RADIO SABORES DA SERRA

28 de maio de 2009

Ponte para Upanema é coberta pela água

MAGNOS ALVES
Da Redação


O município de Upanema está com sua principal via de acesso bloqueada pelas águas mais uma vez. Nesta quarta-feira, 27, á água se sobrepôs à ponte localizada na RN-405 e deixou a BR-110, com estradas carroçáveis, como única opção para o upanemense entrar e sair da cidade.

É a segunda vez que o fato ocorre durante o inverno atual. A primeira se deu há cerca de um mês.

O problema está afetando o transporte escolar e também os táxis-lotação, que diariamente transportam centenas de pessoas para Mossoró.Durante a tarde de ontem, os estudantes da cidade não sabiam se o ônibus escolar teria condições de passar pela ponte e chegar até Mossoró. "Na cheia anterior o ônibus não teve como passar e a gente acabou perdendo aula", relatou a universitária Socorro Targino.

O motivo para a repetição do problema foi devido às chuvas que caíram nos últimos dias no município, que aumentaram a sangria da barragem de Umari para 0,65 centímetro de lâmina de água, causando transtornos também na cidade.

Ontem, duas famílias residentes no bairro Teimosos tiveram de ser retiradas de suas casas devido à invasão das águas. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Upanema, uma família foi acolhida por parentes e a outra abrigada no Escola Municipal Maria Gorete, local que já está preparado para receber novos possíveis desabrigados.Ás águas também tomaram conta do Terminal Turístico e Lazer.

Outro problema causado pelas chuvas é o isolamento das localidades rurais. A única passagem molhada que dava acesso às localidades localizadas a leste do município também está debaixo de água. As aulas foram suspensas em consequência de as estradas vicinais não apresentarem condições de tráfego. Sem poder chegar até a sede do município, uma mulher em trabalho de parto teve de ser transferida para o município de Assú na noite de terça-feira, 26, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Mãe e filho passam bem, de acordo com informações da assessoria.A prefeita de Upanema, Maristela Freire, decretou estado de emergência e tem cobrado das autoridades estaduais e federais ajuda para o município. "Até o momento apenas a Prefeitura tem adotado ações para amenizar a situação", reclamou Maristela.

A prefeita disse que já cobrou da Defesa Civil Estadual, do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e do Corpo de Bombeiros ações para ajudar as pessoas que necessitam de auxílio e para resolver os possíveis transtornos que ainda venham a ocorrer.

O secretário municipal de Comunicação, Anaximandro, informou que a Prefeitura já tomou todas as medidas necessárias para lidar com as cheias, como o deslocamento de agentes de saúde para as localidades rurais isoladas e a contratação de equipamentos para melhorar as condições de tráfego da BR-110.

Nesta quinta-feira, 28, pela manhã, o governador interino Iberê de Souza visita o município.

FONTE: Jornal De Fato

Nenhum comentário: