RADIO SABORES DA SERRA

24 de maio de 2010

Futebol de Upanema se destaca na região

MAGNOS ALVES
Da Redação

Quase todos os brasileiros crescem sonhando em ser jogador de futebol, mas o caminho até o futebol profissional é longo e árduo, especialmente para os jovens que saem do interior.

No município de Upanema não é diferente. Os meninos crescem em meio ao futebol, sonhando em viver da bola. Sonho que tem se tornado mais possível graças à criação do Upanema Futebol Clube em 2006.

Os mentores do time escolheram o ex-atacante Vivi, com passagem pelo futebol mossoroense e artilheiro na Paraíba, para tocar o projeto.

Vivi desembarcou em Upanema em 2006 e, desde então, o futebol na cidade vem crescendo, tanto em resultados dentro de campo, quanto na revelação de jogadores.

No ano passado, o time foi vice-campeão da Copa Oeste e há poucos dias conquistou o título do campeonato Sub-20 promovido pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), vencendo o Potiguar na final.

Vivi destacou que o apoio da prefeitura tem sido fundamental para que o Upanema tenha se destacado em competições disputadas na região. "A estrutura que foi criada coloca o Upanema à frente de vários municípios", afirmou.

Vivi lembrou que a decisão de colocar o time em várias competições foi tomada para mostrar o talento dos jogadores da cidade em vários lugares, "já que a cidade sempre teve bons jogadores, mas que não eram vistos por ninguém e, portanto, não tinha nenhuma chance de seguir no futebol".

Essa realidade mudou depois que o time disputou o campeonato estadual da segunda divisão, as Copas Vale e do Oeste, além de várias competições de base.

O resultado pode ser sentido em campo neste ano com a participação de vários jogadores criados no time no campeonato estadual da primeira divisão.

Atualmente, Vivi trabalha com 70 meninos. Boa parte se prepara para mais uma competição: o campeonato sub-17 da LDM.

São meninos que sonham com a carreira profissional, como Ackson, que, apesar dos 17 anos, já é bastante experiente e aguarda apenas uma oportunidade para mostrar seu futebol num clube onde possa seguir carreira. "Quero seguir o caminho de Diego, Wendel, Cledinaldo", declarou Ackson, citando alguns jogadores revelados pelo Upanema.

Upanema já tem resultados concretos

O trabalho desenvolvido pelo Upanema Futebol Clube já apresenta resultados concretos. Vários jogadores que começaram no time desfilaram seu futebol no campeonato potiguar da primeira divisão deste ano. Um exemplo são os times de Mossoró, que não relutaram em buscar jogadores na cidade vizinha.

O Baraúnas contratou o futebol do goleiro Wendel e do meia Diego. O primeiro começou como reserva, mas terminou o campeonato como um dos principais jogadores do Leão do Oeste, enquanto que o segundo foi titular durante toda competição.

O Potiguar foi mais além e contratou três jogadores que levaram o Upanema ao vice-campeonato da Copa Oeste do ano passado: os laterais Magno (direto) e Yure (esquerdo) e o atacante Cledinaldo.

Os laterais não nasceram em Upanema, mas desenvolveram seu futebol na cidade, enquanto que o terceiro é fruto da casa.

Magno foi escolhido como o segundo melhor lateral-direito do campeonato estadual e Yure uma das revelações, depois de marcar gols importantes.

Já Cledinaldo preferiu se transferir para outro país, indo jogar no futebol de Trinidad e Tobago, onde está até hoje.

O meia Diego destacou que a construção do estádio e a criação do time foi fundamental para sua formação como jogador. Ele lembrou que antes jogava em mini-campos de areia e não aparecia para ninguém. "Com a criação do time, passei a jogar em vários lugares e a ser visto por outros times", ressaltou.

Diego afirmou que outros meninos de Upanema podem se destacar e despontar no futebol. "Basta que eles se dediquem e acreditem", observou, acrescentando que o time também deve melhorar sua estrutura, oferecendo material esportivo melhor e também ajuda de custo para os meninos que estão começando.

Fonte: Jornal de Fato

Um comentário:

Anônimo disse...

Anax, o editor da matéria esqueceu de citar o atacante Gilliarde, prata do Upanema FC.
Onildo.