RADIO SABORES DA SERRA

27 de maio de 2009

Chuvas voltam a deixar Upanema em situação de emergência

A sangria da barragem de Umarí, localizada no município de Upanema, aumentou bastante depois das últimas chuvas caídas na região. A barragem, terceiro maior reservatório de água do Estado, está com 0,65 cm de lâmina d`água, sendo a maior de sua história e, causando estragos por onde passa. Com isso, a situação se agravou em algumas áreas próximas da margem do rio, que corta a cidade.
Nas primeiras horas de hoje, duas famílias tiveram que ser retiradas de suas casas devido à invasão das águas. Uma, foi transferida para casa de parentes, a outra está abrigada no colégio municipal Maria Gorete. No total, cerca de seis famílias já foram retiradas de seus lares em decorrência da enchente.

Outro problema causado pelas chuvas, é o isolamento das comunidades rurais. A única passagem molhada que dava acesso as comunidades localizadas a leste do município, está debaixo d`água. As aulas foram suspensas em virtude das estradas vicinais não apresentarem condições de tráfego. Ontem à noite, no caso mais grave, uma mulher em trabalho de parto teve que ser transferida para Açú, pois não conseguia chegar a sede do município upanemense. Toda a operação teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que estava orientada pela Secretaria Municipal de Saúde, caso ocorressem problemas com os atoleiros da estrada de barro que liga os dois municípios. Pelas informações obtidas, mãe e filho passam bem.

A situação deverá se complicar ainda mais, pois nas primeiras horas de hoje, a ponte que liga Upanema a Mossoró, através da RN-405 está submersa. A mesma ponte tinha ficado coberta cerca de 20 dias atrás. A única saída do município será a BR-110, que desde a sua inauguração não foi asfaltada no trecho que liga Mossoró-Upanema-Campo Grande.
A prefeita do município, Maristela Freire já decretou estado de emergência e cobra das autoridades estaduais e federais, a ajuda para o município, pois até o momento, a única entidade governamental a agir no sentido de amenizar a situação caótica de Upanema foi a prefeitura municipal. Maristela informou que já cobrou da Defesa Civil Estadual, do DNIT e do Corpo de Bombeiros, ajuda para tentar ajudar as pessoas que necessitam de auxílio e os possíveis transtornos que ainda venham a ocorrer.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO DE UPANEMA – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: