RADIO SABORES DA SERRA

27 de maio de 2015

EXCLUSIVO: PMU REALIZA "MUDANÇA ESTRANHA" E PACIENTES FICAM SEM REMÉDIO CONTROLADO

A crise governamental que vive Upanema atinge todos os setores, isso todo mundo está cansado de saber. Hoje, vamos mostrar mais um caso de descaso com o cidadão. Um caso grave, pois envolve a saúde das pessoas.

O blog do Anax foi procurado por alguns Agentes de Saúde que se mostraram extremamente preocupados com uma situação atípica que ocorreu nos últimos dias. Sem nenhuma explicação clara, eles foram informados que teriam que solicitar cópia da documentação dos pacientes que precisam regularmente tomar remédios para tratar Diabetes, Hipertensão, remédios controlados, entre outros. Os Agentes assim o fizeram. Levaram um calhamaço de documentos para a secretaria de Saúde. 

Descobriram que o objetivo era cadastrar os pacientes e depois, os mesmos supostamente receberiam os medicamentos. Causou estranheza essa situação, pois antes, os pacientes cadastrados tinham uma carteirinha, iam ao médico e de forma individual obtinham sua receita, para depois solicitar na farmácia da Secretaria Municipal de Saúde, os medicamentos comprados pelo município. Que nesse caso, a maioria das vezes tinha o medicamento.

Depois dessa mudança, começou o problema. Chegou uma parte dos medicamentos para alguns pacientes cadastrados pelos Agentes, mas faltou outra parte. Pacientes e Agentes de Saúde ficaram sem saber o que estava acontecendo, pois as informações da secretaria eram totalmente desencontradas. Os pacientes precisavam dos remédios, pois são de uso contínuo. Então eles voltam para os Agentes de Saúde e perguntam indignados o que eles fizeram com os documentos, já que a secretaria informava que os mesmos não estavam cadastrados. Os Agentes sem saber o que fazer, mandam os pacientes pedir os documentos que foram entregues as Enfermeiras dos ESFs, de onde obtém a incrível resposta de que procurem os Agentes de Saúde, pois não está lá os documentos. Vocês estão entendendo o absurdo que está acontecendo meus amigos?
“Nós pegamos a documentação dos pacientes e entregamos as Enfermeiras. Se existe algo de errado, foi por parte da Secretaria de Saúde, da nossa parte não tem nada de errado”, disse um Agente. Ele também disse que nesse novo formato da secretaria, não consegue entender como um paciente consegue receber esse medicamento sem precisar ir ao médico adquirir a receita.

Para não ficar sem o remédio controlado e causar algum dano maior a saúde, alguns pacientes não esperaram pela solução do problema por parte da PMU e foram comprar os remédios pelo programa do Governo Federal, Farmácia Popular. Esse programa tem o objetivo de atender justamente pessoas que precisam desse tipo de remédio, de forma contínua. O programa é subsidiado e permite que os remédios sejam vendidos quase de graça. Para isso, precisam se cadastrar em qualquer farmácia credenciada e levar a receita médica, que tem validade por 120 dias, mas que só pode ser utilizado para compra dos remédios prescritos, uma vez a cada mês. Para surpresa de ALGUNS pacientes, quando puxaram o histórico dos mesmos, o programa do Governo Federal diz que nesse mês, a cota que o paciente tinha direito, já tinha sido utilizada. Agora a pergunta: por quem?

Outra informação importante fornecida pelo Agente de Saúde é de que os medicamentos poderiam estar vindo de uma Farmácia da cidade de Assú, através do programa Farmácia Popular. Ou seja, se isso for verdade a PMU estaria utilizando documentos dos pacientes, com receitas adquiridas de forma desconhecida, para adquirir medicamentos do programa Farmácia Popular e entregar aos pacientes como se fosse doado pela prefeitura. Sendo assim, o gasto da prefeitura com a compra dos medicamentos cairia a valores irrisórios, já que a maior parte do valor seria subsidiada pelo Governo Federal. Isso explicaria o fato de alguns pacientes já terem o nome na lista de pessoas que já tinham adquirido o remédio naquele mês.

