RADIO SABORES DA SERRA

1 de junho de 2009

Celular chega ao interior potiguar

Uma novidade, já bastante badalada nas grandes cidades, tomou conta dos pequenos municípios encravados no interior do Rio Grande do Norte. Desde o último dia 30 de abril, a população de 45 municípios do estado está podendo falar através do aparelho celular.

A "nova" tecnologia foi muito bem recebida e pode ser vista facilmente ancorada nas orelhas dos cidadãos que agora podem falar com parentes e amigos sem precisarem ficar parados em casa ou no orelhão. "O bicho (celular) é bom demais. A gente leva ele pra todo canto e fala com quem quiser a toda hora", declarou o aposentado Francisco Felix de Moura, da cidade de Governador Dix-sept Rosado, onde a operadora TIM instalou a novidade.Motivo maior para comemorar teve os comerciantes da cidade. A toda hora chega um cliente à procura de crédito para o seu celular. "A venda de crédito está muito boa. O celular está fazendo a gente ganhar um dinheiro a mais", relatou o comerciante Antônio Neto das Chagas.


No município de Upanema, a implantação do sinal de telefonia móvel modificou o cotidiano da vida das pessoas e incrementou o comércio local. É comum encontrar pessoas nas calçadas discutindo os benefícios do novo meio de comunicação e procurando informações a respeito de promoções ofertadas pela operadora. A troca de números e as brincadeiras com os erros dos outros fazem parte da novidade muito aguardada no município.Os comerciantes da cidade já começam a contar os lucros. É o caso do senhor Naelson Fernandes, proprietário de uma farmácia e uma loja de conveniência. Ele explica que chegou a vender 35 cartões de recarga em um único dia. "Não trabalhávamos com esses produtos, mas estamos vendo que a procura está muito grande e graças a Deus apostamos certo", relatou.


A venda de celulares também disparou com a chegada do sinal da TIM no município. Airton Martins, gerente de uma loja de eletromóveis, informou que as vendas aumentaram tanto que o estoque de celulares mais populares já acabou. "Já solicitamos mais celulares ao fornecedor, para próxima semana", afirma o gerente. Os preços dos aparelhos variam de R$ 90,00 a R$ 900,00.O celular já tá tendo até importância social no município. Ele tem sido um importante aliado do poder público nesse período de enchentes e foi responsável por tornar ágeis as ações da prefeitura de ajuda aos atingidos. "Algumas comunidades próximas à cidade estão isoladas, mas os agentes de saúde das localidades dispõem do aparelho e podem repassar a situação dos moradores em caso de doença", explicou a prefeita Maristela Freire.


A única reclamação dos municípios é quanto à qualidade do sinal da operadora TIM.Em Governador o sinal só funciona bem em locais próximos à torre da estação da empresa, enquanto que em Upanema o serviço sempre falha.


A assessoria de imprensa da TIM justificou que, excepcionalmente, "poderão ocorrer falhas pontuais e temporárias em algumas localidades, devido às dificuldades de interligação da infra-estrutura móvel com os equipamentos de transmissão da rede física, mas que deverão ser restabelecidas o mais rápido possível". De acordo com a ANATEL, 101 municípios do estado já contam com telefonia móvel. Outros 49 deverão recebê-la até 30 de abril de 2010, e os 17 municípios restantes não têm previsão.
MAGNOS ALVES
Da Redação do Jornal Defato

Nenhum comentário: