RADIO SABORES DA SERRA

9 de outubro de 2009

TIM tenta resolver problemas no sinal

A operadora de telefonia móvel TIM está tentando solucionar problemas apresentados em seu "sinal" no município de Upanema. Há vários dias os usuários da operadora não conseguem fazer ligações, pois a linha dá sempre sinal de ocupado.

Técnicos da empresa Hawae, contratada pela TIM, estão desde a quarta-feira no Município tentando encontrar uma alternativa que resolva o problema "de rede ocupada", causado pelo atual sistema de telefonia oferecido pela empresa. O técnico da prefeitura de Upanema, Marlos Wendell, conversou com os representantes da empresa e disse que foi informado que os técnicos têm o objetivo de mudar o sistema de recepção e transmissão que existe hoje em Upanema. Segundo os técnicos, a TIM descobriu falha em todos os sistemas de recepção e transmissão de sinal telefônico móvel via-satélite - atual sistema de Upanema - que foram instalados recentemente no Rio Grande do Norte.

Ontem, os técnicos da Hawae e da TIM estiveram na "serra" - zona rural de Upanema -, local mais alto do município, fazendo testes para, se possível, instalar uma nova torre que possa captar e retransmitir o sinal para a torre que já existe na área urbana. A diferença será da captação e retransmissão, que não será mais feita através do satélite e sim via-rádio. Os técnicos realizaram testes de captação do sinal de três torres, duas localizadas na BR-304 e outra em Campo Grande. A melhor recepção foi registrada em uma das torres localizadas na BR-304, de onde os técnicos irão fazer a captação do sinal, através de uma unidade móvel. Segundo um técnico da TIM, os testes apresentaram grande possibilidade de transmissão do sinal via-rádio. Mas, para confirmar essa possibilidade, uma unidade móvel terá que vir de Natal para realizar o teste final. "Já informei à direção regional da empresa que ficou de mandar a unidade móvel para fazer o teste final", afirmou o técnico.Não existe prazo para que os problemas sejam solucionados, mas o técnico da TIM afirmou que será rápido. Existe a possibilidade de construção de uma nova torre ou a utilização de uma torre da empresa RN Lan, que está localizada na "serra".

Desde que foi implantado no município de Upanema, o sistema de telefonia móvel da TIM tem apresentado problemas constantes. Várias são as reclamações feitas pelos usuários. É o caso da dona-de-casa Marta Helena. Ela contou que dificilmente consegue sucesso nas suas tentativas de fazer ligação. "Na maioria das vezes não consigo ligar por que a linha está ocupada", relatou.

Os problemas apresentados pela TIM motivaram uma ação do promotor de Justiça Daniel Guerra, cobrando a disponibilidade dos serviços a serem prestados pela operadora. A ação foi acatada pela juíza Giuliana Silveira, que citou a TIM judicialmente.

FONTE: JORNAL DE FATO

Nenhum comentário: