunto em moda no Brasil é a escolha dos 23 jogadores que farão parte do grupo que irá disputar a Copa do Mundo, pelo técnico Dunga, gostaríamos de concordar com o nosso amigo Gladston Bezerra (Didil de Maria José) em seu comentário no blog Pensando Francamente. Nos tópicos “coerência”, ele explica como não devemos empregar o termo para justificar nossas atitudes diante de fatos contraditórios. Foi isso que o técnico Dunga fez. Concordo até com as vírgulas no que Didil disse. Agora, o que me chamou atenção – e de Didil também – foi para um fato pouco, ou praticamente não explorado pela grande imprensa. Dunga deixou claro que não sabia se a escravidão e a ditadura eram ruins porque não tinha vivido a época. Como diria eu mesmo: pêro amor de Deus! Quer dizer que para eu saber se as drogas são ruins eu vou ter que provar? Depois da entrevista de ontem, onde Dunga pensava que estava com o poder do mundo todo em suas mãos e desferiu saraivadas de ironias e uma prepotência transbordante, acabei de crer que talvez ele quisesse mesmo ter vivido a época da ditadura, pois lá, ele deveria ser um dos coronéis. Perfil ele tem!

11 de maio de 2010

Governo municipal anuncia a chegada de mais duas ambulâncias

População ganhará atendimento padrão do SAMU
Upanema deverá ganhar nos próximos dias, duas novas ambulâncias para servir aos pacientes que necessitem do transporte em casos de urgência médica no município. Conceição Medeiros, secretária de Saúde, informa que foi aprovado hoje pela Câmara de Vereadores, o programa para universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU,
incluindo o município de Upanema. A universalização do SAMU é uma espécie de consórcio entre municípios (FEMURN), Governo do Estado e Governo Federal. Serão 27 municípios que serão atendidos pelo sistema, sendo que apenas 18 receberão ambulâncias que ficarão em suas sedes. Upanema receberá uma ambulância de atendimento básico (sem equipamentos de UTI). Para manutenção do sistema, a prefeitura investirá aproximadamente R$ 3.000,00 por mês, correspondendo a 10% do valor total dos recursos e o restante será dividido entre Governo do Estado e Governo Federal.



No próximo dia 13, haverá uma reunião em Natal, onde participarão a prefeita Maristela Freire, a secretária Conceição Medeiros e representantes da Câmara de Vereadores, para assinarem a adesão ao consórcio e receberem maiores explicações sobre como deverá ser a utilização dos veículos nos municípios.



Ambulância tipo Saveiro deverá chegar nos próximos dias
Outra boa notícia para população de Upanema é que uma outra ambulância está sendo adquirida pela administração da prefeita Maristela. “Já foi feita o pedido a fábrica e no máximo em 30 dias deveremos ter uma nova ambulância no município, adquirida com recursos próprios”, afirmou a secretária. Hoje, Upanema dispõe de três ambulâncias, sendo que uma, da década de 90. Com a chegada de mais duas ambulâncias, o trabalho de atendimento aos pacientes ganhará melhor qualidade, rapidez e segurança.



FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

COSERN queima a TIM

Um funcionário da TIM informou-nos que a pane que atinge o município desde ontem foi causada pelas constantes quedas de energia que atingiram Upanema e região. Segundo ele, cerca de quatro equipamentos "queimaram" na torre aqui de Upanema, mas uma equipe já está se dirigindo a cidade para substituir os mesmos.

Portador não merece pancada.

10 de maio de 2010

Virou bagunça a energia da COSERN

Pense numa noite sem dormir. Estou falando de ontem a noite devido a falta de energia fornecida pela Cosern. Pensei que tivesse sido só em Upanema, mas alguns bairros de Mossoró também foram afetados. A energia só voltou por volta da 01:20h da madruga, depois que uma quadrilha de muriçocas tentou me levantar da cama várias vezes. Sem falar no calorzinho. Depois dessa surra e de muita raiva, perdi o sono. Quando foi hoje, pela manhã, mais uma apagão. A energia voltou depois de mais de duas horas, por volta do meio-dia. Agora no período da tarde, foi um caos. Faltou e chegou energia, no mínimo umas 10 vezes. Isso é uma esculhambação um negócio desses. O pior, é que estou com um pressentimento de que a noite deverá faltar energia novamente. É de lascar um negócio desses!

Parabéns Upanema Futebol Clube - UFC


Depois de muita luta no tempo normal, onde o placar apontou 1x1, os garotos do sub-20 do UFC conquistaram nas penalidades o título de Campeão da Taça Cidade de Mossoró, na categoria até 20 anos. A Prefeitura de Upanema parabeniza a todos os jogadores, comissão técnica e todos que colaboraram e acreditam no trabalho em favor do esporte local.

FONTE: SECRETARIA D TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA