RADIO SABORES DA SERRA

18 de dezembro de 2008

NONATO GARCIA: "Eu estou livre".

Passada a campanha, os ânimos começam a baixar, os bastidores e fatos interessantes começam a aparecer. Conversei agora pela manhã, com o vereador Nonato Garcia – PSB, até então, um dos principais expoentes da oposição na última campanha. Digo até então, pois depois dessa conversa Nonato não parecia em nada com um representante da oposição. Na conversa, Nonato fez questão de enaltecer o comportamento do prefeito Jorge Luiz no sentido de não guardar rancor ou mágoa dos adversários. “Jorge sabe que eu não votei na candidata dele, porque pensava que seria Manoel Carlos (Manezinho)”, afirmou. Perguntado se esse pensamento a respeito do prefeito não poderia criar um clima ruim entre o vereador e os recém-aliados (bicudos), Nonato disse que não tem compromisso com ninguém. “Eu estou livre”, disparou. O vereador admitiu que se precipitou ao declarar apoio ao candidato da oposição, Luiz Jairo. Para ele, tudo caminhava para que o candidato da situação fosse Manezinho, que segundo o vereador, não teria capacidade para administrar o município, apesar de ser uma ótima pessoa. “Quando surgiu o nome de Maristela, eu já tinha anunciado apoio a Luiz Jairo e não podia mais voltar atrás”, confessa. Mesmo assim, atribuiu a derrota de Luiz Jairo a uma falta de organização da campanha. Para Nonato, muitos dos problemas naturais de uma campanha, como viagens, ordem de combustível, documentação de campanha, propaganda etc. ficavam para Luiz Jairo resolver e isso impedia que o mesmo ficasse livre para pedir votos. “Não andamos nem 60% das casas do município”, explicou.

Perguntado sobre quem deverá ser o novo presidente da Câmara, Nonato disse que acredita que qualquer um que seja a casa estará em boas mãos. Mas, disse que Anísio Jr. tem muita capacidade de articulação, apesar dele achar que o mesmo ainda não conta com o apoio da maioria. Isso poderia significar uma abertura para uma candidatura da oposição? Disparei! Não. Respondeu o vereador. A oposição não tem a intenção de disputar a presidência da Câmara não, disse sorrindo o vereador.

É verdade que as chances da oposição conseguir chegar a presidência da Câmara de Upanema são pequenas. Agora, essa conversa de que a oposição não tem intenção é conversa pra boi dormir. Nonato é raposa velha, sabe que na primeira derrapada da situação, ele tem capacidade de virar o jogo a seu favor, ou até mesmo em favor de outros da situação, fazendo com que haja um racha no grupo. A política upanemense não é muito diferente da política brasileira, ou seja, é todo mundo se fazendo de amigo, se fazendo de morto, mas na primeira chance que aparecer, tudo muda e, muitas vezes os sentimentos de vaidade e ganância falam mais alto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nonato é um verdadeiro malabarista na política. Não tenho dúvidas de que ele vai acertar-se com nossa prefeita, mas isso deve demorar um pouco. Tudo está muito recente, os ânimos ainda estão acirrados, a ferida ainda está aberta e samorando. Mas como nossa prefeita é inteligente, certamente ela irá saber chamar o nosso vereador na hora certa, disso eu tenho certeza.

Anônimo disse...

ai eu digo que ele é bom em política se ele aderir p/ maristela e conseguir se eleger novamente.
vai nessa nonato!