RADIO SABORES DA SERRA

31 de março de 2015

Números comprovam crise de governança

Hoje é 31 de março e o prefeito Luiz Jairo não honrou o compromisso de pagar o Piso dos professores. Só pra lembrar.

Final de mês, tempo bom para apresentar números das contas da PMU. Mas, antes vamos relembrar uma coisinha. A atual administração hoje chora, lamenta a queda na arrecadação devido a crise. Pois é. Esse mesmo povo é aquele que metia o pau em Maristela, que dizia que não havia crise, que tinha dinheiro e ela não pagava por ruindade etc. Esse mesmo povo entrou na PMU e pegou o ISS da Delta e até não disseram o que fizeram com ele. Se fizeram algo, mais uma vez a turquesa comeu mosca. Pegaram um FPM que saltou de 0.8 para 1.0 que aumentou em torno de 250 mil reais por mês a arrecadação do município. Esse mesmo povo também sabia que haveria uma mudança no coeficiente do FPM e que o município voltaria a 0.8. Mas, o que foi feito para se adequar a essa realidade? Onde foi parar o dinheiro arrecadado a mais durante os anos anteriores? São perguntas que o povo de Upanema se faz, com razão.

Hoje, o prefeito e sua equipe fazem comparação com a arrecadação do ano passado para atestar a crise, que na verdade é uma crise de governança. O ano passado não deveria servir como parâmetro, na minha opinião, pois tivemos arrecadação 1.0 e esse ano 0.8. Mas, como os números são usados da forma como convém, vamos em frente.


Vamos observar no quadro abaixo de quanto é realmente a diferença na arrecadação num todo, pois o FPM é apenas parte dessa arrecadação. Veja:


Os números totais da arrecadação mostram uma queda de pouco mais de 30 mil reais por mês no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Lembrando que nessa arrecadação de 2014 não está incluído o ISS da Delta e outras empresas, que é um imposto municipal que infelizmente não tivemos acesso. Portanto, mesmo comparando com uma arrecadação com o FPM 1.0 vemos que o município não teve uma queda tão desesperadora não. Essa queda comparada com uma arrecadação como a do ano passado, é pequena demais. O ano passado tínhamos 250 mil em média a mais por mês. Se caímos 30 mil ainda estamos no saldo se compararmos com o ano passado.

Se formos comparar o FUNDEB, que ninguém fala mais, aí a coisa piora ou melhora, sei lá. Vejamos só os números do FUNDEB, que é destinado ao pagamento dos professores.


Se compararmos com o mesmo período do ano passado, que tivemos uma arrecadação muito maior devido ao FPM 1.0, vemos que o FUNDEB teve um aumento gigantesco de R$ 427.640,00 em três meses. Se esses números fossem na gestão de Maristela, muitos desse grupinho que hoje tem peninha do prefeito estariam dizendo: eu quero é o meu! Dinheiro tem!

Pois bem minha gente, o que eu quero dizer com esses números, é que Upanema teve uma queda na arrecadação sim. Mas, vamos ser justos com a realidade. Teve uma queda comparada com uma arrecadação fora do normal como a de 2014 e mesmo assim, não foi tão alarmante com querem pregar não. O que ocorre hoje em Upanema é falta de gestão. Administrar com dinheiro, até você meu caro leitor. Chegou a hora de mostrar pra que o povo elegeu o atual prefeito. Gestor não é só com o vento a favor. Vivemos dificuldade sim, agora aquele povo que dizia que no passado tinha dinheiro, precisa mostrar que são capazes de fazer mais, com mais, pois dinheiro teve e tem mais que a época passada. Falta é gestão!

6 comentários:

Anônimo disse...

O que me intriga é esse povo chorar dizendo q o coeficiente caiu, mas esquecem de dizer q o deputado deles num fez nada para q isso não acontecesse. Se fosse um do outro lado os microfones estavam cansados de divulgar isso. Pouca vergonha.

Anônimo disse...

Alguém sabe onde está construido(a) uma obra estruturante dessa administração? tenho ouvido falar que tem trabalhado muito, porem quando chego em Upanema não vejo as mil maravilhas neste contexto, tudo que tem feito até agora é de conhecimento da população foi deixado do governo de Maristela, o mesmo pintou e entregou. Por onde anda o ISS da DELTA? os convênios que no programa do rádio anuncia que vem, o desenvolvimento é pífio, os secretários se desincompatibilizando, e o pior é que não existe dentro do seu grupo como fazer a substituição sem que tenha que correr a trás da oposição para compor um quadro deteriorado pela falta de gestão e capacidade de gerir um órgão público com altivez, autonomia e sobre tudo com determinação. Existe uma gama de colaboradores, porem sem condições administrativas, somente com perseguições pessoais relativamente que não ajuda na administração, pelo contrario só atrapalha. Upanema, continua com a cara dos administradores que o antecederam, (L.J.) e ze finin.

Anônimo disse...

O papel social do professor neste século XXI. Em verdade, o professor perdeu o prestígio social. Hoje é figura apática, perdeu as cores que outrora o faziam cidadão excelso, bem como viu abaterem sua capacidade e autoridade em terreno pouco fértil. Todavia, continua a ser figura imprescindível no mundo, pois não há ensino-aprendizagem sem professor. Então, como resolver esse conflito entre o desprestígio e o necessário ao mundo educacional? valorizando e não desqualificando em todos os sentidos, principalmente no lado financeiro, como está ocorrendo no município de UPANEMA. Façam valer o seu prestigio a sua força, lute pelo seu direito, não deixe se levar por pessoas que não tem compromisso com a categoria, levante sua bandeira em prol do desenvolvimento da educação.

Anônimo disse...

O pior de tudo isso e saber que temos uma câmara de vereadores que e conivente com tudo isso ai . cade as autoridades deste município?

Anônimo disse...

AINDA BÉM QUE A SOCIEDADE DE UPANEMA TEM UM ANAX, PARA DESMASCARAR ESSA CAMBADA.

Anônimo disse...

ei Elzimar carvalho vai ser secretario e o vice de jairo e o seu grupo q estava morto agora ta morto e enterrado se prepare e se prepare pra outra lapada tem mais dois nomes que nao vamos falar agora e esses dois quando for anunciado eu tenho é pena da dor de barriga kkkkkkkkkkkkkkk e fale oq vc fez quando era secretario de turismo so nao vale aqueles papeis q era distribuido pela prefeitura.
se conforme vc ja perdeu o emprego de besta e vai passar mais 4 eu disse 4 anos na sofrencia pessa a jorge ou celiton pra vim ajudar vcs kkkkkkkkkkkkkeu tenho certeza q eles nao vem kkkkkkkkkkkkkkk pro seu finado grupinho nao kkkkkkkkkkkkkkkkkk vamos aguardar ou lapada kkkkkkkkkkkkkk tem mais dois pra vim viu so nao queremos vc pq vc nao é nada é apenas um derrotado inconformado e vc nao soma onde vc ta perde voto pela sua boçalidade derrotado e de besta desempregado va pedir emprego a celiton ele gosta tanto de vc kkkkkkkkkkkkkk va va queria ver kkkkkkkkkkkkkkko prestigio q vc tem com celiton kkkkkkkkkkkkkk valeu irmão lapada




irmao lapada chame jorgr ou celiton pra ser candidato contra jairo kkkkkkkkkkkkkkkkk eles vem correndo kkkkkkkkkkkkkvc tem prestigio kkkkkkkkkkkkkkkchame kkkkkkkkkkkkkk chame kkkkkkkkkkkkkkkkkkkeles tao doido pra vim so falta o seu convite kkkkkkkkkkkkkkk