Na realidade, existe algo muito obscuro nesse caso. Se não vejamos algumas dúvidas:

·         - Pra que essa mudança?

·         - Como um paciente consegue um medicamento sem passar pelo médico, ou o médico tinha assinado essas receitas antecipadamente baseado apenas na documentação entregue pela Secretaria de Saúde?

·         - Quem comprou os remédios no nome dos pacientes?

·         - Onde está a documentação dos pacientes?

·         - Existe “parceria” com essa farmácia de Assú?

Estamos a disposição da Secretaria de Saúde para explicações e respostas para essas perguntas. Colocamos o fato em discussão para que se explique essa situação que está prejudicando dezenas de pessoas que precisam dos medicamentos, além de tirar uma suposta responsabilidade dos Agentes de Saúde, que até onde sabemos, não tem nada com o caso. 

Fica claro, a falta de transparência nesse caso! Esperamos que seja só isso!

11 comentários:

Anônimo disse...

Que marmota é essa!
Que é isso minha gente, todo dia é um absudo dessa administracao.

Anônimo disse...

Esse tipo de administração retrógrada, está contaminada em todas as secretarias dessa gestão, alguem pode citar algum desempenho estrutural de alguma? Poderíamos até comentar da Ação Social, infelizmente estagnou no tempo com os seus projetos paliativos, ativando anualmente os mesmos atrativos, ou seja, nada de novo, enquanto a verba todo ano aumenta, os investimentos na cultura, social e outros decrescem, nas demais secretarias nem se fala e por ai vai o DESGOVERNO. DA VIDA DIGNA, para poucos.

Anônimo disse...

isso é uma esculhambação!!!!

Anônimo disse...

esperamos que a secretara de saúde dê alguma explicação!!

Anônimo disse...

Esta acontecendo que eles estão dizendo que são os Agentes que entrega a medicação e mandam as pessoas pra um lado e pra outro dizendo que os ACS estão com o remédio no posto.Como não tem o que dizer tentam tirar o foco das pessoas, jogando-as contra os profissionais .

Anônimo disse...

não e pra dar remédio não, meu prefeito luis Jairo esta muito bem e obrigado esta fazendo o que os outros nunca fizeram só nesse blog que agente ver comentários sem noção....todo mundo pode comprar uma caixa de remédio eu Ola OLA ANAX VC NÃO SE CONFORMA NÃO HEM...conversando com meu prefeito trocamos ideias e chegamos a um censo que em vez de comprar remédio vamos construir um hospital tipo o são Camilo de mossoró pq tem muita gente doido em nossa cidade ainda bem que meu prefeito e inteligente eu não sei pq se ele e tao ruim não coloca ele pra fora os vereadores adversário tem tudo pra botar ele na rua pq não bota pq sabe o q ele faz e certo que vereadores são esses...vão pra rua fazer protesto pra vcs verem q não dar meia duzia de gente pq ele esta sabendo administrar nossa cidade e quem tiver seus doido q interne e muita gente doente aqui em nossa cidade ..meu prefeito sabe o q faz ...ele esta muito bem em Brasilia atras de recursos pra nossa cidade só ANAX q não ver abra os olhos ANAX E SILVA JUNIOR ...

Anônimo disse...

site quais recursos que ele consegue pra upanema

Anônimo disse...

Ta o São camilo,vai dar bem certinho pra vc! ou lapada

Anônimo disse...

Acho q esse anônimo não mora em Upanema, pq não diz coisa com coisa, quem vai pra o são Camilo deve ser ele.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKK ESSE É LOUCO!!! QUE ABSURDO COMO UMA PESSOA PODE PENSAR QUE TODO MUNDO PODE COMPRAR REMÉDIO. COM CERTEZA ESSE ANONIMO TA COMENDO ALTO!!!!

Anônimo disse...

Anonimo Imbecil use a comunicação para falar algo e não imbecilidades nojenteza barbaridades se eu fosse prefeito e você fosse com uma conversa dessa para mim eu mandava você para um logar que você nunca mais voltava de tão decepcionado.