RADIO SABORES DA SERRA

14 de outubro de 2008

Nem tão anônimo assim...

Nem sempre comentar em blogs e sites na internet, sem deixar identificação, garante o sigilo da identidade de quem o faz.

Veja o que foi publicado hoje no Portal Imprensa:

USUÁRIO DENIGRE SITE DE NOTÍCIAS EM COMENTÁRIO E TERÁ SEU SIGILO ABERTO PELO GOOGLE
Redação Portal IMPRENSA

Nesta segunda-feira (13), a 30ª Vara Cível de São Paulo determinou que a Google Brasil informe os dados de um leitor responsável por deixar comentários injuriosos em diversas reportagens de um site de notícias. A empresa responsável pelas publicações na Internet, que quis ser mantida em anonimato, resolveu ir à Justiça depois de o leitor deixar mensagens em sua página com o objetivo de tirar a credibilidade das informações, usando nome falso, CPF de outra pessoa e endereço inexistente.
Segundo reportagem da Revista Conjur, o site alegou que, como responsável que é por suas publicações, por dever de ofício, por convicção e filosofia, deve tomar todas as providências necessárias para colocar "um basta na atitude do acusado que tem como finalidade denegrir a qualidade de seus trabalhos". Os documentos anexados no processo mostram que o leitor infringe os princípios constitucionais da liberdade de expressão, disse o site. E, por isso, pediu que seus dados não fossem protegidos pelo sigilo. Assim, poderia tomar as devidas providências judiciais contra "seus reles e grosseiros atos".
Para embasar o pedido, os advogados do site usaram precedente da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A segunda instância, ao julgar um processo envolvendo a Telemar Norte Leste e Ibase (Instituto de Análises Sociais e Econômicas), entendeu que os provedores, funcionando como as portas de entrada e saída da rede, têm a obrigação de averiguar os dados dos internautas que sejam seus clientes, possibilitando a investigação dos atos irregulares praticados por eles.
Sendo assim, a 30º Vara Cível acolheu o pedido por reconhecer que não há dúvidas de que "determinada pessoa, não identificada, está a lançar comentários ofensivos junto ao site, fato que está a tumultuar sua manutenção e administração, devendo ser acrescentado que há receio de dano irreparável, ou de difícil reparação, em caso de persistência dessa situação". O entendimento da Vara foi que "incentivar a clandestinidade na Internet significa torná-la um mundo em que ninguém é obrigado a nada, nem responsável por nada".
Foi registrou, então, que o Google tem um prazo de 15 dias para apresentar resposta. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 1 mil. Ainda cabe recurso.

Ps.: O editor desse blog ainda não tem a mínima intenção de acionar a justiça contra os autores dos comentários anônimos. Podem ficar tranqüilos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vejo q vc aprendeu a lição direitinho com seus líderes, ou seja, é ameaçando q tem o povo na coleira, kkkkkkkkkkkkkkkk. Acredito q muitos de vcs não estão satisfeitos com o resultado das eleições e fingem q estão, pq precisar gastar o dinheiro q gastam pra ter os mesmos votos de sempre. Desde 2000, aproximadamente 4500 votos, alterando um pouquindo. É uma vergonha. Agora no dia q Luiz Jairo chegar a prefeitura pode até demorar, mas vai chegar sem dever um centavo a empresário algum e vai poder trabalhar muito mais por sua terra, se Deus quiser. Enquanto isso ficamos na batalha pq somos livres e votamos declaradamente em que queremos e carditamos que seja o mais capacitado. Fique com Deus Anax e que Jesus te abençôe.

Anônimo disse...

É meu caro ANAX... são muitas as revoltas...imagine só se esse povo tivesse elegido Luiz Jairo? já estão com 3 derrotas e o pescoço duro desse jeito...

Anônimo disse...

Essa ai Anax é a PODEROSA quem vem a Upanema de 4 em 4 anos gastar o dinheiro do sogro...vá juntando minha queridinha,pois agora vem CELINHO...será q tem dinheiro?????

Anônimo disse...

Eu sou BACURAL do pé roxo...voto declaradamente no 15, mas fui chamado por Luiz Jairo de PALHAÇO só porque me vesti de verde...é a democracia votar em um candidato e vestira cor do partido...ou vcs pregam a democracia e não sabem nem o que é??????????????

Anônimo disse...

AÍ E ELE AINDA VAI SER CANDIDATO???
COITADINHO...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VAI IMITAR LULA!!!!!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
MAS AQUI É DIFERENTE PORQUE NA PRÓXIMA VEM CELINHO E ÁI ????????
O 23 FOI ENTERRADO...
O 25 NEM SE FALA...
E O 40 KKKKKKKKKKKK DEU BUXO INXADO
E AGORA??????? EU ACHO Q É 45

Anônimo disse...

vc so foi chamado de palhaço.. e os bicudos q foram chamados de Negrinhos, covardes, idiotas so pq votaram em Luiz Jairo, é assim q se faz democracia?? ou ninguem tem direito de votar em quem quiser? e ainda por cima dizer q os bicudos tao dispeitados dizendo q a equipe do prefeito comprou voto!! isso tem dos dois lados, so q ngm qr reconhecer o erro.. agora compre os votos e paguem viu, teve mta gente q foi comprar voto e receberam uma resposta q diz mais ou menos assim: "isso eh o q vc ja tava me devendo, se quiser meu voto me dê mais dinhero"