RADIO SABORES DA SERRA

15 de março de 2010

Prefeita Maristela garante pagamento do Piso Nacional do Magistério a todos os professores da rede municipal

A administração da prefeita Maristela Freire e a classe de professores da rede municipal selaram importante acordo para valorização do magistério. O impasse envolvendo executivo e professores já entrava em sua segunda semana, mas hoje contou com uma importante mediadora para solução do problema. A deputada Fátima Bezerra finalizou sua agenda no município mantendo encontro com os professores da rede municipal. O objetivo era tentar um acordo com os professores, diante da reivindicação de adequação do salário do magistério ao Piso Nacional. Segundo o MEC, o piso do magistério para professores de nível médio que ensinam 40 horas/aula é de R$ 1.024,00 e R$ 768,50 para 30 horas/aula. A proposta dos professores era de elevar o salário base em 13%. Diante das sugestões apresentadas, chegou-se a uma proposta de 10%. O representando da prefeita na reunião, controlador geral do município Gilvandro Fernandes, propôs que a adequação fosse feita em três parcelas, sendo 2,5% em abril, 2,5% em maio e 5,0% em setembro. A categoria concordou com a proposta e se comprometeu em voltar as aulas amanhã.



Segundo Gilvandro Fernandes, está marcada para a próxima quinta-feira, uma reunião com a assessoria jurídica da prefeitura e do SINDSERPUP para ver como será feita a adequação salarial de forma legal. A reunião será na Prefeitura de Upanema, ás 14:00h.



A proposta aprovada por ambas as partes faz com que o município de Upanema seja um dos poucos municípios do Brasil que pagará o Piso Nacional do Magistério. A partir de março, nenhum professor do município receberá abaixo do piso. Outra informação importante é que o município calcula o piso apenas com o salário base e a regência, diferente de outros municípios que incluem também direitos adquiridos como o quiquenio, por exemplo. Esse era um dos principais empecilhos para o envio do Plano de Cargos, Carreira e Salários para votação na Câmara de Vereadores. A aprovação do PCCS também era um importante compromisso de campanha da atual administração. A prefeita Maristela sempre deixou claro seu desejo de dar aos professores o salário que eles merecem. Para isso, serão feitas novas adequações nas finanças da prefeitura com o objetivo de não prejudicar o funcionalismo e cumprir as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal. “O merecimento financeiro da classe nunca foi discutida por nossa administração. O que sempre almejamos foi uma alternativa para não prejudicar ainda mais as finanças do município. Estamos felizes, pois encontramos um denominador comum”, comemorou a prefeita Maristela.



FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: