RADIO SABORES DA SERRA

29 de março de 2013

Vereador "exige" que seu nome não seja divulgado aqui

Sempre tive um bom relacionamento com veradores de todas as legislaturas. Alguns embates, algumas discussões, mas sempre no campo da política, da cordialidade e do respeito. Cito os nomes dos vereadores Nonato Garcia, Shirley Costa, Anísio Jr., Gineton Costa, Hermes Freire, Valério Augusto, entre outros. Não digo que sou amigo de todos, já fiz duras críticas ao trabalho dos mesmos e hoje tenho um bom relacionamento, inclusive com o prefeito Luiz Jairo, que sabe diferenciar a vida pública da vida particular. Mas, toda regra tem excessão. Na última sessão da Câmara, fomos surpreendido pelo vereador Carlinhos "professor", quando o mesmo, visivelmente irritado, disse: você nunca mais bote meu nome no seu blog!
Fiquei surpreso, pois estava conversando com o vereador Monthallgan e pensei que não tinha entendido direito o que o vereador tinha dito, então perguntei: como é?
O vereador repetiu a frase. Extremamente tranquilo, disse ao vereador que quem decide o que "bota" ou não 'bota" no MEU blog, sou EU e não ele. Mais exaltado e de dedo em riste, o verador disse que eu estava "butando" inverdades no meu blog com o nome dele e que se eu continuasse, EU IA VER. Perguntei o que ele ia fazer. O mesmo não disse, só continuou repetindo que eu ia ver. Como o vereador estava transtornado e pouco apto ao diálogo, não pude explicar a ele que se ele estava sentindo-se prejudicado em alguma matéria, bastava conversar comigo que corrigíamos a possível inverdadade que ele alegou, mas não disse qual era. Como diálogo parece que não é o forte do vereador, sugeri então que ele me processasse logo!
Depois de analisar o que escrevi sobre a fala do vereador, descobri que não menti, apenas omiti os erros vergonhosos da língua portuguesa, que o vereador/professor desfere aos ouvidos do público presente. Imagine se eu tivesse publicado uma frase que crianças do fundamental sabem que é errado e o Senhor, um professor, utiliza de forma "normal" em seus pronunciamentos. A partir de hoje, em SENTIMENTO a categoria dos professores, passarei a me referir ao nobre vereador pelo seu verdadeiro nome, Carlos César.
Aliás, já tenho uma compilação de barbaridades e tentativas de assassinato da língua portuguesa, ditas pelos atuais vereadores, não só o vereador Carlos César. Estou juntando e vendo se divulgo em breve.
Portanto, como já disse vereador, seu nome será divulgado aqui quando eu achar conveniente. Enquanto o Senhor estiver exercendo um cargo público será passível de ter o privilégio de seu nome ser divulgado aqui neste espaço. Simples. Agora, uma forma do seu nome não ser divulgado aqui, é o Senhor nos poupar dos seus discursos enfadonhos, como fez na última sessão e ficar calado.
Com o passar do tempo o vereador vai ver que o diálogo ainda é a melhor opção, pois não conheço quem se deu bem na política com intransigência e cerciamento da imprensa.

25 de março de 2013

Motorista da CLC morre em acidente no estado de Minas Gerais

Fomos informados que um acidente vitimou o motorista da empresa CLC,conhecido como "Patú". O motorista dirigia um "cavalinho", veículo destinado a puxar carretas, quando perdeu o controle do mesmo em uma serra no município de Patos de Minas - MG. Chovia muito no local, segundo informou o colega de profissão, popularmente como "Micharia", que dirigia outro veículo.

Patú não tem parentes em Upanema, mas era muito conhecido e querido por muitos funcionários da CLC, conterrâneos nossos. Clima de comoção tomou conta da empresa.

