RADIO SABORES DA SERRA

20 de outubro de 2006

De volta pra casa


O retorno do Senhor Otacílio Alves Ferreira Filho para casa parece que está chegando ao fim. Ontem, chegou a Upanema um sobrinho do idoso que veio de Mata Grande – AL para levá-lo para sua cidade natal. O sobrinho, José Cícero de Oliveira (foto ao lado), 37, Professor do município alagoano, contou-nos que seu Otacílio sempre trabalhou na agricultura, nunca teve filhos e que já esteve amasiado com uma mulher, mas por pouco tempo. Seu Otacílio sempre viveu na comunidade rural de Sítio Serra do Sobrado no município de Mata Grande – AL. A comunidade tem aproximadamente 100 famílias de baixa renda. A agricultura e a aposentadoria dos idosos são a base do sustento dos mesmos.
José Cícero revela que o tio tem problemas mentais. A bebida estimulava a violência do mesmo, que sempre se envolvia em brigas na cidade. Depois das brigas, seu Otacílio fugia de casa e ia para casa de um amigo chamado Conrado, que morava em um sítio no município de Delmiro Gouveia - AL, distante cerca de 60 Km do sítio onde eles residem até hoje, chamado Serra do Sobrado. Quando fugia, geralmente seu Otacílio passava de 3 a 6 meses sem voltar pra casa. Como a família já sabia onde ele sempre ficava não tinha tanta preocupação. Em janeiro de 1999, seu Otacílio bebeu muito e resolveu agredir um sobrinho e um irmão. Dominado pelos dois, seu Otacílio se revoltou e disse que ia para Maceió. A família não se preocupou, pois ele sempre ia para casa do amigo chamado Conrado. Passados cerca de 6 meses, a família procurou o amigo de seu Otacílio para saber se ele estava bem. Para surpresa da família, Conrado afirmou que não tinha visto seu Otacílio nos últimos meses. Daí para frente a família perdeu as esperanças de encontrar seu Otacílio, pois não tinham nenhuma pista de onde ele poderia ter ido.
Passados praticamente 7 anos, a família de seu Otacílio não esperava mais encontrar o mesmo. Seu único irmão vivo, senhor Antônio Alves Ferreira, não acreditou que seu irmão poderia estar vivo depois de tanto tempo desaparecido. José Cícero conta que a notícia causou muita alegria aos moradores da comunidade de Serra do Sobrado. “O povo está com uma grande expectativa para ver ele de volta”, contou José Cícero. O caso de seu Otacílio teve grande repercussão na imprensa dos estados do Rio Grande do Norte e Alagoas. A chegada de seu Otacílio será acompanhada por uma equipe de TV alagoana. Vários jornais também farão a cobertura da chegada do mesmo.
A vida de seu Otacílio novamente será ao lado de sua família. Seu sobrinho disse que inicialmente ele irá morar na casa de seu irmão. Em breve José Cícero construirá um quarto em sua casa para que o seu Otacílio tenha uma atenção melhor. Esse poderá ser um final feliz para uma família que não tinha mais esperanças de encontrar seu Otacílio.

Nenhum comentário: