RADIO SABORES DA SERRA

16 de março de 2010

Petrobras apresenta duas atrações na abertura do Festuern

O 7º Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) terá início nesta terça-feira, 16 de março. A Petrobras participará da abertura com duas atrações. Além da apresentação do Coral Petrobras de Mossoró, crianças e jovens do Programa de Criança Petrobras da cidade apresentarão a peça “O casamento de Zé Teatro com Maria Escola”. A abertura do evento está marcada para as 19 horas, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

A peça “O casamento de Zé Teatro com Maria Escola” foi escrita pelo poeta Crispiniano Neto e nela dialogam ensino, arte, cultura, poesia, matemática, história, literatura e teatro, entre outras manifestações artísticas e do conhecimento. A diretora teatral Lenilda Sousa, da Companhia Escarcéu de Teatro, dirige o espetáculo, que teve a orientação pedagógica de Maria Auxiliadora Alves, chefe do Departamento de Educação da UERN. A coordenadora pedagógica do Programa de Criança Petrobras, Kardenia Almeida, o professor de Educação Física Waldiney Soares e estagiários da UERN também apoiaram o desenvolvimento da peça.

Com o tema “A arte e educação: em busca de uma cidadania para a paz”, o 7º Festuern homenageia D. Clinária Joana Silva, artista popular de Mossoró que preserva as tradições do Boi de Reis. A arte homenageada nesta edição do festival são os mamulengos.

A Petrobras patrocina o Festuern desde sua primeira edição. Em 2010, a Companhia destina R$ 120 mil ao projeto, através da Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura, do Governo do Estado. A sétima edição do Festuern terá a participação 33 escolas da rede pública, sendo 18 estaduais e 15 municipais, de Apodi, Assú, Areia Branca, Angicos, Alto do Rodrigues, Currais Novos, Guamaré, Macau, Mossoró, Patu, Pendências e Upanema, além dos 16 grupos universitários de dança, musica e teatro de Assu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Destaca-se dois grupos teatrais que por sinal foram muito bem, representando não só as escolas dos quais fazem parte, mas sim, levando a arte e a cultura do povo de upanema, mais uma vez me orgulho de ter participado da formaçaõ artisticas desses alunos e contribuido para direção artistica dos espetaculos que formaram os grupos; palhoça de teatro, e paparico, o primeiro do colégio calazans e o segundo do colégio Alfredo Simonette. receberam grandes elogios com as peças apresentadas, anbas com grande teor didatico, mais cada uma representava um genero, comedia e drama, parabens aos grupos pela iniciativa de se inscrever no festuern.

Américo Oliveira