RADIO SABORES DA SERRA

30 de abril de 2014

Péssima qualidade do acostamento da BR-110 já era anunciada por funcionários



As constantes denúncias das péssimas condições do acostamento da BR-110 já eram de conhecimento desse blog, na época da construção da mesma. Alguns amigos que trabalhavam na empresa Delta e tinham experiência em outras empresas na área de construção de estradas, me alertaram para o fato do acostamento não estar sendo "batido". Ou seja, uma espécie de compactação. É evidente que não tínhamos como provar na época, nem iríamos colocar o emprego dos colegas em jogo. Agora, temos a confirmação de que eles estavam certos. Mas, o pior disso tudo é que existe uma empresa paga e muito bem paga para fiscalizar a Delta. Trata-se da Strata, que até hoje ainda está em Upanema. Onde estava essa empresa que não viu a péssima qualidade do serviço executado no acostamento? Se eu que sou um leigo sabia, eles não deveriam saber? Ah, mas a Delta tem cinco anos de contrato para dar manutenção, podem dizer alguns. Não era mais fácil ter evitado que se tivesse feito um serviço seboso?!. Ou não?

Espero que não seja preciso gastar mais dinheiro público para refazer o acostamento. Alguém duvida?

29 de abril de 2014

Saiba quanto choveu em Upanema, ontem

O representante da Emparn em Upanema, Yamashiro Oliveira, informa que a chuva de ontem foi a maior do ano até agora. A chuva que começou sem nenhum indício de que seria grande, chegou rapidamente aos 82,3 mm. Uma ótima chuva para animar os agricultores do município.

Desportistas preferem o campo de terra do sítio Pereiros

Conversando com um desportista nessa semana passada, ele nos confessou um fato que está ocorrendo em nossa cidade. Perguntei sobre como tava os treinos a tarde, lá no Freirão. Ele disse que os desportistas estão preferindo treinar lá no sítio Pereiros. Achei estranho. Qual o motivo? “Campo de terra por campo de terra, lá no Pereiros pelo menos não tem abuso e o campo é aberto. Não precisa ter a presença de nenhum dono pra abrir as portas”, afirmou. Aguente uma dessas!

28 de abril de 2014

O povo de Upanema não se engana duas vezes

Upanema  vive um momento que nos remete a um passado distante. Época em que nossa cidade era desprotegida em relação ao atendimento médico de urgência. Chegou a administração Jorge Luiz e corrigiu esse fato grave. Foram oito anos com médicos de plantão na Unidade de Saúde. Chegou a administração Maristela. Dessa pode-se falar tudo, mas Dr. Erilço, seu esposo, foi um exemplo de trabalho. Dedicava-se de forma incansável e atendia a todos de forma bem peculiar.

E hoje? A mudança chegou!

Já perdi a conta das vezes que eu publiquei que estava faltando médico na Unidade de Saúde no governo “vida digna para alguns”. Tinha parado um pouco, depois que Dr. Dickson tinha assumido a direção do posto. Mas, o competente médico pediu afastamento da função e os efeitos já começaram a surgir, ou voltar, como queiram. Essa semana que passou, foram constantes as denúncias de falta de médico na Unidade de Saúde.

Sempre disse que isso não me alegra em nada. Não sou daqueles que comemoram a falta de medicamentos, a não doação de remédios caros para população, a falta de ajuda para cirurgias que demoram ou que o SUS não disponibiliza, a ausência de médicos nas UBS da zona rural. Isso são fatos normais para essa administração. Agora, faltar médico é uma coisa que me revolta mais ainda. Um médico pode salvar uma vida em um caso de urgência. Essa administração já passou dos limites com relação a esses casos. Brincam de administrar e colocam em risco vidas humanas. O pior? Ninguém faz nada! Quer dizer, estou eu aqui exercendo meu dever como cidadão. Agora, as autoridades do município estão fazendo o quê minha gente? Cadê o Ministério Público que não ver isso? Cadê os vereadores?  


Agora, de toda forma, o povo de Upanema  tem uma virtude: não se engana duas vezes!

25 de abril de 2014

Leitor denuncia falta de remédio na farmácia básica do município

Resolvi recorrer a você ANAXIMANDRO sem nem um tipo de politicagem para pedir socorro em nome de muitos que não tem acesso a internet,ou não tem coragem de denunciar um grande descaso com os mais carentes que são doentes e sofrem de diabete,UPANEMA NA FARMÁCIA NÃO TEM METEFORMINA DE 850 MG MEDICAÇÃO QUE É PARA DIABETICO.ontem ouvi o depoimento de uma senhora diabética que faz 8 dias que não toma a medicação e está com a vista ficando ruim por falta da medicação,a mesma é moradora da rua Manoel Gonçalves a medicação disse ela é barata mais não tem condições de comprar.fiquei indignado com a situação e resolvi recorrer a seu blog,como também as autoridades.ela acrescentou ainda quando vem essa medicação vem em pouca quantidade e logo acaba,e não é só eu que estou nesta situação disse ela. procurei saber se essa medicação é OBRIGAÇÃO do município ou do estado e descobri QUE É OBRIGATORIAMENTE OBRIGAÇÃO DO MUNICÍPIO,o senhor secretário de saúde do município será que diz o que dessa situação já que ele dizem que é uma pessoa entendida? 

NOTA DO BLOG: Veja bem meus amigos... Será que sou eu que tenho a capacidade de inventar uma história dessas? Se tem uma coisa que eu sei é minha capacidade, meus limites. De uma coisa eu não tenho dúvidas: não sou bom o suficiente pra inventar uma história dessas! Mesmo assim, torço pra que o senhor secretário me desminta, quer dizer, desminta o leitor e mostre aos leitores e ao MP que não teve o trabalho de visitar a farmácia básica da PMU quando denunciei e mostre que tem remédio sobrando, bamburrando, que é tudo invenção. Juro que torço pra não ser verdade o que todos os dias recebemos de denúncias. Estamos aguardando. Ah... Já ia me esquecendo... Na dúvida, reforço o convite para o MP e a população, visitar esse ponto turístico de nossa cidade: uma farmácia que não tem remédio. 

22 de abril de 2014

Nem tchu you

No dia 13 de fevereiro deste ano, Upanema foi vítima de um assalto com explosão do caixa do Banco do Brasil. No dia 26 de março, foi a vez do terminal do Bradesco. De lá para cá, não vimos uma palavra sequer da atual administração para ver se os bancos retomam o mais rápido possível os serviços nos terminais. De lá para cá, nossa população, nossos comerciantes, nossos aposentados, os servidores estaduais e municipais sofrem com a ausência dos serviços – que eram precários, mas serviam.

Conversando com um comerciante neste feriadão, ele nos confirmou o que já sabíamos. O dinheiro sumiu do comércio upanemense. Os clientes estão sacando seu dinheiro em outras cidades e por lá gastando o mesmo. “Será que nossas autoridades não estão vendo isso?”, indagou. Não foi falta de aviso não, meu caro amigo. O blog do Anax já alertou para esse problema há muito tempo, mas até agora ninguém deu nem tchu you. "Antigamente, circulava no comércio local cheques da Prefeitura. Hoje, é raro você ver um. Eu pelo menos nunca vi desse administração", afirmou o comerciante. 

Sabemos que a força política e a pressão da opinião pública fazem com que os responsáveis pelos bancos se movimentem de forma mais ágil. Se ninguém de Upanema vai lá na superintendência dos bancos cobrar, alguém de outra cidade pode ir e a prioridade será de outra cidade. Se um prefeito vai lá com seu deputado federal ou senador, é evidente que a atenção do superintendente vai ser maior para essa cidade. Agora, se o prefeito não tem força política, complica.


Prefeito... Sei que o senhor é um dos mais assíduos leitores do meu blog. Faça mais um favor pra mim e pra o povo de Upanema: FAÇA ALGUMA COISA!

15 de abril de 2014

Site da Globo denuncia PMU por abastecimento clandestino e veículo a gás de cozinha

Renato Medeiros Albuquerque enviou fotos pelo VC no G1. 

Foto feita por estudante mostra que galões de combustível ficam armazenados embaixo de uma árvore (Foto: Renato Medeiros Albuquerque/G1)

Foto feita por estudante mostra que galões de combustível ficam armazenados embaixo de uma árvore (Foto: Renato Medeiros Albuquerque/G1)

Um depósito de combustível tem incomodado moradores do município de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O estudante universitário Renato Medeiros Albuquerque enviou fotos pelo VC no G1 nas quais mostram galões com combustíveis sendo armazenados embaixo de uma árvore. Segundo o colaborador, a compra do combustível é feita de forma clandestina e o terreno pertence ao prefeito Luiz Jairo, do PR.

"Procurei vários órgãos responsáveis e não encontrei nenhuma licença para o funcionamento desse depósito. Lá, fica armazenado um óleo tipo S10, uma derivação do biodiesel, próprio para caminhonetes", acrescenta Renato.

Ainda segundo Renato, o material vem de um posto de combustível de Mossoró, também na região Oeste. "Eles abastecem o depósito durante a noite. Esse tipo de óleo diesel não tem aqui em Upanema e serve para abastecer alguns carros da prefeitura", falou.

Estudante diz que carro da Prefeitura de Upanema é abastecido com gás de cozinha (Foto: Renato Medeiros Albuquerque/G1)

Estudante diz que carro da Prefeitura de Upanema é abastecido com gás de cozinha (Foto: Renato Medeiros Albuquerque)

Renato também enviou imagens de um carro da Prefeitura de Upanema que, segundo ele, é movido a gás de cozinha. "Os motoristas têm medo porque o botijão fica do lado do motor e pode explodir", acrescentou o estudante.

Nota da Redação: O prefeito de Upanema, Luiz Jairo, confirmou a existência do depósito, mas negou que o combustível seja comprado clandestinamente. "Todas essas compras são feitas com licitação", disse. Ainda de acordo com o gestor, a prefeitura aguarda apenas uma licença do Idema (Instituto de Defesa do Meio Ambiente) para que os postos de combustíveis do município possam comercializar o óleo diesel. Sobre o terreno, ele também confirma ser o proprietário do local, mas nega que funcione como depósito - apenas como lugar onde é feito o abastecimento dos veículos da prefeitura. Sobre o carro movido a gás de cozinha, Luiz Jairo recusou-se a comentar a denúncia. Disse que estava a caminho de Natal e que, ao chegar na capital, poderia dar esclarecimentos. O G1 tentou contato novamente com ele, mas o prefeito não retornou as ligações.

14 de abril de 2014

Fizeram a obrigação



Não vou comemorar nem tirar onda com a torcida do Vice da Gama. Ser campeão em cima de time de segunda divisão é obrigação!

9 de abril de 2014

Vice-prefeito e vereador não votam nos candidatos do prefeito

O blog do Anax obteve a informação de que o vereador Gineton Costa – PSD, já teria fechado apoio aos candidatos a deputado federal e estadual. Na ordem, serão Fábio Faria e Galeno Torquato, ambos do PSD. Além dos deputados, Gineton deverá votar em Robison Faria, caso ele seja candidato a governador na próxima eleição. Galeno Torquato é ex-prefeito de São Miguel, cidade do alto-oeste. 

Outro integrante do PSD que também já definiu seus candidatos foi o vice-prefeito Anízio Jr. Sandra Rosado e Larissa Rosado para deputadas e Robison Faria para o governo.


Duas baixas importante nos votos dos candidatos do prefeito, que deverão ser Dr. Leonardo (ou Ricardo Mota) e Zenaide Maia. Não me perguntem quem é Zenaide que eu não sei. 

5 de abril de 2014

Tava sem fazer nada...

O pronunciamento do vereador Aisamaque Dályton (PT) trouxe a baila um assunto que tem sido motivo de muita discussão e causa um sentimento de inoperância e abandono por parte dos poderes responsáveis pela fiscalização do dinheiro público em nosso município. São licitações divulgadas no Diário Oficial de forma obscura, completamente absurda, valores astronômicos, na maioria dos casos sem vigência e em muitos outros complicam mais do que explicam. Se não, vejamos um exemplo fresquinho: ... o Pregoeiro Substituto, torna público que às 09h00min do dia 16 de abril de 2014 (quarta-feira), fará realizar licitação na modalidade PREGÃO, tipo menor preço, para a Contratação de serviços técnicos profissionais para atender as necessidades do município de Upanema/RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, a realizar-se na sala da Comissão de Licitação da PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA/RN.

Este pregão foi publicado esta semana. Diga-me amigo leitor: o que é que você entende por contratação de serviços técnicos profissionais? Pode ser qualquer coisa! Pode ser qualquer área! Isso abre brecha para fazer o que bem entender com a empresa ganhadora. Será que o objetivo não é justamente esse?

Aí, a Câmara, que deveria fiscalizar o executivo, já deu provas que é na verdade uma extensão do executivo. Tivemos exemplos como a aprovação da CIP, a aprovação sem ler do PCCS, que o prefeito vetou um projeto enviado pelo próprio executivo, etc. Mas, o pior é que quem deveria fiscalizar, não tem moral para isso. Até hoje o presidente não prestou contas do seu mandato. Um mês sequer.

A quem vamos nos socorrer? Ao Ministério Público? Quem é o Promotor de Upanema hoje? A pergunta é pertinente, pois o MP disputa com a Secretaria Municipal de Saúde pra ver quem muda mais de titular da pasta. A continuidade nos processos é prejudicada com essas mudanças, pois até hoje casos que foram denunciados a mais de um ano, ainda não tiveram solução, nem muito menos sabemos se está sendo investigado.

E o que eu tenho haver com isso? Nada! Mas eu tava sem fazer nada...


4 de abril de 2014

Vereador Aisamaque cobra transparência do executivo e legislativo

Hoje,  inicio Sr. Presidente, fazendo referencia ao material produzido pela Controladoria Geral da União – CGU  intitulado “o Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais” onde orienta/norteia o papel da Câmara Municipal frente a fiscalização, elaboração e cumprimento das leis de interesse para a vida do município.
Reformulada no ano de 2003 no então Governo do Presidente Lula, a CGU hoje desenvolve papel singular no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos,  transparência da gestão e combate à corrupção. Para tanto, criou o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública que visa orientar a melhor aplicação dos recursos públicos no âmbito nacional, estadual e municipal.
Observando o que orienta a CGU, vejo que nosso município está  muito longe de atingir os mecanismos legais de controle social e transparência pública, conforme Lei Complementar 131/2009, que obriga todos os entes federativos em liberar ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.
Em nossa cidade, não existe esse meio de transparência pública. No site/blog da Prefeitura Municipal existe apenas o nome fictício “Portal da Transparência” mais sem algo mais contido. Nesta casa, já entramos no 14º mês desta legislatura e até agora não se houve falar em prestação de conta, imagine em disponibilização de dados públicos. Sabemos nós que o direito de acesso à informação é um direito humano fundamental e está vinculado à noção de democracia.
È papel desta casa, assegurado na Constituição Federal de 05 de Outubro de 1988,  em seu art. 31 “fiscalizar e acompanhar as ações do poder executivo”, porém, já solicitei por diversas vezes desta casa, copias de processos licitatórios,  mais não obtive êxito. As licitações realizadas pelo poder executivo local, expressam altos valores e em sua grande maioria não contem o prazo de vigência, dificultando assim o entendimento.
Portanto Sr. Presidente,  é preciso fazer o dever de casa e cobrar do poder executivo que se cumpra a lei, assegurando que todo cidadão tenha conhecimento da aplicação de seus impostos, possibilitando maior acompanhamento dos gastos públicos.
Para finalizar, aproveito ainda a oportunidade para lembrar que está semana em todo País fez-se referencia ao triste aniversário dos 50 anos do golpe militar que teve inicio em 31 de março de 1964 e perdurou por um  período de tenebrosas violações da liberdade, dos direitos humanos que deixou milhares de mortos, desaparecidos e torturados e se prolongou por longos 21 anos, até 15 de março de 1985 com a posse do civil José Sarney e a instauração da Nova República.
Bom dia a todos (as), ótimo final de semana e viva a democracia, a liberdade de expressão.

Vale tudo pra separar Henrique de João Maia: torcida, reza, macumba...

Meus amigos...

Depois que anunciaram que Henrique Alves poderá disputar a eleição deste ano ao lado de João Maia, a quantidade de gente de Upanema torcendo para isso não acontecer, não é brincadeira. Principalmente do lado dos bicudos. Qualquer boato sobre um rompimento, sobre um escândalo ou uma articulação que separe João Maia de Henrique é comemorado como verdade. Mas, acho que o mais correto é vontade, esperança, desespero.Gente que falou demais, vomitou acusações sem necessidade, cuspiu pra cima, hoje tá vendo cair na cara e, o pior: vai ter que engolir. Ecaaaaa!

Parece os anti-flamengo de tanto secar.

Enquanto isso... Eu vou aqui curtindo de camarote!

3 de abril de 2014

Mais famílias devem "abrir" do prefeito nesta eleição

Pelas nossas conversas e pelas andanças que fazemos, temos informação de várias famílias upanemenses que votaram no prefeito (pela primeira vez ou não) que estão com um chá coado, esperando o prefeito ir pedir voto nessa próxima eleição. A conversa é uma só!

A insatisfação se refletirá nos votos dos candidatos que o prefeito apoiar. Não tenho dúvidas!
A onda azul vem aí!

2 de abril de 2014

Mais um expoente da família Carlos declara rompimento com Luiz Jairo

Depois dos empresários Amon Carlos e Alindo Carlos, agora foi a vez de Antonio Carlos, grande expoente da família também declarar o rompimento com o prefeito Luiz Jairo. Antonio Carlos tem grande influência na família e fez uma declaração de apoio aos irmãos, demonstrando que a grande maioria da família não concorda com o posicionamento do vice-prefeito Anízio Jr. em apoiar Luiz Jairo. Antonio Carlos chegou a chamar o vice-prefeito de "inocente útil", afirmando que ele está sendo usado pelo prefeito.

A declaração de Antonio Carlos foi feita no blog do Professor Josiel e podem ser lidas abaixo. Os três irmãos representam o sentimento da maioria da família. Sem dúvida. Aliás, essa não é a primeira grande família que anuncia o rompimento com o prefeito. Temos conhecimento de várias. O sentimento de que se esperava uma coisa e o que está acontecendo é uma administração de "vida digna para alguns" está repercutindo em todos os recantos de Upanema. Está claro que só um grupo familiar está se beneficiando dos cargos, serviços e privilégios da PMU. Um grupinho fechado que não abre mão de nada pra ninguém. Some-se a isso, a falta de capacidade administrativa do quadro que auxilia o prefeito. O resultado começa a aparecer com a insatisfação daqueles que votaram e até agora não viram a mudança chegar. A não ser para esse grupinho.

Anônimo Antonio Carlos disse...
Quero através de seu blog me solidarizar com meus irmaõs Amon e Arlindo em seus comentários a respeito da declaração do Vice Prefeito que repito não tem o apoio da maioria da família o atual prefeito está usando-o como inocente útil mas nós estamos atentos.
1 de abril de 2014 20:35

Quem é o mentiroso?

O blog do Anax e o Jornal de Upanema foram alvos de muitas críticas e acusações quando publicamos que membros da família do vice-prefeito Juninho estavam insatisfeitos e prestes a romper com o atual governo. A incompetente Assessoria de Imprensa da PMU não perdeu tempo de preparou uma matéria descendo o sarrafo neste blogueiro (autor da matéria para o Jornal de Upanema) com as falas do prefeito e vice-prefeito rechaçando qualquer verdade na mesma. Como não divulgamos as fontes, a pedido das mesmas, passamos por mentiroso para alguns, apesar de publicarmos resposta a altura, quer dizer, mais alto ainda para os acusadores.
Agora, esta semana, os amigos Amon Carlos e Arlindo Carlos, tios do vice-prefeito Anízio Jr. publicaram os comentários abaixo, no blog de Josiel, na matéria em que Juninho diz que vai continuar de braços dados com Luiz Jairo. Veja os comentários:
Amon Carlos disse...
*        Prezado Professor Josiel.como membro da família do vice prefeito que declarou em seu blog apoiar reeleição do atual prefeito, quero afirmar que tal decisão não corresponde hoje o que pensa a maioria da família por motivos que toda sociedade já tem conhecimento falta de absoluta de prestigio sem direito a participar da administração no aspecto politico, administrativo na prefeitura não lhe dispoê uma cadeira para que Ele se sente um telefone, autoridade para requisitar qualquer serviço de uma Secretaria nomear para qualquer cargo até o mais simples e muito mais consideração e atenção porque a família não precisa de emprego na prefeitura quero para terminar responder que o time está ganhando mas só existe um lado do campo e todos no ataque e o outro nem defesa tem
30 de março de 2014 18:11
Anônimo ARLINDO CARLOS disse...
As declarações feitas pelo vice-prefeito, Anísio Júnior, dando conta de que continua a dar respaldo a administração do Sr. Luiz Jairo, e, consequentemente, a sua reeleição em 2016. Essas declarações são por demais extemporâneas. Como é do conhecimento de toda POPULAÇÃO, o desprestígio, a falta de atenção e consideração que o sr. Luiz Jairo tem para com a família CARLOS É ALGO ACIMA DO NORMAL. O vice-prefeito não tem sido ouvido em coisa nenhuma, não tem tido a oportunidade de indicar um gari, um pastorador de praça, um lavador do mercado público. O desprestígio e a falta de compromisso têm sido fato prioritário na atual administração. O que Júnior falou, não reflete a totalidade da família, Solidarizo-me com todas as afirmações feitas por Amon, concordo em gênero, número e grau.
30 de março de 2014 18:29


Lembrando que a matéria do Jornal de Upanema foi publicada em 05/08/13. Para quem quer relembrar o que foi dito na época sobre o que publicamos, colocamos os dois links abaixo. Tem as matérias e os comentários. A intenção é só reforçar quem falou a verdade e quem é o mentiroso dessa história.  



1 de abril de 2014

COLUNA ANTENADO (MARÇO)

FILHOS DE CAINDINHA
ELES nos disseram que tem secretário que não aguenta mais a interferência da cúpula bicudista (ou bajuladores) que toma conta da PMU. A interferência é tão grande que fez o secretário pedir uma reunião com o prefeito para saber se quem manda é ele ou não?!
CARNAVAL
Tudo tranquilo no carnaval de Upanema 2014. O público ficou abaixo do esperado, tendo em vista que esse ano não aconteceu carnavais “concorrentes” como o de Tibau e Areia Branca. Mas, a segurança trabalhou bem e o clima de festa tomou conta da cidade. Valeu demais defender essa festa e ver gente que o ano passado concordava com o fim da mesma, engolir o vômito esse ano. kkkkk
PARABÉNS PREFEITO
Tem gente que reclama porque eu não elogio o prefeito. Ora meus amigos, quem ganha pra elogiar é a assessoria de imprensa. Eu sou oposição! Tão doido é? Mas, quando merece, faço aqui um elogio. Por exemplo: depois de um ano e três meses, o prefeito está de parabéns pela sua terceira obra com recursos da PMU. Todas na mesma área e com grande importância. Falo dos esgotos da Av. Antônio Vitorino, Manoel Bezerra e a mais nova também na mesma rua, próximo a Glênio Autopeças. Parabéns prefeito.
ESSA NÃO VALE
Os leitores podem estar achando que eu esqueci de propósito a pavimentação asfáltica de PARTE da Av. Antônio Vitorino. Não esqueci não meus amigos. O problema é que até hoje ninguém sabe direito o que estava destinado para ser construído, se a obra já terminou ou se ainda vai continuar. Então... Essa não vale.
FABIANO JR.
No domingo de carnaval tivemos a oportunidade de conversar com o companheiro e amigo Fabiano Jr, que hoje exerce a função de repórter da FM 95 de Mossoró. Fabiano sempre teve o desejo de crescer na profissão e hoje está muito feliz exercendo sua função ao lado da melhor equipe esportiva do RN, comandada pelos colegas Fábio Oliveira e João Carlos. O talento de Fabiano é inquestionável e tenho certeza que sua passagem pela 95 só vai engrandecer seu trabalho, pois está ao lado de pessoas sérias e competentes, coisa rara em nosso meio. O reconhecimento do trabalho de Fabiano começa a ser visto fora das fronteiras Upanemense.
Muito feliz por você Fabiano! Parabéns mesmo, você merece.
EMPREGO
Uma das preocupações de pessoas que pensam no bem de nosso povo era como ficaria o nosso mercado de trabalho, após o fim da construção da BR-110. Uma boa notícia pode ser dada para aquelas pessoas que querem continuar empregadas na área da construção civil. A empresa CLC, de propriedade do ex-prefeito Jorge Luiz e Céliton Luiz, está absorvendo grande parte da mão-de-obra local para trabalhar em obras nos estados do Ceará e Pernambuco. Há muito tempo venho dizendo que Upanema é privilegiada por ter grandes empresas, principalmente na construção civil, que valorizam nossos trabalhadores. Parabéns a esses empresários.
CHUVA
Ainda é cedo para termos um cenário de como vai ficar o quadro chuvoso deste ano. Pelas previsões, teremos um bom inverno neste ano. Esperamos que sim, mas o tempo passa e o que vemos não é isso.
OUTRO CENÁRIO
Enquanto o cenário de chuva não se desenha, o cenário político é pintado em aquarela viva. Pelo que se observa, três chapas disputarão a eleição estadual. Rosalba Cialine tentará a reeleição, Robson Faria com Fátima Bezerra para o senado e Henrique Eduardo Alves com Wilma de Faria para o senado. Se esse cenário se confirmar, teremos uma campanha inédita, onde bicudos e bacuraus subirão no mesmo palanque em prol de Henrique e Wilma. Já pensaram nisso?
POIS PENSEM!
João Maia tem grandes possibilidades de ser indicado vice-governador na chapa de Henrique. Em outra hipótese, indicar um vice do seu partido, o PR. Diante dessa configuração, o prefeito Luiz Jairo terá que fazer campanha em defesa do partido, ou correrá o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Quem pensa que o prefeito poderá ser liberado para fazer corpo mole em defesa de Henrique, saiba que um dos acordos envolvendo as grandes lideranças, ou seja, Henrique, Wilma e João Maia, é que não haja corpo mole entre seus aliados, pois do contrário, a campanha para ambos poderia ser um desastre. Vamos ver se isso vai valer por essas bandas. Acho difícil, mas...
NEM SENTI
Muita gente me perguntando o motivo da banda Voo Livre e a cantora Renata Falcão não terem se apresentado no último dia do carnaval. Sinceramente... Alguém sentiu falta?
TV
No carnaval um telespectador dos canais de TV do estado, me pediu para falar sobre o descaso envolvendo a falta de um canal na retransmissora local, além da péssima qualidade dos que estão no ar. Lembrando que esse problema já foi abordado por nosso blog várias vezes. Sabe quanto tempo faz que o problema dura? Mais de um ano! Será que ainda é culpa da antiga administração? Será que não deu tempo de consertar o problema ou comprar outro transmissor? Cadê os defensores das pessoas que não tem parabólica? Quem cospe pra cima... 
JOSIEL
Queria desejar boa sorte ao nosso companheiro Josiel Gondim, que agora tem um novo desafio: coordenar a comunicação da PMU. O desafio é maior do que muita gente imagina, pois gente graúda na atual administração não engole o companheiro. Mas, Josiel tem capacidade e tem tudo para demonstrar com seu trabalho que o caminho correto a seguir é o da harmonia entre imprensa e executivo. Ou seja, cada uma faz sua parte no processo democrático. Boa sorte Josiel.
VIOLÊNCIA
Os recentes atos de violência em nossa cidade têm prejudicado bastante a economia local. E não temos previsão de melhora. Triste cidade onde não temos uma força política.