RADIO SABORES DA SERRA

30 de dezembro de 2008

O Jorge Luiz que conheci

Realmente, a iniciativa de realizar uma grande maratona de entrega de obras no município, em plena reta final de mandato, vai ficar na história política administrativa de Upanema. O prefeito Jorge Luiz está de parabéns, não só por esse momento, mas pela sua brilhante administração. Uma coisa é inegável: Jorge foi de longe, o melhor prefeito que Upanema já teve! Até mesmo seus adversários confirmam isso. Foi imbatível em todas as urnas, em todas as eleições em que esteve a frente do executivo municipal. Mesmo, contestado por alguns, não há como negar os números, que mostram grandes avanços em todas as áreas da administração. As críticas, os erros, as falhas, os esquecimentos, são naturais, já que ninguém é perfeito. Mas, se usarmos a consciência, veremos que no contexto geral, Jorge merece o título de “melhor de todos”.


Torna-se um desafio para os próximos gestores, dar continuidade ao trabalho já implantado pelo prefeito Jorge Luiz. É preciso avançar, como dizia uma música da campanha da candidata Maristela. Para isso, serão necessários vários fatores, inclusive externos, como a boa fase financeira em que viveu a economia mundial nos últimos 8 anos. Vale ressaltar também como fatores externos, o clima. Ou seja, não termos grandes secas, nem grandes enchentes. Tudo isso, pesa em uma administração e, pelo que vimos Jorge teve muita sorte nesses quesitos. No processo administração interna, uma boa equipe de auxiliares também será fundamental para solucionar problemas e apontar novos caminhos para o crescimento do município.


No contexto político, Jorge Luiz foi muito criticado pelos aliados, devido a falta de “pulso”. Para alguns aliados do prefeito, a chibata deveria ter descido no espinhaço de muita gente nessa administração. Os mesmos que defendem essas ações ditatoriais esquecem as burradas cometidas por eles mesmos. O certo é que o prefeito mostrou-se sóbrio na maioria do tempo em que esteve à frente do executivo. Jorge portou-se com serenidade diante de críticas e em muitos momentos soube aproveitar o ensejo para reconhecer o erro e não cometê-lo outras vezes. Soube interpretar também o que é um amigo de um bajulador. Pensou na família e não em uma só pessoa, em vários momentos em que poderia prejudicar alguém. Por isso, acumulou vários críticos enrustidos no seu grupo. Por outro lado, essa tese de prefeito sem “pulso” não é corroborada pela oposição, que defende em seus discursos que Jorge seria perseguidor. Para eles, Jorge não dá chances aos adversários e quando tem oportunidade prejudica os mesmos. Faz política de apadrinhamento. No mesmo discurso, a oposição ainda afirma que Jorge obriga os correligionários a votar em seus candidatos através da ameaça de perda de cargos, gratificações, ou até mesmo na promessa de ser chamado em concurso e ser contemplado com casas populares. Como vemos, são dois pontos de vista diferentes para uma mesma pessoa, ou uma mesma administração.


Se analisarmos friamente, veremos que Jorge Luiz também foi o melhor articulador político que Upanema já viu. Talvez (opinião particular) administrar seja mais fácil que fazer política em Upanema. Todos nós – upanemenses- somos “mestres” em política. Todos conhecem os meandros e os bastidores do processo político local. Cada um sabe mais do que o outro. Então, é natural que haja opiniões divergentes no final. A fórmula que encontrei para achar que Jorge é a maior liderança política e o que sabe melhor conduzir o processo político local foi através dos números, aliados aos casos ocorridos durante sua vida política.