20 de março de 2013

Anatécio terá a missão de unir o pleito de todas as categorias

A eleição do professor Anatécio para presidência do SINDSERPUP poderá significar a verdadeira mudança de comportamento de um grupo que se perpetua no poder sindical em Upanema. Anatécio, mesmo tendo o apoio desse grupo, tem a oportunidade de transformar de fato, o sindicato em uma representação de todos, e não da categoria dos professores. Para isso, sua primeira bandeira deve ser a luta pelo aumento salarial para todas as categorias. Nada mais justo, afinal, todos somos funcionários. Aumento só para os professores é uma mudança dessa administração, pois no passado o aumento era para todos. Se mais para os professores, nenhum problema, agora que todos tinham aumento, isso era verdade.

A luta de um grupinho, na calada da noite e escondidos dentro da prefeitura, não pode ser creditada ao sindicato. Mesmo tendo conseguido o aumento para os professores (nada mais justo), a negociação, quer dizer, a apresentação da proposta e a aceitação do grupinho, foram de uma forma abstrusa e diferente do que era praxe nas gestões passadas. Por qual motivo senhores e senhoras leitoras?

Agora, com a eleição de Anatécio, cresce a expectativa de que teremos um sindicato forte, combativo e democrático. Lutando por todos e não para alguns. Se Anatécio defender os interesses das categorias com a mesma força que defende o Vasco (seu time de coração), estamos bem representados. Acredito na capacidade do mesmo. Vamos aguardar!

19 de março de 2013

Cadê o povo que defendia os agricultores que sofrem com a seca?

O governo do estado anunciou esta semana uma série de medidas para convivência com o período da seca. Entre as medidas anunciadas pela própria governadora em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, é a construção de uma adutora levando água da barragem de Umarí para o município de Campo Grande. Essa informação me leva a lembrar que o governo municipal, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público e um bando de alienados locais, eram contra a realização do carnaval por conta do estado de emergência. Passou o período do carnaval e ninguém mais fala em seca. Sumiram! Não é surpresa para mim! Eu disse aqui que esse povo não sabe nem se preocupa com a situação do agricultor. Passados quase três meses, Upanema não teve a sua maior festa, a PMU tá nadando em dinheiro e o agricultor sofrendo com a seca. Cadê o dinheiro economizado com o carnaval?

16 de março de 2013

Sessão da Câmara teve polêmica e piadas

A sessão da Câmara de Vereadores, realizada ontem, mais uma vez foi digna de comentarmos e analisarmos sob a ótica da nossa responsabilidade, em termos colocados os mesmos para nos representar. Vejamos:
MONTHALLGAN
O vereador teceu uma série de críticas a atual gestão, principalmente na área da saúde. Falou da falta de medicamentos, da falta de médico na Unidade Mista de Saúde e do ônibus médico/odontológico que se encontra parado. O vereador disse que a população cobra que o município volte a distribuir remédio da farmácia básica para pessoas de baixa renda. Afirmou que precisou recentemente de um atendimento médico de urgência, mas na Unidade Mista não tinha. Quanto ao ônibus paralisado, o vereador disse que é um absurdo que aquele veículo tão importante esteja parado. O vereador Ferrari aparteou o vereador e disse que o problema do ônibus era a falta de pneus em condições de uso. “Para se ter uma ideia Senhor vereador, Jairo já teve que comprar mais de 40 pneus para colocar para rodar a frota municipal”, afirmou o líder do governo na Câmara. Quanto à falta de medicamento, o problema era com a licitação que ainda não tinha sido feita. Já com relação à falta de médico, o vereador disse que não estava faltando médico no município, pois todas as equipes do ESF tem profissionais da área. Segundo Ferrari, o problema tinha acontecido com o médico plantonista da Unidade Mista de Saúde, mas que já estava sendo resolvido, inclusive com a retirada do mesmo dos finais de semana.

Monthallgan rebateu as afirmações dizendo que o odontólogo Danilo Freire, que atuava no veículo, confirmou que o mesmo estava funcionando normalmente, apresentando apenas um barulho no rolamento do eixo dianteiro, mas nada que impedisse do veículo rodasse. Com relação a falta de médico, o vereador disse que a afirmação do colega era mais grave ainda. “Vereador, não foi uma, nem duas, nem três vezes que faltou médico não. Foram várias vezes! Quer dizer que esse tempo todinho o problema é com o médico e não foi tomada uma providencia?!”, indagou em tom de indignação o vereador líder da oposição.

FERRARI
O vereador cobrou dos colegas a formação de uma comissão para ir ao Banco do Nordeste, para entregar uma solicitação, para que o mesmo reavalie a intenção de “tomar” as terras de agricultores inadimplentes, principalmente nesse período de seca. “É triste ver nossos agricultores sofrendo para tentar salvar seu rebanho. Aí vem o Banco do Nordeste e ameaça tomar as terras dos nossos agricultores. Isso é desumano”, completou o vereador.

VALÉRIO
Mais uma vez o vereador trouxe a tona polêmicas em seu discurso. Começou falando sobre a atuação do sargento Jucelino, novo comandante do destacamento policial de Upanema. Segundo o vereador, o sargento tem se comportado de uma forma perseguidora aos contrários a atual administração. Citou fatos ocorridos no último sábado, em frente a Casa de Show Portal do Sol, como forma de justificar seu discurso. “O que estamos vendo hoje é uma verdadeira ditadura! Quem for de Luiz Jairo tem Deus, tem o céu. Quem votou em Manezinho tem o satanás, tem o inferno. Esse é o pensamento desse povo que está no poder hoje em Upanema”, afirmou o vereador. Continuando suas críticas a atuação do sargento, Valério citou uma cena em que presenciou um jovem levantando o pneu de sua moto no centro da cidade, colocando em risco vários populares, inclusive ele e seu neto. Segundo Valério, um policial tinha dito que o condutor era o filho do próprio sargento Jucelino e nenhuma atitude foi tomada. Contrariando essa atitude, Valério citou outro caso em que um jovem de menor estava pilotando uma moto e foi agredido fisicamente pelo sargento. “No filho dele ele não bateu, agora no filho dos outros ele pode bater? Que história é essa?”, indagou o vereador. O vereador não parou por aí. Disse que o sargento está perseguindo também os jovens que tem cabelo pintado, cabelo grande, cabelo no estilo “pica-pau” de Neymar e quem usa brinco. Segundo o vereador, o sargento está mandando os jovens cortarem o cabelo e arrancarem o brinco. “Eu queria saber se esse sargento era macho se Neymar viesse aqui em Upanema e ele o mandasse cortar o cabelo. Manda de um filho de um pobre”, disparou o vereador Valério, levando a gargalhadas o plenário.

CARLINHO PROFESSOR
Cobrou da gestão passada o projeto dos kits de irrigação, que segundo ele, o prefeito Luiz Jairo tinha dito que estava necessitando para que a PMU pudesse ajudar os contemplados interessados em produzir. O vereador Aisamaque disse que o projeto estava na contabilidade e na caixa Econômica. Mesmo assim, o vereador não entendeu e passou seu tempo batendo na mesma tecla, causando irritação aos colegas e o público presente. Com relação a falta de médico, Carlinho disse que o motivo era uma “saidinha” que um médico dava. Monthallgan rebateu dizendo que devia ser uma “saidona”, pois tinha durado quase 24 horas. Carlinho tentou justificar mais uma vez. Disse que o problema era o “mar de gente” que tinha pra o médico atender. “Por exemplo: o médico tem vinte fichas pra atender. Aí tem trinta pessoas. Ele atende e vai embora dormir, ou lanchar, quando de repente aparece mais gente e ele não está no posto”, saiu-se com essa o vereador. O vereador Monthallgan contestou o colega perguntando se o mesmo estava chamando os blogs e ele de mentiroso, pois ele tinha ido a Unidade Mista de Saúde e constatado a falta de médico. Com relação ao atendimento, o vereador disse que o médico é pago para dar um plantão. Se tiver um paciente, o médico recebe um valor X. Se tiver cem pacientes dentro do tempo estabelecido no plantão, o médico recebe o mesmo valor X. “Isso é o que diz o SUS. Agora se tão fazendo por quantidade de fichas em atendimento de urgência, tá errado”, afirmou o vereador.

