RADIO SABORES DA SERRA

4 de maio de 2015

Será que combinaram com o povo?

A nomeação de Elsimar Carvalho para secretaria de Obras e Jane Maria, para secretaria de Administração (esposa do vice-prefeito Anísio Jr.) foi divulgada hoje com exclusividade pelo blog do Professor Josiel. A notícia apenas pôs fim a uma novela mexicana que sempre roda em torno do mesmo assunto. 

Conheço os dois novos secretários e tenho certeza que são capazes de contribuir para o município em uma gestão que tivesse um prefeito ativo, com pulso, que permitisse o secretário desempenhar suas funções de forma livre. Não vai ser nessa não!

O blog do Anax vai dar sua interpretação sobre essas duas nomeações e os senhores e senhoras leitores vão analisar como queiram. Não temos nenhuma intenção de ser dono da verdade. A interpretação é livre, mas não vamos nos furtar de dar nossa opinião.

O IMPACTO NAS FINANÇAS

De duas palavras do prefeito, uma é crise. Chega dar pena do bichinho. Mas, o primeiro passo, se realmente Upanema tivesse em crise financeira, seria a demissão de cargos e corte nas despesas. Não vimos isso ainda. Estamos vendo o contrário. Como o município está em crise se ao invés de cortar gastos faz é aumentar contratando dois secretários?

Somente com esses dois novos secretários, o prefeito vai gastar R$ 86.400,00 de salários em um ano. Ou seja, com que cara o prefeito vai chegar para um professor que está recebendo um reajuste de 1,3% por mês, em dez vezes e dizer que não tem dinheiro? O que vai dizer aos enfermeiros que tiveram seus salários cortados de uma só vez, em R$ 1.000,00? O que dizer aos Guardas Municipais, Agentes de Saúde que até hoje esperam por promessas de melhorias em seus salários? O que dizer a sociedade que escuta o chorôrô de que não tem dinheiro, mas ver aparecer quando o prefeito quer manter seu projeto de poder?

Lembrando que são novas despesas, pois não haverá substituição. No caso de Jane Maria, não havia secretária de Administração desde o tempo que a professora Edimir saiu. No caso de Elsimar, ele vai entrar na vaga de “Neguinho”, cunhado do prefeito, que deverá continuar em outra função na PMU. Portanto, são novos gastos sim!

IMPACTO POLÍTICO

No campo político não dar pra afirmar nada ainda. A ida de Elsimar, que foi candidato a vice-prefeito na última eleição, repercute positivamente para o lado situacionista. É inegável! Mas, tem um detalhe que precisa ser revelado aos leitores. Elsimar deixou claro que não está levando para o grupo do prefeito, a maioria de sua família e o grupo político a qual fazia parte. Atitude correta de Elsimar e que merece nossos parabéns. 

Pelo lado do vice-prefeito Anísio Jr. não sabemos se o mesmo disse que grande parte de sua família não o apoia nessa decisão. Mas, também sabemos que vários não seguirão com o prefeito Luiz Jairo. Segundo uma fonte, o próprio prefeito teria confessado o medo de estar dando um tiro no pé com essas duas nomeações.

Portanto, será que foi uma boa jogada política essa? 

No campo de votos, hoje, está claro que não! Agora, no campo estratégico foi. O blog do Anax publicou em 08 de janeiro que uma alta patente bicudista disse que estaria trazendo um vice para a chapa de Luiz Jairo para próxima eleição. Perguntamos se Anìsio Jr. não servia mais. A resposta foi que quanto mais melhor. Não divulgamos na época, mas o vice que ele falava era Elsimar. Portanto, Anísio Jr. deverá se contentar em lutar por uma vaga de vereador e sem contar com um apoio considerável de sua família. Quem pensa que Elsimar está com a vaga de vice garantida, também se engana. Depois que assumiu a secretaria e sem o apoio da família, vocês acham que o prefeito vai querer um vice como Elsimar ou vai buscar um nome que some? 

Portanto, a estratégia era matar dois nomes que poderiam atrapalhar os planos de poder do prefeito. Por enquanto conseguiu!

IMPACTO NO GRUPO

E o povo que sempre votou no prefeito e não está tendo oportunidade no governo? Fazendo uma comparação com um time de futebol, eu já disse aqui, que o prefeito considera vocês uns pernas de pau. Na hora de substituir ele olha pro banco de reservas e não ver ninguém com capacidade, nenhum craque, só perna de pau. Aí, é o jeito contratar novos jogadores de outros times. Vocês ficam na torcida! Ele sabe que a maioria vota nele mesmo!

