RADIO SABORES DA SERRA

5 de março de 2014

Avaliação do Carnaval de Upanema 2014

Como já é tradição, o blog do Anax faz uma análise dos quatro dias de carnaval em Upanema. Esse ano sob o aspecto de folião, mas tendo o embasamento da organização que transformou o nosso carnaval em um dos maiores do estado. Então vamos lá:
SEGURANÇA
O ponto principal do evento, em minha opinião, é e sempre será a segurança. Nesse ano, tivemos uma preocupação, pois a quantidade de policiais destinados ao município foi pequeno. Demonstramos nossa preocupação quando o Jornal De Fato divulgou a programação da PM para os municípios. Colocamos a matéria em nosso blog para ver se o senhor prefeito conseguia através da sua força política aumentar esse efetivo. Ele interpretou que eu e os blogs que divulgaram essa informação estavam torcendo contra o carnaval. Mas, em outra publicação volto a falar sobre o assunto.
Segundo a informação do Jornal De Fato, 20 policiais seriam destinados para nossa cidade. Pela experiência de outros anos, sabíamos que quando divulgam 20, só conte com 10. No sábado, tivemos uma informação segura de que o número estava perto do que imaginávamos. É evidente que é um número que se soma a Guarda Municipal, Polícia Civil, PRF e segurança privada. Mas, na verdade quem vai pro confronto é a Polícia Militar. Para nossa grata surpresa o efetivo de segurança (todos), mas principalmente o da PM, fez um trabalho brilhante. Barreiras, abordagens e rondas eram permanentes. Mesmo com o efetivo diminuto, via-se que os policiais estavam se desdobrando para nos dar segurança. Não somos hipócritas de dizer que não houve brigas, tentativas de furtos, nem outros problemas de segurança. Mas, são fatos isolados que se comparados ao tamanho do evento, passam despercebidos. Parabéns mesmo a todos os envolvidos na segurança!

BANDAS E TRIO
Diferente de outros anos, o nível das bandas não foi o mesmo. A banda Renata Falcão e Voo Livre não empolgou, apesar da qualidade dos músicos e dos cantores. Renata não tinha o pique nem experiência de puxar um arrastão. Paulinho tem um repertório voltado pro arrocha, que na hora de um arrastão não é o ritmo mais adequado. Esse foi o principal problema da banda que deveria se apresentar todos os dias. André Luvi já fez o contrário. Soube cobrir as limitações com muita empolgação e um repertório que animou a galera. O cantor Flávio e a banda Pizada Quente deram um tom de irreverência e tocaram sucessos que estão na boca da galera. Flavinho tá estourado mesmo! Foi o responsável pelo maior arrastão deste carnaval. Show. Municipal Santos continua o mesmo da época que era cantor da banda Prabalá. A experiência aliada a uma banda com excelentes músicos fez na minha opinião, ele ser a melhor atração do carnaval. Já Nilson Viana... Melhor pular para Roberto e banda Maior Expressão. Só acho que exageraram na quantidade de vezes que cantaram a música do carnaval de Upanema que, aliás, é muito boa. A qualidade do cantor Roberto é inquestionável, já a da banda...
O trio elétrico Raça é bom. Mas, não é um trio a altura de um grande carnaval de Upanema e a organização do carnaval sabe disso. Não fez feio em virtude do tamanho do carnaval, que foi pequeno. Para quem não entende pensa que foi maravilhoso. Não foi! É bom e ponto.

ORGANIZAÇÃO
É meio complicado falar da organização, pois não acompanhamos de perto o desenrolar das coisas. Mas, tivemos informações de muitos entreveros envolvendo membros da organização, em virtude da falta de comando. Lugar onde todos mandam, acaba ninguém mandando.
Pelo lado positivo, parabenizo pela limpeza, segurança, etc. Coisas que sempre fizemos em outras gestões e deixamos de legado para o nosso carnaval. Tenho certeza que a experiência de Núbio de Mello contou bastante. Parabéns por dar prosseguimento a esse trabalho.
Pelo lado das críticas, observei que um fato negativo foi a quantidade de gente dentro da corda em frente ao trio elétrico e em cima do mesmo. Sei que muita gente acha que por ter votado em Luiz Jairo, tem o direito de usar esses espaços como camarotes e distribuírem simpatia nos mesmos. Mas, a exemplo do que ocorria em gestões anteriores, volto a criticar e dizer que esses locais são para o trabalho de gente da organização e músicos. Passei por vários momentos de desconforto com amigos e pessoas ligadas a familiares de ex-prefeitos, familiares de músicos e foliões, pois sempre expliquei que não podia botar ninguém em cima do trio, nem dentro da corda. Com raras exceções para pessoas sóbrias. Agora, esse ano, vi pessoas da organização embriagadas. Essas pessoas têm que botar na cabeça que elas estão dirigindo um evento que requer calma, bom senso e sobriedade. Gente, o trio não freia igual a um carro pequeno não! Lá, não é lugar de bêbado! Repito que isso não é exclusividade dessa administração não. Apenas um alerta para melhorar em outros carnavais.

AVALIAÇÃO GERAL

No contexto geral, o carnaval foi mais um carnaval. Tudo dentro do que já esperávamos. Agora é hora de avançar e fazermos um grande carnaval, digno do mesmo. 

23 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Anax realmente vc disso o que todo mundo queria ver O Prefeito Luiz Jairo fez o melhor carnaval de upanema.

Lepo lepo disse...

Kkkkk foi mesmo? Num credito. Puxando aqui meus pensamentos, onde você estava mesmo hem? Rapaz, esse omi tava sumido, bom , eu não vi né. Será se tava no carnaval do canteiro? Também não vi. Aliás, você nunca faz falta mesmo.

Anônimo disse...

Dor de cotovelos novamente, quando isso vai acabar? FOI O MELHOR CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS.

Anônimo disse...

Ei vc ta fora de moda ta sem credibilidade disse q n tinha segurança e teve ou lapada otário.

Anônimo disse...

Upanema é uma cidade maravilhosa, que sabe dar oportunidade a pessoas que estão iniciando sua carreira. Lembro muito bem de Claudia Leite, que começou sem experiencia nas cidades do interior e hoje é sucesso nacional. Renata Falcão não decepcionou, com sua humildade e carisma agradou a muitos, mas tb nem Jesus agradou a todos. Tenho dito

Anônimo disse...

Bom Dia!

Fiz parte desse carnaval, achei muito bom, mas concordo em grau e gênero com você teve bastantes falhas. Você é show!!
Devia ter sido contratado para substituir a desorganização.

Laura disse...

Acho que o carnaval de Upanema foi muito bom!!! Não deixou nada a desejar.. já brinquei carnaval em Caicó, Apodi e em outros interiores do RN, e digo que Upanema deu show de animação! Acho que a Renata junto com a banda voo livre arrebentou assim como os demais!

Anônimo disse...

Ô carnaval CHIBATAAA....

Anônimo disse...

Carnaval massa, Renata Falcão e banda Vôo livre foi massa demais, o prefeito acertou em cheio, nem precisou gastar fortunas com atrações nacionais, para fazer um grande carnaval. Parabéns Prefeito

Anônimo disse...

Renata Falcão?

Por favor Volta Timbalasamba e Porreta!

Aquelas sim eram bandas que animavam o carnaval de Upanema.

Anônimo disse...

O prefeito esta de parabéns, passei o carnaval ai esse ano, o que eu vi foi uma festa muito organizada, pessoal animadissimo, bandas que agitaram, segurança. Se vc ta falando tudo isso é pq vc nao vio nem metade do evento. Foram realmente quatro dias que nao me arrependo e concerteza proximo ano irei novamente. Esses seus comentarios são no mínimo sem nexo e sem fundamentos, vc como blogueiro, deveria usar esse meio para informar eventos e acontecimentos de Upanema, e não perder seu tempo falando aresias sobre o prefeito da sua cidade, pq querendo ou n ele é seu prefeito tbem.

Anônimo disse...

gente vamo deixar de ser cego. naum vi anax dizendo que o carnaval foi fraco nem q num teve segurança. pelo contrario. vcs tao querendo ver uma coisa q naum existe. vamo parar com essa paixao política. afff. as criticas sao de coisas q muita gente falou, mas ele teve coragem de dizer. qual o problema? naum vejo nada pra tanto alarme desse jeito.

Anônimo disse...

Os que não gostaram, proximo ano vá p Tibau...

Anônimo disse...

O PREFEITO QUENTE... PENSE NUM CÁRNAVAL BOM

Anônimo disse...

Concordo! Não a conhecia, mas gostei bastante!

Anônimo disse...

Sou de campo grande esse foi o melhor carnaval da historia de upanema tava todo bom mesmo organização 10000

Anônimo disse...

OHHHHHHHHHHHHH CARNAVAL BOM, SEM PRECISAR GASTAR FORTUNAS PARA CONTRATAR Timbalasamba e Porreta!

Anônimo disse...

QUEM NÃO GOSTOU PROXIMO ANO VA PRA SALVADOR,

Anônimo disse...

eu tenho pena desse povo babão, por que se der um chute nos ovos do prefeito.vai atingir muita gente.
ô lapada...

Anônimo disse...

ALGUEM DIGA SE O CARNAVAL DE 2013 FOI BOM, KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA, ESSE DE 2014, FALTOU UMA BANDA TOCAR E ALGUMAS DOZES DE ADMINISTRAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO.

Anônimo disse...

Anax concordo com você , a segurança é e sempre será em primeiro lugar . Mas no meu conceito o que você quis fazer nesse análise sobre o carnaval , foi apenas criticar começando pela segurança . De ser pouca foi, deveria ter sido uma quantidade maior , mais deu tudo certo . Então o que devemos é agradecer a DEUS por não ter acontecido piores coisas , um carnaval maravilhoso como esse na paz , algumas brigas por acaso como de costume , com todo tipo de convivência seria impossível não ter brigas , o policiamento foi pouco em compensação o cuidado foi enorme , o dobro , o triplo ! e quanto à ORGANIZAÇÃO: você se envolve muito com segundos ou com terceiros , agora eu que digo : segundo a filosofia , será que o presente não é um ficção ? o que é isso ? o que vejo de fato ? preste bem atenção ! a organização estava de parabéns também ,até pessoas evangélicas para ajudar a administração tinha , todos nós temos falhas , não só nós e sim tudo . Por falta de segurança você não deixou de participar do carnaval , e quanto as bandas tenho certeza que você dançou em todas , aliás se não tiver ficado parado só procurando defeitos ... O PREFEITO ESTÁ DE PARABÉNS . se quiser bandas melhores vá procurar outas cidades , se o seu nível de riqueza não dar para suportar as simples bandas que veem para nossa cidade . beijos um abraço ...

Anônimo disse...

voçe esta esperando jorge é, anaxitimanda...para o proxima campanha de prefeito..ele não vem não, esta com o monte de processos na justiça pra resolver, e ate lá tome lapada novamente que vai ser outra derrota. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Lapada d novo como otario?se vc fala isso e pq concerteza nao mora em upanema,se mora se nao diria essa loucura,o povo nao e burro.se vc q acha q o prefeito e tao bom assim va o hospital se consulta e veja se tem medico,saia d upanema e va para o P.A salgado,bom lugar,dutra e como as estradas estao boas.ZO PREFEITO E OTIMO MESMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E PRA RI OU PRA CHORA?