AISAMAQUE
Comentou que a deputada Fátima Bezerra tinha conseguido junto ao Governo Federal, equipamentos para os Conselhos Tutelares, além de veículo para municípios do Rio Grande do Norte. O vereador disse que essa era uma conquista importante para o município e que essa foi uma luta do seu partido para beneficiar nossa população.

IBINHA
O vereador parabenizou o trabalho do sargento Jucelino (que se encontrava no plenário nesse momento), pois segundo o vereador, ele estava desempenhando um excelente trabalho a frente do destacamento. Falou também do aumento que o prefeito Luiz Jairo anunciou para os professores da rede municipal. Considerando uma grande conquista para a categoria. O vereador Valério aparteou dizendo que o justo seria estender o aumento para todas as categorias. “No tempo de Maristela o sindicato e Luiz Jairo diziam: tem dinheiro, não dar aumento porque não quer! E agora?”, comentou.

14 de março de 2013

Definidas atrações da Festa do Esporte

O promotor de eventos Dequinha Bezerra, promoverá no próximo dia 10 de agosto a tradicional Festa do Esporte. As atrações desse ano serão as bandas Deixe de brincadeira e Solteirões do forró. É certeza de sucesso!

Penas não refletem meu sentimento de Justiça

Acompanhei desde o início o julgamento do PM/Advogado Mizael Bispo de Souza, condenado pela morte da ex-namorada Mércia Nakashima. Independente da culpa ou não observamos o quanto as penas no Brasil são brandas. Vimos um esforço do magistrado na tentativa de "carregar" um pouco mais na pena, mas infelizmente o limite da lei o impedia. Um condenado pela morte de uma jovem da forma que foi, não pode passar somente 20 anos na cadeia. Absurdo!

13 de março de 2013

O que mais faltou em Upanema nesse ano?

Um leitor sugeriu que eu fizesse uma enquete pra saber o que faltou mais em Upanema nesse ano: energia elétrica ou médico na Unidade Mista de Saúde?

Acho que melhor que enquete é o leitor dar sua opinão. Portanto, abrimos o espaço para os leitores opinarem nos comentários.

O que faltou mais em Upanema nesse ano?

Um leitor sugeriu que eu fizesse uma enquete pra saber o que faltou mais em Upanema nesse ano: energia elétrica ou médico na Unidade Mista de Saúde?

Acho que melhor que enquete é o leitor dar sua opinão. Portanto, abrimos o espaço para os leitores opinarem nos comentários.

10 de março de 2013

VERGONHA: Upanema está sem médico outra vez

Já virou rotina os problemas da saúde nessa atual gestão. Hoje, desde as 14:00h Upanema está desassistida de médico na Unidade Mista de Saúde. Se alguém precisar de atendimento de urgência correrá o risco de morrer por falta de um profissional médico que possa detectar o que é preciso fazer para salvar a vida do paciente. Vergonha!

Esse povo tá de brincadeira! Tão esperando morrer alguém pra tomar uma providência. A população está indignada com esse caos na saúde.

9 de março de 2013

Chuva

Chuva boa agora em Upanema. Muito do ótimo!

Prefeito reajusta o piso dos professores em 8%

O prefeito Roberto Germano confirmou que já está nas contas de 557 professores da rede municipal, a quantia superior a 153 mil reais, referente aos 8% do reajuste do Piso dos meses de Janeiro e Fevereiro. O reajuste só não foi pago junto com os salários dos respectivos meses, porque necessitava da lei ser aprovada pela Câmara Municipal e posteriormente sancionada pelo prefeito, como de fato aconteceu.
O dinheiro já está disponível para ser sacado nas contas dos professores do município. “Nossa meta é valorizar sempre o professor e os demais funcionários da educação, pois entendemos que quando a educação vai bem, o município é quem ganha”, disse Roberto Germano.

Fonte: Blog de Robson Pires

Homenagem de Kátia Rejane as mulheres upanemenses

PARA TODAS AS MULHERES LINDAS DE UPANEMA !!!

Mulheres fracas, fortes
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade
São fortes o bastante para erguerem sempre a cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer....

Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.

Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência
Com paciência
O mundo soube conquistar.

Mulheres duras, fracas
Mulheres de todas as raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres...mulheres...

Para vocês, Mulheres tão especiais...

PARABÉNS!
08/03/2013
 KATIA REJANE 

8 de março de 2013

Dia da Mulher

Queria desejar um feliz dia da mulher para todas vocês que são especiais em nossas vidas. Parabéns!

7 de março de 2013

Carteira de estudante já pode ser adquirida em Upanema

Nosso amigo Lindomar Gomes (lilica), presidente do Conselho Municipal da Juventude, informa que já está fazendo a confecção de carteiras de estudante para o ano de 2013. As carteiras custam R$ 10,00 (normal) e R$16,00 (com chip). Os interessados procurar a sede do Conselho que fica localizado na Rua Francisco Bezerra, em frente a Churrascaria do Nil.
Parabéns a lilica e os membros do Conselho que sempre buscam melhorias para os jovens upanemenses.

Pois diga

"...acredito que esse ano todo será apenas para a gestão atual, que vem trabalhando incansavelmente, organizar o caos que está instaurado".

Essa foi a frase utilizada por um leitor anônimo para justificar a situação em que se encontra o município hoje. Ou seja, vamos ter que aguardar um ano pra mudança chegar.

6 de março de 2013

Parabéns

Os nossos parabéns vai para nosso amigo José Mário, presidente da AUCC. Felicidades, saúde e sucesso!

Mais problemas na saúde

Tínhamos recebido uma denúncia de que os dentistas do município estariam trabalhando apenas um dia por semana e apenas na Unidade do ESF II (no bairro Pêgas). A falta de material era ou é o principal motivo para que os profissionais não desempenhassem suas funções de forma normal. Segundo a fonte, a UBS de Bom Lugar possui um gabinete odontológico, mas não estava sendo utilizado. Sem falar no ônibus móvel que até um dia desses estava sem pneus.

Hoje, pra comprovar mais uma vez o descaso com a saúde de Upanema, vi um amigo com o queixo inchado, maior que a "cara". Perguntei se tinha sido abelha. Ele disse que era uma "obturação" que caiu e na UBS dos conjuntos o equipamento está quebrado, faz tempo.

Outro problema grave é o laboratório da Unidade Mista que o próprio prefeito confirmou que estava parado. Um simples exame de gravidez, de sangue, fezes, urina têm que ser feito em Mossoró.

Não vamos falar sobre a falta de medicamentos, pois a previsão não é boa.

Início da construção de casas só depende da PMU

Mantivemos uma breve conversa com o amigo Aldi Fernandes, da empresa AF Construções, responsável pela construção das 40 casas adquiridas pela gestão Maristela. Fomos informados que para a assinatura da ordem de serviço, basta a PMU enviar alguns documentos, como ata de posse do atual prefeito e a escritura de um terreno da prefeitura, doando aos beneficiários. Só!

4 de março de 2013

Só faltou "bufete" na sessão da Câmara

A confusão na última sessão da Câmara foi tão grande que algumas coisas passaram despercebidas por muitos. Uma fonte confiável nos disse que no calor das discussões, teve uma autoridade chamando outra pra trocar murros.

Quando eu disse que teve de tudo nessa sessão alguns duvidaram. Tinham razão. Faltou jogarem "bufete"!

