RADIO SABORES DA SERRA

3 de dezembro de 2011

Vereadores pioram imagem com desculpas ridículas


Estava eu assistindo o Programa “Prestando contas com o povo” no canal 7 – é gravado, pra quem não sabia – quando um amigo me liga e pergunta se eu não estou escutando a rádio Liberdade, onde os quatro faltosos vereadores Anízio Júnior, Elsimar Carvalho, Gineton Costa e Shirley Sarine estavam tentando justificar a ausência na sessão da última terça-feira, que tinha como objetivo votar o pedido de crédito suplementar enviado pelo executivo, que contempla os R$ 7.000.000,00 para construção do saneamento básico de Upanema. Resolvi escutar...

Pois num é que eles tiveram a proeza de piorar e aumentar cada vez mais a repulsa da população ao ato cometido pelos mesmos?! Foi um festival de argumentos anódinos (gostaram?) que não convencem uma criança de 6 meses. Além do mais, os vereadores parecem que não ensaiaram direito os discursos esfarrapados, ou ensaiaram com um professor de quinta categoria. Primeiro, começaram dizendo que não tinham ido a sessão em virtude da falta de tempo para analisar o projeto. Depois começaram a ver que esse argumento é mais frágil que uma hóstia dada pelo Padre. Ora meus queridos edis, vocês tem toda razão! Não tiveram tempo porque vocês não foram. Não conheciam o projeto? Então fosse lá conhecer! Lá, vocês poderiam se utilizar de um dispositivo regimental chamado: pedido de vistas. Com isso, os vereadores poderiam levar o projeto para casa e estudar o mesmo (que eu duvido que entendam alguma coisa mesmo).

E num verdadeiro vou tirar o meu da reta e quem quiser que se lasque, começaram a inventar individualmente as mais diversas desculpas, para justificar a ausência. Não recebi o comunicado da sessão em tempo hábil, tive que ir para Recife acompanhar um parente doente, tinha uma prova marcada na faculdade, já tinha agendado pra assistir a abertura da festa de Nossa Senhora, não sei o motivo da urgência no projeto, entre outras pilhérias.   

Analisando cada uma das delicadas argumentações:

Não recebi o comunicado da sessão em tempo hábil
Essa argumentação foi utilizada, mas prontamente rebatida pelo presidente da Câmara, inclusive indo tomar satisfação ao vivo no programa. Segundo o presidente Dárcio Régis, alguns vereadores não assinaram o ofício de comunicação da sessão, mas todos foram avisados pela secretaria da Casa. Dárcio disse que se for preciso, vai a Justiça solicitar a quebra de sigilo telefônico para mostrar que os vereadores foram informados da sessão. Acredito no presidente e no Secretário da Casa, Júnior. Ponto!

Tive que ir para Recife acompanhar um parente doente, tinha uma prova marcada na faculdade, já tinha agendado pra assistir a abertura da festa de Nossa Senhora
E o Kiko? E o Kikotenhohaver com isso? Desmarquem, mandem alguém, tire um zero ou faça a prova outro dia, peçam perdão a Nossa Senhora, mas não prejudiquem meu município. Vocês só têm obrigação de vir um dia durante a semana, aí quando é preciso,  não podem? É OBRIGAÇÃO de vocês votarem, discutirem, não aprovar ou aprovar projetos de interesse do município. É de lascar um negócio desses!

Não sei o motivo da urgência no projeto
Sabiam mesmo não! Se quisessem saber, a prefeita Maristela enviou o Técnico Civil da Prefeitura, Givanilson Gonçalves, para explicar e tirar as dúvidas de todos aqueles interessados na sessão. Ele foi, vocês foram?

Pra quem pensa que esse comportamento dos vereadores é algo inédito, engana-se. No dia da eleição para presidência da Câmara, três, dos quatro vereadores que faltaram a sessão para aprovar o crédito suplementar, não compareceram. Não tiveram a dignidade de defender seu posicionamento diante de um fato e diante da sociedade que os elegeram. Portanto, defender sua posição na casa do povo, começa a ser algo secundário. Pra piorar, tão tentando anular a sessão, argumentando coisas que nem eles sabem o que é, só pra tentar corrigir o erro de não terem ido participar da sessão e votarem a favor do projeto. Agora é tarde vereadores! A emenda saiu pior que o soneto, justificar o injustificável, são ditados que poderiam se enquadrar nessa atitude.

Por ser um apaixonado pela política, fiquei analisando como jogador de Xadrez, que jogada a oposição - quer dizer, os juntos e misturados já que Nonato Garcia votou a favor - estariam querendo fazer com essa fuga da última sessão. Aí comecei a sondar com um influente articulador político do grupo de neo-insatisfeitos com a prefeita e, descobri que foi um ato sem planejamento e sem apoio das grandes lideranças do grupo. Segundo a fonte, um oráculo, articulador-mor, grão-vizir, aqui de Upanema, tramou esse belo ato circense e ligou pra Luis Jairo, pedindo para que ele impedisse que o vereador Nonato Garcia comparecesse a sessão. A resposta foi a seguinte: Nonato sabe o que faz.

Portanto, como bem disse Silva Júnior em seu blog, nada mais honroso para os nossos vereadores que ir até a imprensa – que inclusive alguns criticaram – e dizer que erraram. Ficaria mais bonito e menos vergonhoso.  

6 comentários:

Anônimo disse...

vc tá chamando os vereadores de burro!
Cuidado... isto pode dar processo viu?

Anônimo disse...

sim tudo bem voce falou tudo isso bem explicadinho bem bunitinho, agora me diga onde foi para os 10.000 mil , quero saber.

Anônimo disse...

coitado de voce rarararar

Anônimo disse...

vão ter que engolir o corinthians,engula essa, xupa urubuzada

Anônimo disse...

10 milhões???? bem colocado anônimo. Kd??? vamos ver esses milhões distribuidos no carnaval,na campanha política???

Anônimo disse...

ei e quantas vezes a prefeita faltou vc nunca falaram hem, bando de puxa saco tá chegando seu dia.kkkkkkkkkkkkkkkk