RADIO SABORES DA SERRA

30 de novembro de 2014

Parece história de cinema; Impossível não se impressionar com essa história real









O jumento é nosso irmão


Em pleno sábado, ás quatro horas da tarde, o centro da cidade de Upanema tinha o desfile dessa peça rara, ontem. A sorte dele é que não temos um carro para recolher esse nosso irmão. Tá ótimo!

28 de novembro de 2014

Era o que tava faltando: prefeito chama Agentes de Saúde de irresponsáveis

Conversando com os Agentes de Saúde, observamos que um fato acontecido na reunião irritou ainda mais a categoria. O prefeito Luiz Jairo, mostrando seu verdadeiro eu, não teve contemplação e chamou os profissionais de irresponsáveis, pois os mesmos não foram participar da abertura da Semana do Bebê, que ocorreu no mesmo dia em que os profissionais estavam na Câmara, aguardando o projeto que foi enviado pelo prefeito e, se eles não estivessem lá, teria sido votado e aprovado, indo de encontro ao que queria a categoria. Ou seja, será que o prefeito não queria era que os agentes nem vissem a cor do projeto?

Vendo algumas fotos, os Agentes de Saúde não perderam foi nada. Aliás, esses mesmos agentes deverão dar algumas opiniões bastante interessantes aos membros do Selo Unicef, quando vieram fazer uma visita a Upanema. Veremos quem foi o irresponsável na história.

Alunos de Upanema são premiados na OBMEP 2014

UPANEMA MAIS UMA VEZ TEM DIVERSOS ALUNOS PREMIADOS NA OBMEP

Nesse ano tivemos 11 alunos premiados e uma Escola premiada. Sendo 6 alunos do Alfredo Simonetti, 2 do Calazans Freire e 1 do Maria Gorete e 2 do IFRN.Os professores premiados ainda não foram divulgados.

Parabéns a todos!

Medalha de Prata

MAGNO ARIEL ALVES BALBINO - EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU













Medalha de Bronze

ANDRE CARLOS DE OLIVEIRA CARVALHO - EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU

















JAILSON CASTRO DE AQUINO FILHO - EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU















MARCOS ALEXANDRE GONDIN OLIVEIRA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO RN - IFRN - CAMPUS MOSSORO
















Menção Honrosa

DEBORAH RAABE ROCHA FIRMINO - EM PROF MARIA G DE CARVALHO MACEDO



















VITTORIA DANIELY MENDONCA BEZERRA - EE DE 1 E 2 G JOSE CALAZANS FREIRE
















JETRO REUEL CARVALHO COSTA FELIX - EE DE 1 E 2 G JOSE CALAZANS FREIRE


















LETÍCIA ALVES BALBINO - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO RN - IFRN - CAMPUS MOSSORO











ANTONIO JERBESON BEZERRA DE MOURA - EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU
















 [FOTO] LEOCARDIO MOURA DA SILVA  - EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU

[FOTO] LUCAS DE MELO ANDRADE - EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU

ESCOLA PREMIADA COM UM TROFÉU

EE PROF ALFREDO SIMONETTI 1 GRAU

Agentes 1x0 prefeito

Acabou agora a reunião entre os Agentes de Saúde e o prefeito Luiz Jairo, que tinha como objetivo negociar uma saída para o pagamento do retroativo do Piso da categoria, que foi regulamentada desde junho.

Depois de muita discussão o prefeito cedeu e prometeu enviar o projeto para Câmara com data retroativa a junho, ou seja, dando a entender que começou a valer o Piso da categoria a partir de junho. Agora, com relação ao pagamento do retroativo, que é o que interessa, ficou decidido que será pago no próximo ano, só não se sabe quando.

De qualquer forma, a categoria conseguiu dobrar o prefeito, ou quem manda no dinheiro da PMU. A verdade é que tiveram que engolir os agentes. Não tem favor nem merecimento para o prefeito e seu grupo, pois se tivessem interesse deveriam ter feito antes. Tentaram matar os agentes no cansaço, mas a demonstração de resistência da categoria merece elogios.

Não podemos considerar uma grande vitória para categoria essa decisão, pois o pagamento do retroativo deve ser outra novela no próximo ano, mas a partir do momento que for colocado o projeto com data retroativa, entendemos que servirá como mais uma prova para os servidores entrarem na Justiça, que é o mais provável que aconteça. Outro ponto que também não foi resolvido foi a questão do PMAQ, mas segundo informações, essa questão deverá ser tratada em outra esfera.


Para encerrar, gostaria de parabenizar a categoria pela coragem de lutar por seus direitos, sem ser submissos nem precisar fazer conchavos em troca de cargos comissionados para parentes ou benesses para si. 

27 de novembro de 2014

Acabou o amor

FOTO: Blog Upanema News

Parece que o prefeito Luiz Jairo não está levando a sério o comportamento e o desejo dos Agentes de Saúde em ter seus direitos cumpridos conforme lei em vigência. Com um coração bom, os agentes esperaram, dialogaram, só não fizeram chorar, mas o prefeito nada. Agora, o bicho vai pegar!

Para mostrar que não estão para brincadeira, os Agentes se reuniram hoje a tarde na Câmara de Vereadores com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Estado do RN, Canindé Quirino. Dessa assembleia surgiu um encaminhamento para uma última tentativa de diálogo com o prefeito, para amanhã, ás 09:00h na prefeitura. Caso o prefeito não atenda as reivindicações, os agentes já têm uma programação preparada, que para o prefeito não vai ser queijo com doce não. Vejam só o que está esperando por ele, caso ele não pague o retroativo dos agentes:

Vamos informar a imprensa estadual, trazer um carro de som, milhares de jornais informativos para entregar a população e vamos apresentar um dossiê mostrando algumas irregularidades que estão sendo cometidas pela prefeitura” enfatizou Canindé Quirino.


Por ordem de chegada

Os filhos de caindinha nos disseram que o almoço dos policiais que estava acontecendo na Unidade de Saúde de um município acolá, virou mais piada ainda. Segundo eles, o número de refeições destinadas aos policiais era num total de seis. Na primeira semana, tudo bem. Na segunda, reduziram para três. Aí a confusão foi grande, pois não avisaram e quando os policiais que restavam foram pegar suas quentinhas... Cadê?


Dizem que a ordem partiu de cima, muito acima dos responsáveis pela unidade de saúde. Agora, se os policiais quiserem, tem que chegar cedo e pegar a fila, pois como nos atendimentos médicos, a comida é por ordem de chegada. Isso é uma esculhambação uma cidade dessas.  

26 de novembro de 2014

Prefeito não recebe categorias

A prefeita Maristela ficou marcada como a prefeita que não recebia os professores, ou sindicato, que dar no mesmo, pois só representa de fato essa classe. Mas, voltando ao assunto, realmente Maristela deverá pagar por esse erro que não foi por falta de conselhos, ela cometeu. É bom deixar claro também que Maristela recebeu sim o sindicato, como podem consultar nesse mesmo blog, mas somente uma vez.

Fiz esse comentário acima para pedir ao prefeito Luiz Jairo que não faça como a prefeita Maristela e receba as categorias dos Assistentes Administrativos e Auxiliares de Biblioteca (não tenho certeza se o nome dessa função é essa). Segundo fomos informados, os funcionários dessas categorias procuraram o senhor prefeito por três vezes e em nenhuma delas obteve sucesso. Uma em sua residência (que particularmente não concordo, pois lá é a casa dele e não um lugar de trabalho. Somente em casos extremos de saúde ou coisa parecido deve-se ir a casa de um prefeito para discutir assuntos administrativos, ou quando convidado, é claro) e outras duas vezes na PMU, onde levaram um chá de cadeira grande, estilo aqueles que o prefeito levava de Wilma quando era governadora.


Os funcionários reivindicam algumas correções salariais que ao longo dos anos foi achatando o salário dos mesmos. Segundo fomos informados, em campanha, o prefeito prometeu rever essa questão caso se elegesse. Agora, os funcionários precisam pelo menos serem ouvidos para que depois eu não venha aqui dizer que a mudança não aconteceu também nesse caso. Vamos prefeito, escute as categorias, não custa nada o senhor ouvir. Não coloque essa na lista grande de promessas que não serão cumpridas.

Aguardamos retorno.

25 de novembro de 2014

Agentes de Saúde tem tratamento diferenciado

Depois de esperar, esperar e esperar, os Agentes de Saúde de Upanema cansaram. Na última segunda-feira o prefeito deu o golpe de misericórdia nas intenções da categoria em receber o que por lei, é de direito deles. O prefeito enviou projeto para Câmara, onde se compromete a cumprir o Piso da categoria a partir de janeiro. Só que por lei, o Piso já estar em vigor desde junho desse ano, ou seja, os Agentes têm direito ao retroativo e o prefeito se nega a conceder esse direito.