Com relação aos números, basta analisar os dados das últimas eleições e das pesquisas de opinião sobre quem é a maior liderança política local e veremos. Já em relação ao processo político, observamos que Jorge, viveu alguns momentos cruciais em sua carreira. O primeiro deles, talvez tenha sido a própria indicação para prefeito. Quem não se lembra, fica aqui o registro de que o processo foi muito conturbado, pois a grande liderança política do PMDB naquele momento era Antonio Targino. A indicação de Jorge para candidato a prefeito foi difícil. Sinceramente não vivi esse processo, mas pelo que me contaram, teve gente que dizia que a indicação de Jorge e não Antonio Targino para a cabeça da chapa, seria a mesma coisa que indicar um simples músico para dirigir uma orquestra, enquanto que o maestro seria seu auxiliar. Depois de muita discussão, chegou-se a um consenso. Depois disso poderíamos citar o mais clássico e difícil momento político da história desse prefeito. Falo da campanha para governador, onde Jorge mudou seu candidato do primeiro para o segundo turno. Foi talvez a mais difícil decisão política já tomada pelo prefeito. Uma decisão que foi tomada depois de muitos momentos, de várias reuniões, discussões etc. No final, Jorge saiu-se vencedor mais uma vez. Muitos criticaram a atitude do prefeito naquele momento, mas particularmente, acho que foi necessária a mudança, dentro do contexto político. Foi uma jogada para desarticular a oposição e tomar fôlego para próxima campanha municipal.


Sua reeleição era algo natural e não merece nem muitas palavras, pois foi mais fácil ganhar no voto que nos tribunais.


Outro momento de dificuldade na vida política de Jorge Luiz, foi a escolha do nome que iria sucedê-lo na prefeitura. A infinita maioria apostava no nome de Manezinho para prefeito. Mas, Jorge preferiu esperar até a última hora, ouvir as lideranças, consultar pesquisas de opinião e traduzir tudo isso para um processo acirrado de campanha. Como seria o discurso do adversário, como se portaria o seu candidato na campanha, quem representaria a continuidade da competência administrativa construída por ele em oito anos, quem teria carisma e pouca rejeição – fundamental numa campanha política. Maristela foi mais uma vez, uma jogada correta do tão criticado Jorge Luiz, acusado injustamente de não saber fazer política. Talvez, os que criticam Jorge pela condução dos processos políticos, devam passar uma temporada na oposição e conviver com a derrota para ver quem não sabe fazer política. Temos que reconhecer que mudar de candidato do primeiro para o segundo turno e ainda assim conseguir aumentar os votos da segunda opção é algo quase impossível. Reconheçamos também que nenhum outro líder municipal conseguiu aglutinar em uma mesma chapa PT, DEM e PSDB.


A fama de amarrado, brincalhão, trabalhador, pagador e cobrador, faz parte do perfil humano de Jorge Luiz. Uma pessoa que dificilmente guarda mágoas. Que ensina com seus atos, muitas lições para antigos líderes da política local. Muitas vezes, vi Jorge ter prazer em ouvir críticas. Em certos momentos, já vi gente ridicularizar e passar a mão na cara do mesmo. Ele só fazia ouvir... Quando a pessoa terminava, ele dizia: você tem razão – mesmo que a pessoa não tivesse razão – já vi várias vezes ele fazer isso. Era uma forma de iniciar um diálogo para não perder a amizade com aquela pessoa. Quando era na campanha, eu via aquela mesma pessoa, que no passado xingava o mesmo, gritando seu nome novamente. Poucos políticos têm a paciência e a humildade de Jorge Luiz. Foi Jorge também, quem instituiu o advento de visitar todas as casas dos eleitores em época de campanha. Uma vez perguntei a Jorge se ele não entrava na casa de alguém. Ele me respondeu que somente em uma casa, onde quando ele ia entrando, o dono da casa o alertou para não passar da calçada. “Mesmo assim pedi o voto a ele da calçada”, disse.


Foi essa figura ímpar que conduziu os nossos destinos durante os oito anos em que esteve à frente da prefeitura. É essa mesma figura que muitos incentivam a continuar sua caminhada política com a disputa da eleição para deputado. Independente do seu futuro, Jorge já fez história no presente e ficará para sempre na memória e no coração do povo de Upanema. Continue seguindo em frente prefeito Jorge Luiz.


Anaximandro Eudson

12 comentários:

Anônimo disse...

ótimo comentário tudo que falou é verdade, parabéns. pena que voce fez esse homem tão generoso, tão bom ficar magoado com voce varias vezes durante os oito anos. como por exemplo a matéria do jornal, deveria ter colocado esse comentário no jornal em vez de criticá-lo ao apagar das luzes em final de sua belíssima administração. que pena. maissssss mesmo assim parabéns pela matéria aqui postada, pena que uma hora pensa de um jeito depois pensa de outro quem sabe maristela não irá ´lhe ensinar. feliz ano novo e bom 2009 pra o blog.

Anônimo disse...

