RADIO SABORES DA SERRA

28 de maio de 2009

Iberê divulga ações de combate as enchentes em Upanema

O governador em exercício Iberê Ferreira de Souza continuou sua agenda de visitas aos municípios atingidos pelas cheias desse ano. Convidada pela prefeita de Upanema, Maristela Freire, o governador Iberê e a deputada estadual Larissa Rosado puderam observar de perto a situação em que se encontram as estradas, as lavouras, as famílias desabrigadas e a cobrança da sociedade para solução de vários problemas causados pelas cheias.



Antes de visitar pessoalmente as áreas atingidas, o governador se reuniu com as autoridades locais (vereadores da situação e oposição, secretários, representantes da sociedade civil, membros do Conselho Municipal de Defesa Civil etc), no gabinete da prefeita. Iberê perguntou a prefeita quais eram os problemas mais graves no momento. Maristela disse que a situação já esteve mais grave no dia anterior 26/05, já que várias casas estavam invadidas pelas águas e algumas famílias tiveram que ser transferidas para uma escola municipal. A prefeita informou que as chuvas cessaram um pouco e essas mesmas famílias já voltaram para suas casas. Para Maristela, hoje, a grande dificuldade é a falta de ligação asfáltica com Mossoró, desde que a ponte que liga as duas cidades, na RN-405, ficou submersa. A única estrada que dá acesso a cidade vizinha é a “BR-110” que desde a sua construção, continua carroçável. “O Senhor deve ter observado que a estrada está em péssimas condições. Hoje, não está chovendo, mas em dias de chuva, tememos pela vida de pacientes que precisem se deslocar para Mossoró, através dessa estrada”, relatou a prefeita. Em curto prazo a prefeita também reivindicou um barco, como forma de proporcionar maior segurança para a passagem de moradores que precisam atravessar o rio. Depois da inundação, a única passagem molhada que liga a cidade a mais de 25 comunidades rurais, está submersa. São mais de 300 famílias que estão sendo prejudicadas e precisam atravessar o rio em canoas que não oferecem a segurança necessária. A prefeita também solicitou do DER, que logo que as águas baixem, o órgão ajude na reconstrução dessa passagem que recentemente foi refeita pela prefeitura, mas que agora foi destruída pelas águas. “Em longo prazo governador, precisamos de uma ponte para que não tenhamos que depender de barcos para travessia dessas pessoas e da sonhada construção da nossa BR-110”, cobrou.

Antes de anunciar as ações do governo, Iberê fez questão de parabenizar a sociedade upanemense pela união – independente de cor partidária – em prol da solução dos problemas causados pelas chuvas. “Isso mostra a maturidade das autoridades e lideranças políticas de Upanema, que sabe separar o período eleitoral e as diferenças políticas do período de uma administração que busca o melhor para todos”, elogiou o governador. Em seguida, o governador apontou ações rápidas para tentar amenizar a situação em que se encontra o município e solicitou ao comandante do Corpo de Bombeiros que deixasse uma equipe com 05 bombeiros e um barco, para que a travessia dos moradores para o outro lado do rio fosse feita de forma mais segura. Outra providência tomada pelo governador foi solicitar do representante do DER em parceria com o DNIT, melhorias urgentes nas condições da BR-110. Com relação ao apoio solicitado pela prefeita para agilizar a construção da BR-110, o governador informou que a ordem de serviço para construção da mesma já foi assinada pelo Ministro dos Transportes e logo que as chuvas diminuam, cresce a expectativa pelo início da obra. Iberê também se comprometeu em ajudar o município na reconstrução da passagem molhada atingida pela enchente. “Essas reivindicações justas e que terão total apoio do nosso governo”, relatou o governador em exercício. A deputada Larissa Rosado, aproveitou o momento para dizer que enviará requerimento ao Governo do Estado, solicitando a construção da ponte que liga a cidade de Upanema as localidades rurais atingidas. “Sabemos que é uma ação de longo prazo, mas a importância da mesma justifica nossa rapidez”, explica a deputada.
Logo em seguida, as autoridades visitaram os locais atingidos, como o Terminal de Turismo e Lazer, a barrragem de Umarí e a comunidade conhecida com Teimosos, onde várias casas foram invadidas. Iberê viu de perto a situação dos moradores que mesmo com a água no muro de suas casas, preferem ficar no seu lar. O governador conversou com esses moradores e mostrou as ações que o governo do estado está realizando e caso venha ocorrer novas inundações, as ações de ajuda a esses moradores também chegarão. Para a prefeita Maristela, a visita do governador Iberê ao município foi de uma importância muito grande, pois serviu para estabelecer uma relação de parceria administrativa. “Agora nos sentimos mais fortes, pois antes, era somente a prefeitura para resolver tudo”, desabafa a prefeita.
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: