RADIO SABORES DA SERRA

13 de janeiro de 2010

Upanema terá central de tratamento do lixo




O destino dos resíduos sólidos (lixo) dos municípios tem sido uma das preocupações dos órgãos de fiscalização ambiental no estado e no país. Upanema é um dos poucos municípios do estado que possui um aterro controlado, com locais destinados para o lixo domiciliar e hospitalar, além do acompanhamento do nível de contaminação do lençol freático através de quatro poços perfurados no local. Agora, a prefeita Maristela conseguiu através de parceria com o Fundação Nacional de Saúde – FUNASA a assinatura de convênio para construção de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTRS. A central vai dar tratamento adequado a todo lixo despejado no aterro controlado, transformando-o em aterro sanitário.

“Com essa central de tratamento, não existirá nenhum tipo de poluição indo para atmosfera, a água ou para o solo”, afirmou a prefeita. A CTRS fará a canalização do chorume produzido pelo lixo até uma estação de tratamento; o isolamento das células, que são espaços utilizados para colocação dos detritos e posterior cobertura com terra.

Para auxiliar no trabalho de tratamento desses resíduos, a Central contará com máquina motoniveladora (patrol) e trator de esteira, além de um escritório administrativo. “Estamos saindo na frente de muitos municípios, já que a grande maioria está sendo cobrada por não ter um local adequado para o despejo do lixo. Upanema já possui o local e agora irá fazer o tratamento do mesmo”, explicou Maristela. A prefeita também explicou que deverá ser feita uma grande campanha informativa com apoio da sociedade e meios de comunicação, no sentido de implantar a coleta seletiva do lixo em nosso município.

O convênio foi assinado ontem na sede da FUNASA em Natal. A CTRS será construída com recursos do Governo Federal da ordem de R$ 1.500.000,00 e contrapartida da Prefeitura de Upanema no valor de R$ 62.000,00.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

3 comentários:

Anônimo disse...

O nome correto é Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e não Fundo Nacional de Saúde - FNS como foi publicado nesse blog.

Tiago Canuto disse...

Esse tipo de obra é de grande valia para qualquer cidade que pense em desenvolvimento e sustentabilidade a longo prazo.

Parabéns à Prefeitura pelo convênio!

Anônimo disse...

O que é um aterro sanitário?
Até onde eu sei em geral abriga resíduos sólidos do ambiente domésticos, atendendo a normas legais e critérios ambientais para combate á poluição do solo e camadas inferiores, utilizando técnica de engenharia e tecnologia seguras para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública e ainda passa por monitoramento constante para evitar vazamento no solo; e antes que se faça a instalação do aterro é feita uma impermeabilização total do local que receberá os resíduos e será instalada redes para coleta e tratamento do chorume, material que reúne todas as impurezas líquidas e tóxicas do lixo. Os gases que emanam do aterro são captados e tratados, e a quantidade e qualidade do lixo depositado é controlada.
Devido ao monitoramento constante, o aterro sanitário não contamina o solo, o lençol freático, as àguas superficiais e a atmosfera. Controla ainda a proliferação de vetores de doenças e não apresenta riscos de desabamentos.
De acordo com a norma técnica 8419da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), o aterro deve ser instalado a pelo menos 200 metros de cursos d'água,estar em àrea livre de inundação.
Espero que seja isso mesmo pois do contrário só será mais um depósito de lixo a céu aberto, mas estamos aqui para fiscalizar.