Agora tem também aqueles que votaram pela primeira vez no prefeito, aqueles que acreditaram na mudança e estão vendo que o prefeito não quer saber de mudança pro povo, quer é manter-se no poder, não importa que se alie com um candidato a vice-prefeito que tentou derrotá-lo há pouco tempo. Esses estão prontos para dar o troco e não concordam com essas atitudes do prefeito. Estão só esperando ele nas suas casas no período da campanha. O chá tá cuado.

O que estamos vendo meus amigos é que o prefeito está usando uma tática muito utilizada por políticos arcaicos. O barco está afundando administrativamente. Sua gestão não disse a que veio ainda e já estamos chegando ao final. Caos na saúde, educação estagnada, agricultura inerte, ação social sumida, frota sucateada, licitações absurdas, entupimento de parentes na máquina pública, sujeira nas ruas, taxas etc. A solução foi partir para a cooptação de lideranças, que supostamente comandam os votos. Não importa o preço que o município pague por isso, não importa se o aliado de hoje, ontem era um inimigo político com todos os defeitos possíveis. O que importa é continuar no poder. Só tem um detalhe... Será que combinaram com o povo?


11 comentários:

Anônimo disse...

Votei em Luis Jairo depois dessa de Elzimar secretario nunca mais amigo vc vai ver meu voto.

Anônimo disse...

A ida de Elzimar para o grupo da mudança ou melhor da desgraça so prova que ele nao tem compromisso com o povo. 2016 vem ai.

Anônimo disse...

Anax, procure saber si já esta havendo a vacinação dos idosos com a vacina da gripe.... Foi anunciado na rádio q começava hj 04/05/2015. Mais parace q ate agora nada....

Anônimo disse...

Elzimar tem rodado, não sabe onde fica, coitado, a estrela dele anda quase apagada, agora com mais essa mudança vai se acabar até o túnel, ficara sem estrela e sem luz. Já temos exemplos em Upanema com pessoas que fizeram esse jogo, e hoje não tem prestígio de nada, 2016, ta bem aiiiiii.

Anônimo disse...

saber q todo mundo sabe quem foi q articulou isso. ôu poder grande viu.

Anônimo disse...

Ele vai pagar caro essa trajetória que esta fazendo, a familia não esta 100% com essa atitude que ele tomou, o bicho vai pegar.

Anônimo disse...

Coitado de Elzimar,mas de qualquer forma muita sorte colega pois vc vai precisar e muito!

Anônimo disse...

Luiz jairo teve mais de 5.000 votos e nao um eleito seu para asumir uma secretaria que ate entao era de educaçao e de repente mudou pra obra. Esse governo ta uma bagunça

Anônimo disse...

Você queria era que ele combinasse com o que voce tem vontade. Mas você ôcou kkkkkkk

Amon Carlos disse...

Em principio quero pedir permissão para usar este espaço democratico comentar e esclarecer alguns fatos que a sociedade de Upanema deve tomar conhecimento,o tiro no pé dado pelo Sr. prefeito atingiu não só ele e sim a todos aqueles que em sua maioria o ajudou a ser hoje prefeito incluindo nossos familiares,hoje o Sr prefeito encontra-se numa situação em que humilhava o cidadão sentia-se Rei e tardiamente descobriu que seu barco afundou faz tempo ficando a implorar o apoio de quem já não tem duvidas em tentar derrota-lo nas próximas eleições para o bem de nossa terra, Tiro certeiro sim deu o Sr.vice prefeito que depois de humilhado por esta administração aceitou um cargo que ninguém quis é bom lembrar que outros cargos nos foram oferecidos isso depois que o governo municipal desce veloz ladeira abaixo e todos rejeitados, o Sr Anisio Junior agiu de maneira solitaria e independente sem apoio de quase nenhum membro da familia que sempre o apoiou o tiro dado por ele o atingiu deixando-o sem norte para a politica e bastante fragil nas próximas campanhas, quero ao final deixar registrado que na minha modesta opinião nossa querida Maria José minha eterna vereadora deve está bastante triste pois conheço sua opinião sobre este fato, quero também apoiar em todos os pontos o comentario feito pelo Dr.Arlindo que também concordo.

Anônimo disse...

A poucos dias vocês lembram que o programa pago com o dinheiro do povo criticava o programa seguro safra das gestões passadas vocês sabem quem era o secretário da agricultura na época o então secretario de Obras de hoje sr. Elsimar será que agora ele ficou bom? ou na gestão bagunçada não tem ninguém para assumir cargos? só tem pessoas incapazes? nunca mais.