A votação do projeto foi adiada por parte dos vereadores, que tentam um entendimento junto ao prefeito. Diante da palavra do prefeito, afirmando que não irá atender ao pedido da categoria, os agentes anunciaram a greve para início na quinta-feira, 72 horas após o anúncio, como orienta a lei. 

Outro fato que chamou a atenção dos agentes foi que enquanto eles lutavam pela melhoria salarial e o atendimento de suas demandas na Câmara, estava acontecendo um evento da prefeitura onde os mesmos não compareceram por motivos óbvios. Segundo nos informou um agente, em virtude dessa ausência, foi colocada falta nos mesmos. Se isso for verdade, estamos diante de um caso clássico de falta de bom senso com a categoria, para não dizer perseguição. De qualquer forma, a greve está mantida para próxima quinta-feira. 

O comportamento do prefeito nesse caso é inadmissível e vai de encontro a realidade financeira da PMU. Nos últimos anos da gestão Maristela, o SINDSERPUP vivia castigando a prefeita na busca pela implantação do piso dos professores. A falta de recursos e o impacto na Lei de Responsabilidade Fiscal sempre foi e era o principal motivo da prefeita não cumprir com o que determinava a lei. O sindicato e a oposição sabiam disso, mas faziam um papel de mutilação da imagem da prefeita. Eram faixas, eram matérias nos jornais e blogs, eram passeatas, eram entrevistas na rádio e etc. Eu, no meu blog, sempre disse: só resolve quando Upanema passar ao coeficiente 1.0, pois aumenta a arrecadação e abre espaço na Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando o prefeito Luiz Jairo assume, o que aconteceu? Ele espera até Upanema passar para o coeficiente 1.0. Imediatamente, o prefeito de forma sigilosa, chama seus aliados junto ao sindicato e negocia um plano de interesse dele. Os professores, muitos sem nem saber o que estavam aprovando, embarcaram na onda dos aliados do prefeito e concordaram. Pois bem! Agora, os Agentes de Saúde lutam pela implantação do piso de sua categoria. Não seria justo que os Agentes também tivessem o mesmo tratamento que os professores, no sentido de ter o cumprimento do seu piso? Claro que sim! Dinheiro não era mais problema. A arrecadação aumentou e muito com a passagem para 1.0 do FPM. Aumentou tanto que integrantes do primeiro escalão dessa administração chegaram a dizer que o prefeito tinha um milhão de reais guardado. Onde está esse dinheiro? Foi para as licitações absurdas ou ainda está correndo juros? Se teve dinheiro para os professores, tá faltando para os Agentes que são uma categoria bem menor? Cadê o povo que dizia que a prefeitura tinha dinheiro, que Maristela não pagava porque não queria? Estão tudo piu?!

O tempo passa e o nosso blog continua com a mesma linha de coerência, vamos pra frente!


21 de novembro de 2014

Chuva anima agricultores

Uma chuva fina acompanhada de um clima frio está animando nossos agricultores upanemenses nesse momento. Segundo alguns mais experientes, o clima é prenúncio de um bom inverno para o próximo ano. Torcemos para que essa experiência esteja certa e nossos agricultores tenham um bom inverno. 

19 de novembro de 2014

Agentes de Saúde do município anunciam assembleia que poderá iniciar greve

Os Agentes de Saúde de Upanema cansaram da falta de compromisso da atual administração com a categoria. Foi publicada ontem no Jornal Gazeta do Oeste de Mossoró, uma convocação para uma assembléia que será realizada no dia 24/11 em frente a Prefeitura de Upanema, tendo como principal deliberação, entre outras, a votação de um indicativo de greve.

Um dos agentes nos informou que não tem como mais acreditar no que o prefeito promete, pois o ano já está terminando e as reivindicações só estão sendo empurradas com a barriga, como já divulgamos aqui no blog.


18 de novembro de 2014

Prefeitura contrata veículo por R$ 38.500,00 para juntar somente os "jumentos da cidade"

Um leitor me envia cópia de um registro de preços feitos pela Prefeitura de Upanema, onde por incríveis R$ 38.500,00 foi contratado um veículo com capacidade para transportar animais que perambulam nas vias públicas e proximidades das rodovias no perímetro urbano, para local apropriado, onde possa aguardar seus donos, atendendo às Necessidades da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, a disposição da coordenadoria de serviços público.

