RADIO SABORES DA SERRA

14 de agosto de 2009

Prefeitos do RN pressionam bancada em busca de recursos para Saúde

Por Júlio Pinheiro

Os prefeitos do Rio Grande do Norte continuam buscando pressionar o Governo Federal para que sejam definidos os valores dos repasses da União para os municípios tratarem de questões referentes à Saúde. Na segunda-feira (16), gestores e bancada federal potiguar discutirão, entre outros temas, aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 29.

Atualmente, há um entendimento de que os investimentos na Saúde devem ser de, no mínimo, 8% do orçamento União, 12% dos recursos dos estados e 15% de toda a receita dos municípios. No entanto, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio (PP), afirma que municípios e estado são obrigados a investir bem mais do que os valores pré-definidos devido ao não cumprimento do percentual por parte da União.

De acordo com Benes Leocádio, a PEC 29 será fundamental para obrigar o Governo Federal a cumprir os percentuais do repasse. “Esse é um dos principais temas da nossa reunião. Precisamos da regulamentação porque os orçamentos dos municípios estão cada vez mais apertados”, explicou.

Outros pontos que serão discutidos durante a reunião com a bancada federal na próxima segunda-feira (16) também são desdobramentos da marcha dos municípios, realizada em Brasília. Os prefeitos vão pedir atenção dos deputados e senadores para a PEC dos Precatórios, a derrubada de veto parcial à MP 457 (renegociação de dívidas junto ao INSS), além dos problemas referentes aos lixões e matadouros dos municípios.

A reunião ocorre em um salão de recepções de Natal às 10h da segunda-feira (16). Todos os parlamentares federais do estado foram convidados e a expectativa é que entre 60 e 70 prefeitos compareçam ao evento.

A prefeita de Upanema, Maristela Freire, confirmou presença nesse evento e disse que vai cobrar a liberação de recursos para ampliação da Unidade Mista de Saúde, uma de suas bandeiras de campanha. Inicialmente, as emendas do deputado Henrique Eduardo e do senador Garibaldi Alves, que totalizam R$ 750.000,00 eram destinadas para construção de um novo hospital, mas, em virtude do Ministério da Saúde está com a política de não liberar mais recursos para novos hospitais, e sim, ampliar os já existentes, será feita a mudança para ampliação da Unidade Mista de Upanema. Outra reivindicação será cobrar a emenda para construção de um aterro sanitário equipado com máquinas e usina de beneficiamento do lixo.

FONTE: Com informações do Nominuto.com

Nenhum comentário: