RADIO SABORES DA SERRA

27 de maio de 2010

Internet pirata em Upanema está com os dias contados

Uma fonte muita segura nos informou que em breve, mas muito breve mesmo, deverá estar chegando a Upanema, uma equipe da Anatel, acompanhada de policiais federais, com o objetivo de identificar quem está explorando, ou seja, revendendo internet de forma clandestina e automaticamente quem são os consumidores que usufruem do serviço pirata. A denúncia será feita ao órgão nos próximos dias, segundo a fonte.

Quando o indivíduo distribui Internet sem autorização, da Anatel ou mesmo da companhia telefônica ele está praticando crime por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações. (Lei 9.472/1997) e o cliente praticando crime baseado pela mesma lei no artigo 183:
Art. 183: Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
Pena: detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de 10.000,00 (dez mil reais).
Parágrafo único: Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.
Art. 184: São efeitos da condenação penal transitada em julgado:
I - tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime;
II - a perda, em favor da Agência, ressalvado o direito do lesado ou de terceiros de boa-fé, dos bens empregados na atividade clandestina, sem prejuízo de sua apreensão cautelar.
Parágrafo único: Considera-se clandestina a atividade desenvolvida sem a competente concessão, permissão ou autorização de serviço, de uso de radiofrequência e de exploração de satélite.

Segundo apuramos, apenas duas empresas estão habilitadas junto ao órgão responsável - Anatel - para operar em nosso município. São elas: Servpro e RN Lan. As ações de combate a pirataria estão acontecendo em todo o Brasil. Veja:

4 comentários:

Anônimo disse...

Essas historinhas suas não colam mais. Todo mundo sabe que isso é invenção. A Anatel tem mais o que fazer e não vem aqui.

Anônimo disse...

qual é a empresa pirata??????

Anônimo disse...

Isso é coisa da SERVPRO E RNLAN. Eles não vem aqui sem denúncia, os representantes das 2 empresas que denunciaram. Aí deles se isso acontecer, o mundo vai acabar.

Anônimo disse...

se é ilegal, clandestino, é crime tem que punir mesmo.