Parabens pelo Texto e tb a Pessoa que fez o comentario. Colocar uma Manchete do Jornal de Upanema no ultimo Mes do mandado do melhor PREFEITO DE UPANEMA de todos os tempos, dizendo que Upanema esta entregue ao LIXO....Uma pena Amigo, realmente vc pisa muita na Bola com Jorge Luiz.

Anônimo disse...

Ninguém consegue ficar mascarado por toda a vida... Ninguém é obrigado a ser fiel a vida toda...às vezes, criticar dá pontos no ibope...

Anônimo disse...

Ninguém sabe q os dois primeiro comentarios acima foi feita por uma mesma pessoa só. a quem enteressa a briga de anaximando, silva e o jornal de Upanema com jorge e maristela?
se ligue q o peitinha ta se acabando. kkkkkkk

Anônimo disse...

sempre achei vc antipatico anax, mais se foi vc quem colocou a materia, parabens. tenho ceteza q os q tao reclamando de vc é pq querem fazer media com celinho. só foi divulgar o problema e jorge mandou limpar aqui em frente de casa. valeu.

Anônimo disse...

anax depois eu conto umas conversas q eu ouvi numa fazenda esse final de semana.

Anônimo disse...

Concordo com vc ANAX.
tudo isso que voçê falou eu assino em baixo. Jorge e essa pessoa simples, humilde, generoso e acima de tudo, homem de um coração enorme.Quando trabalhei no gabinete com ele as veses eu chegava a fazer as minhas criticas construtivas em algo que eu achava errado, ele humildemente só me agradecia.Isso mostra a sua capacidade humana, administrativa e inteligente em saber lidar com o os acertos e os erros.
PARABÈNS JORGE LUIZ.
DEUS SERÀ SEMPRE SEU GUIA.

disse...

Rapaz os dois primeiros comentários é de uma pessoa daquelas mais débil possível.
Será que ele quer encobrir aquela sujeira nas ruas periféricas de nossa cidade?
Eu parabenizo a vocês do jornal por terem tido a coragem de publicar aquela matéria. E Jorge que é um cara inteligente sabe muito bem que cometeu um erro e na verdade já está sendo corrigido. Afinal de contas a emprensa serve pra isso mesmo, pra fazer investigações e publica-las em prol do bem comum.
o assunto mensalão não teria tido tanta repercursão se a impresa tivesse se omitido do seu papel.

Anônimo disse...

vala, vala, vala... aqui tem só tem babão de jorge, eu não aguento tanta babação desse jeito...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkk...muuuito legal!

Anônimo disse...

ANAX, GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO EM RELAÇÃO AO EX-PREFEITO JORGE LUIZ, PENA QUE LÍ COM ATRASO DE 9 DIAS E ESTOU DANDO MINHA OPINIÃO HOJE.
EU ESTIVE EM UPANEMA EM 2006 E JÁ PUDE PERCEBER A DIFERENÇA QUE A CIDADE SE ENCONTRAVA, E PELO O QUE OUÇO FALAR HOJE, ELA QUASE, OU SE COMPARA COM CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO DE SP. QUE SÃO MUITO BONITAS E BEM EXTRUTURADAS,(se já não for igual, eu não ví ainda!)
EU CONCORDO TAMBÉM QUANDO VOCE FALA QUE O JORGE FOI UM DOS MELHORES PREFEITOS DE UPANEMA, POIS NUNCA TEVE OUTRO COM COMPETÊNCIA IGUAL. ESPERO QUE MARISTELA DÊ CONTINUIDADE EM TUDO USANDO A MESMA COMPETÊNCIA COMO EXEMPLO.
A SUA FUNÇÃO DE JORNALISTA TENDE À OBSERVAR O LADO BOM E RUIM TAMBÉM. A CRÍTICA EXISTE P/ SER FEITA DE UMA FORMA OU DE OUTRA, PORTANTO, RELAXE E CONTINUE NOS INFORMANDO TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA QUERIDA CIDADE "UPANEMA". Abraços...
Raimundo/SP.

Anônimo disse...

A QUEM SE DOER: "quando uma pessoa é inteligente e é vista como séria, merece e tem o respeito de todos, mas, quando é inteligente mais é vista como puxa saco ou moleque, ai não merece e nem tem o respeito nem a confiança das pessoas que tb são inteligentes e percebem claramente isso".