RADIO SABORES DA SERRA

12 de novembro de 2010

Sessão da Câmara teve debates "amornados"

A sessão da Câmara de hoje tinha tudo para ser uma das mais acaloradas desta legislatura. Quatro vereadores não apareceram para votar no novo presidente Dárcio e a expectativa era de que eles justificassem suas ausências na sessão de hoje. Mas o que se viu foram princípios de incêndio e nada de labaredas.

Quem começou “tentando” explicar foi o vereador Neném do Cabano, mas em sua fala, não deixou claro os motivos pela ausência no plenário no dia da votação para presidente. Nonato Garcia cobrou a justificativa do vereador, pois não tinha entendido. Disse ainda que Dárcio era o escolhido dele, antes da eleição e não tinha entendido sua ausência. Neném rebateu dizendo que não tinha concordado com a forma como tinha sido conduzida a eleição de Dárcio. Disse que Nonato também já se ausentou de eleições para presidente no passado.

A vereadora Shirley Sarine convidou o vereador Nonato para ser líder da oposição naquela casa. Nonato disse não estar preparado no momento, além do mais, acredita o vereador, que a decisão seria anti-regimental e que somente depois de consultar o advogado, ele poderia discutir a proposta.

Anísio Jr. foi econômico em suas palavras e disse que realmente, o primeiro candidato a ser lançado foi Dárcio, mas também foi o primeiro a ser “rifado”, pois o candidato era outro. O vereador repetiu a frase e encerrou seu discurso.

Monthalgan Fernandes disse que achou estranho a defesa de Neném do Cabano, já que ele tinha o posicionamento favorável a candidatura de Dárcio. “Queria aqui deixar registrado para população de Upanema, que meia-hora antes da eleição o vereador (Neném) votava em Dárcio”, afirmou. Monthalgan ainda completou dizendo que se os vereadores estavam certos de que votariam em Dárcio, não entende o motivo da ausência.

Shirley aparteou o vereador e disse que não concordava com a eleição de Dárcio porque ele era muito ocupado e morava fora de Upanema. Monthalgan indagou: mas a senhora vinha certa para votar em Dárcio!? A vereadora surpreendeu com um sonoro NÃO!

No horário destinado aos líderes de partido, Nonato começou seu discurso, mas logo sentiu a falta do colega Anísio Jr. Nonato disparou: não sei por que toda vez que eu vou falar o vereador Anísio Jr. sai do plenário?

Shirley pediu a palavra para esclarecer a afirmação que tinha dito anteriormente. Segundo a vereadora, ela não tinha entendido a pergunta do vereador Monthalgan quando indagou e afirmou ao mesmo tempo, que a vereadora estava disposta a votar em Dárcio. Shiley afirmou que no começo não queria votar em Dárcio pelos motivos explicados, mas tinha sido convencida em solidariedade a Rivanda Bezerra, ex-secretária de Ação Social que tinha sido demitida pela prefeita Maristela. Ao encerrar suas palavras, Nonato pediu a palavra a presidente Adelcina e disse que a vereadora Shirley estava caindo em contradição, porque Dárcio continuou sendo candidato e ela não votou. Shirley disse que não tinha concedido aparte ao vereador. Nonato rebateu dizendo que quem tinha concedido tinha sida a presidente.

No final, numa clara intenção de baixar a poeira, o vereador Dárcio agradeceu aos colegas a sua eleição e disse que seu discurso será no dia posse.

Após o final da sessão conversamos com alguns vereadores e fontes preciosas, que disseram que o melhor é deixar essa poeira baixar mesmo. Elzimar Carvalho disse que o que passou, passou e que agora é ajudar o presidente a fazer um bom trabalho. Outra fonte já foi mais além: "o sujo falando do mal lavado não dá certo"! Vou fazer que não entendi.

Nenhum comentário: