RADIO SABORES DA SERRA

15 de dezembro de 2008

Prefeito e prefeita eleita pagam promessa na Serra da Menina

Foto: Anaximandro, Manezinho, Vanúzia, Maristela, José Carlos, Gilmar, Reinaldo,
Jorge Luiz, Dr. Danilo, Silvio Freire, Dárcio Régis, Lúcio, Genário Sérgio,
Yamashiro, Chico Alagoano, Cristóvão, Rivaldo Gondim, Otávio Fogueteiro (fotógrafa: Rosana).
Um grupo de 19 pessoas participou ontem de mais uma viagem à cidade de Riacho dos Cavalos – PB. O objetivo era pagar uma promessa, na Serra da Menina. Essa é a segunda vez que o grupo liderado pelo Prefeito Jorge Luiz, paga promessa por uma vitória eleitoral. A primeira foi feita por uma eleitora do prefeito, em 2004. Ela disse ao prefeito, que se ele conseguisse se reeleger, o mesmo teria que subir a Serra da Menina com no mínimo 15 pessoas, número de campanha do prefeito. Cerca de 22 pessoas participaram do início da subida, mas somente 15 conseguiram chegar ao topo da serra. Depois de cumprida essa primeira promessa, algumas pessoas que participaram da subida fizeram pedidos individuais e já voltaram a serra para agradecer.
Antes da campanha desse ano, o prefeito Jorge Luiz, retornou ao local para agradecer mais uma graça alcançada. Aproveitou a oportunidade para fazer outra promessa. A promessa consistia novamente, em no mínimo 15 pessoas subirem a serra, se fosse do agrado de Deus a vitória da candidata Maristela. Vitória conseguida foi a vez de pagar a promessa. Dessa vez 19 pessoas começaram a subida e, todos conseguiram chegar até o final.
A Serra da Menina tem esse nome devido a um trágico acidente ocorrido com a menina Edinete, que segundo a lenda, teria se perdido no alto da serra e quando encontrada, depois de vários dias, ainda estava com seu corpo intacto. Atribuíram a esse fato, um milagre e a capacidade da mesma (Edinete) também fazer com que os fiéis alcancem sua (s) graça (s). A partir daí tiveram início uma série de visitas a serra, que ficou conhecida como Serra da Menina.
O local é ermo e de difícil acesso. Sem nenhuma sinalização, os peregrinos têm que se valer da ajuda dos poucos moradores das redondezas. Mesmo quem já foi algumas vezes ao local, chega a se perder. A subida dura em média 45 minutos – dependendo do preparo físico e da temperatura ambiente - por um trecho de muita pedra e erosão. Em cima da serra, fica localizada uma pequena capela, construída para que os que ali cheguem, façam suas orações de agradecimento pela (s) graça (s) alcançada (s).

Independente de acreditar ou não no poder da “menina”, coisa que devemos respeitar, pois a fé é individual, a subida da serra por si só é uma aventura incrível e de muito esforço físico. O desafio de chegar ao topo da serra faz com que você supere suas dificuldades, exercite sua paciência, ajude aos outros que tem mais dificuldades, trabalhe em equipe entre outros benefícios. Muito legal mesmo!

Um comentário:

Unknown disse...

que pena ela nao merecia uma morte tao triste