RADIO SABORES DA SERRA

4 de maio de 2015

Comunidades rurais pagam por uma coisa que não existe

É claro que ninguém gosta de pagar imposto, taxa, tributos nem muito menos “contribuir” de forma obrigatória com uma coisa que já pagamos muito por ela. Mas, o caso da Taxa Azul tem um agravante. Criada pela administração do prefeito Luiz Jairo e colocada em votação no apagar das luzes do ano de 2013, a Contribuição para Iluminação Pública, que carinhosamente foi apelidada de Taxa Azul, não passou por nenhuma discussão pública, nenhum debate com a sociedade, não tivemos um estudo detalhado nem um planejamento de longo prazo. Daí, a gritaria geral e mais uma vez a demonstração de uma equipe incompetente que governa Upanema, hoje.

Como cobrar uma taxa de uma comunidade rural que não tem iluminação pública? Isso é inadmissível, inconcebível sob todos os aspectos.  Não acha? É claro!

O prefeito diz que aos poucos vai iluminando as comunidades rurais, mas o certo seria também não cobrar enquanto o serviço não chega, ou não é o lógico? Outra coisa... Qual o critério para escolha da comunidade que vai ser beneficiada primeiro e depois a segunda etc? Não tem isso em canto nenhum.  Não teve planejamento.

Pela experiência de outros municípios e pela equipe que o prefeito tem, tenho péssimo sentimento que essas comunidades vão passar um bom tempo esperando e pagando por uma coisa que não usam. A não ser que a Justiça se pronuncie favorável ao pedido dos moradores de Bom Lugar, que foram os primeiros a pedir o cancelamento da cobrança, quer dizer, contribuição forçada, ou taxa azul, tanto faz. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Moro em comunidade rural iluminação publica não existe porque vou pagar a taxa? se o prefeito que tanto nos prometeu antes de ser eleito que colocaria iluminação em todas as comunidades e até agora não fez quer que agente pague? porque ele não colocou primeiro as iluminarias para poder cobrar nos vamos pagar para poder colocar então não vai ser o prefeito que prestou o serviço e sim a população.

Anônimo disse...

Caro Anax o Blog pago com o dinheiro do povo para divulgar só o que o prefeito quer está mostrando como ere o prédio da prefeitura velha e como está agora a Escola Maria Gorete reformada com recursos federais mais não mostra as Quadras de esporte dos Conjuntos que antes eram cercadas com telas e nessa gestão como estão totalmente abadonas.

Anônimo disse...

não tem iluminação nas comunidades por causa de governos incompetentes que passaram admita seja incoerente

Anônimo disse...

Viva a bandeira vermelha do pt e a bandeira azul da mudança,viiiiiiiiiiiva!!!!!.