O leitor que nos enviou o texto, parabenizou o prefeito pela atitude de contratar um carro para juntar os jumentos que ficam na margem da BR-110. 

Não sou especialista na área, mas entendo que deve estar havendo um equívoco por parte do leitor. O texto da licitação diz que os animais apreendidos serão os que estiverem nas vias públicas e proximidades das rodovias no perímetro urbano. Ou seja, saiu do limite urbano, não pode pegar os animais. Tanto é dessa forma que esse mesmo contrato foi estabelecido em 21 de agosto de 2013 no valor ainda maior de R$ 39.600,00 e até hoje os jumentos soltos estão causando acidentes nas margens da BR-110. Ou seja, não acredito que a PMU renove um contrato com alguém que ganha R$ 3.300,00 por mês, para juntar os jumentos das margens da BR-110 e desempenha pessimamente essa função, tendo quase toda semana acidentes gravíssimos. Não tem cabimento!


Portanto, vamos continuar cobrando do prefeito que tome uma atitude e aproveite esse veículo que foi contratado desde o começo da sua gestão somente para pegar animais na zona urbana e bote pra fazer o que a população espera, ou seja, recolher os jumentos das margens da BR-110. Na cidade sabemos que tem muito jumento de duas patas, mas os de quatro estão em sua maioria nas margens da BR. Faça alguma coisa prefeito!

17 de novembro de 2014

Aqui é Flamengo

Torcedores do Flamengo não perderam a chance de zoar quem sonhava com rebaixamento do clube

13 de novembro de 2014

Empurrando com a barriga

Os Agentes de Saúde e de Endemias não caíram nas graças da atual administração. Assim que assumiu, o atual prefeito tratou logo de afastar alguns Agentes de Saúde e todos os Agentes de Endemias. Os primeiros conseguiram voltar suas funções graças a uma vitória na Justiça. Já os Agentes de Endemias ainda esperam por uma decisão judicial sobre o caso.

No último dia 4 de outubro o prefeito passou um mela nos Agentes de Saúde que buscavam a implantação do Piso Nacional da categoria, que já está em vigor. Depois do mela e de divulgarmos aqui no blog, o prefeito prometeu começar a pagar em janeiro. Vamos aguardar, pois a previsão da arrecadação do próximo ano não é nada boa.

Na última sexta-feira, mais uma que o prefeito aprontou com a categoria. O PMAC (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) precisa ser regularizado e a expectativa da categoria era de que o projeto fosse enviado pelo executivo na última sessão da Câmara, ou seja, na última sexta-feira. Mais um mela!

Um dos Agentes nos procurou e informou que a categoria está prestes a parar suas atividades, pois a Câmara deverá entrar em recesso no final desse mês e os profissionais não vão esperar a aprovação do PMAQ só no próximo ano.

Volto a dizer que se a categoria não agir rápido e com segurança, o prefeito dificilmente cumprirá com suas obrigações no tempo que os agentes querem e merecem. Pra que fique claro, os Agentes não estão pedindo favor ao prefeito. O direito já está estabelecido por Lei, basta o prefeito acabar com a essa má vontade com a categoria.


Antes de terminar, é bom lembrar que o SINDSERPUP foi isolado pelos próprios Agentes, que não querem nem confiam na capacidade de luta e negociação em favor dos mesmos. A que ponto nós chegamos!

8 de novembro de 2014

Rádio retorna depois de dois anos fechada

Depois de passar dois anos fechada, sem nenhuma explicação, causando um prejuízo imensurável a comunicação e a sociedade upanemense, a rádio 104,9 reabriu suas portas hoje.

Não escutamos a cerimônia de reinauguração, mas desde já gostaríamos de agradecer aos amigos Clécio Azevedo e Fabiano Jr. pelas palavras de carinho a mim desferidas. São colegas que fazem parte da história da comunicação de Upanema e tem meu respeito.

Mas voltando a reabertura da rádio, analisamos como importantíssimo esse retorno. Ganha o município como um todo. Através da rádio voltaremos a ter um meio de comunicação de massa, transmitindo diversão, informação e interagindo com os eventos locais. Sem dúvida um grande ganho para Upanema.

Quem também deve estar muito feliz é o prefeito Luiz Jairo. Depois de sair de uma eleição onde o povo não deu a votação esperada para seu candidato a governador e uma vergonhosa derrota para Wilma de Faria, a rádio chega na hora certa para as intenções políticas do prefeito. Pelo que observamos, a rádio dará o suporte necessário para ele tentar explicar seu baixo desempenho administrativo e o caos financeiro que está se estabelecendo na atual administração. Pelo que me disseram, de duas palavras ditas pelo prefeito no programa, uma era CRISE. Sem dúvida será um ponto importante em busca de sua reeleição.

Antes que algum hipócrita venha dizer que a rádio é imparcial e tal, devo dizer que acho que vocês acreditam em Papai Noel também. Não conheço uma rádio que não esteja ligada a política ou religião. Essa é a verdade! O discurso de imparcial é dito e repetido por todas, mas a realidade é essa e não vejo nada de errado.

Desejamos muita sorte para todos os profissionais da rádio e que o desempenho, dentro das limitações estabelecidas, produza um grande trabalho, pois Upanema precisa muito desse meio de comunicação.


7 de novembro de 2014

Nem vem que não tem!

O caixa eletrônico do BB de Upanema foi explodido no dia 13 de fevereiro desse ano. No dia 14 de junho, o prefeito, alguns vereadores e deputados estaduais posaram para fotos em uma reunião dizendo que estavam cobrando do Superintendente do BB no estado, a instalação de um novo caixa o mais rápido possível. Já estamos em novembro e informações dão conta que poderemos ter a instalação da máquina até o final desse mês.


Quase um ano depois, deveremos ter esse serviço restabelecido. Nesse período, não vimos falar que ninguém lutando de forma efetiva para que esse serviço chegasse de forma mais rápida. Agora, não me venham dizer que foi graças a fulaninho que foi pra não sei aonde, que falou com sicrano, com beltrano, que o povo não é besta. O caixa passou quase um ano sem funcionar e veio no tempo que o banco quis, essa é a verdade! Terra que tem político fraco é dessa qualidade: sofre mesmo!

4 de novembro de 2014

Finanças abaladas?

Com apenas metade do mandato, a atual administração começa a dar sinais de crise financeira. Pelo menos é o que nos foi repassado por uma alta patente do atual governo. Nossa fonte também previu que os próximos meses do ano e no próximo, a situação deve piorar, pois o 13º salário, o novo salário mínimo e a queda do FPM no próximo ano deverá afetar de forma certeira as finanças municipais. "A população vai ter que ter paciência, pois vamos passar por um momento difícil", disse a fonte. 

Perguntado sobre o um milhão de reais que comenta-se que atual administração tinha guardado, nossa fonte sorriu e disse: acho que já gastaram.

Particularmente acho que não existe motivo para crise nesse ano, pois o município passou do coeficiente 0.8 para 1.0, aumentando e muito a arrecadação. Além disso, as prefeituras recebem ajuda financeira do Governo Federal para complementar o 13º salário. Portanto, somente um desequilíbrio muito grande para que haja uma crise nas contas municipais. 



Policiais comem na unidade de saúde, funcionários da saúde comem em casa e cargos comissionados não receberam para comer

Os filhos de Caindinha nos contaram que na cidade de Bicudoland (terra dos bicudos), os policiais da cidade faziam refeições em um restaurante pago pela prefeitura, de forma legal e licitada. A parceria fazia parte de um acordo entre a polícia e a prefeitura com o objetivo de melhorar as condições dos policiais que trabalham em nossa cidade. Mas, os pagamentos das refeições estavam mais atrasados que menstruação de mulher grávida. A quem diga que o restaurante não agüentou mais esperar pelo que tinha direito a receber e cancelou a continuidade das refeições até que fosse pago o débito atrasado. Outra versão diz que em virtude dos débitos estarem ficando cada dia maior, a prefeitura mandou parar com as refeições no local para evitar a bola de neve. Para não deixar de cumprir com a parceria, a prefeitura mandou que os policiais pegassem as refeições na unidade de saúde.

Para piorar, alguns funcionários que trabalham na unidade de saúde, tiveram suas escalas alteradas e terão que fazer suas refeições em casa. Ou seja, chegaram os policiais e saíram os funcionários que realmente trabalham no local.

Pensam que acabou?! Tem mais! Os filhos de caindinha nos confirmaram que ALGUNS cargos comissionados da prefeitura de Bicudoland ainda não receberam o salário de outubro e a promessa é que somente no dia 10 desse mês é que vão receber o abençoado dinheirinho.

Quem quiser relacionar essa história com algum fato da realidade de algum município, vai um lembrete: qualquer semelhança será mera coincidência.