Ilusão

Clima ameno, barulho de trovões e nuvens escuras. Tudo pronto para chover. De uma hora para outra tudo sumiu!

2 de março de 2013

Eu duvido

Alguns comentaristas anônimos nos escrevem dizendo que estou torcendo pra que a administração de Luiz Jairo não seja boa pra Upanema. Raramente comento o que dizem os amigos e inimigos anônimos, mas vou fazer só uma correção. Eu não torço por uma má administração, eu duvido que ele com essa equipe faça uma boa administração. É diferente!

1 de março de 2013

Sessão da Câmara teve de tudo

O que se viu hoje na Câmara foi um pequeno modelo de falta de comando, despreparo, paixão política e um pouquinho de baixaria.
O plenário estava lotado, assim como ocorreu em momentos semelhantes com as administrações passadas. A maioria, é claro, formada por aliados do atual prefeito. O intuito era ouvir o que o representante maior do município tinha pra apresentar de proposta para esse ano de 2013. Mas, o que se viu foi mais uma vez o prefeito fazer referência a gestão passada, falando de problemas encontrados e não apresentando de forma clara projetos e programas para esse ano. De forma superficial, disse que vai melhorar a saúde, educação, social, turismo etc. Disse que vai fazer o carnaval do próximo ano - repetindo o que disse na campanha mas não cumpriu.

Terminada sua fala, o presidente da casa, Carlinho Garcia (PMN) resolveu "quebrar" o regimento interno e liberar a palavra ao vereador Valério Augusto (PMDB). O vereador disse que não ia falar da administração do prefeito pois ela ainda não começou. Disse que não concordava com o prefeito quando o mesmo falava da gestão da prefeita Maristela, que deixou ônibus novos e vários projetos na saúde, que o atual prefeito é quem vai gerir.

Em sua fala Luiz Jairo disse que estava ali pra apresentar sua mensagem e não para debater, mas ia debater com o vereador pois não foge de um debate. Essa foi a deixa para o vereador Ibinha e o presidente da casa vereador Carlinho Garcia puxarem um salva de palmas para o prefeito. Algo que fere o regimento interno (coisa que os vereadores ainda precisam conhecer). Depois dos aplausos, o prefeito fez referência a um novo projeto na saúde, que segundo ele deverá trazer um psiquiatra para atender em nosso município. Disse que também está CONTRATANDO um software (depois eu quero ver a assinatura desse rapaz no contrato. Kkk). O software, segundo o prefeito, é pra controlar a distribuição de remédios que hoje tem muita gente recebendo sem precisar. "Tem irmão que recebe e entrega a outro, tem vizinho recebendo e entregando a outro", afirmou o prefeito. Fez referência a reforma na Unidade Mista de Saúde, afirmando que vai terminar o projeto iniciado na gestão Maristela. "Vamos concluir e deixar funcionando. Não vai ser igual a um certo matadouro não", concluiu referindo-se ao abatedouro inaugurado na gestão Jorge Luiz. Mais uma vez o vereador Ibinha não se conteve e "atôchou" nas palmas. Também falou que tinha emplacado os ônibus, trocado pneus e o óleo dos mesmos. Afirmou que havia uma roubalheira de combustível na gestão passada e que ele tinha acabado com isso. Tome palma novamente!

Encerrada a fala do prefeito o vereador Valério pediu mais uma vez a palavra, alegando que o prefeito tinha que dizer quem tava roubando o combustível. O presidente Carlinho negou a palavra ao vereador, começando uma discussão. Foi aí que o Senhor prefeito soltou essa no microfone: se "bulir" aparece mais coisa Valério! (a plateia foi ao delírio). Enquanto que Valério respondeu em pé: Eu lá me importa. Eu quero é que se exploda. Mas diga quem tá roubando.

Diante do tumulto, o presidente da casa encerrou a sessão negando o direito a fala dos outros vereadores.