RADIO SABORES DA SERRA

30 de outubro de 2006

Ibope e Vox Populi erraram feio no RN

E os institutos de pesquisas heim? Todos eles erraram feio!!! O Ibope, que tinha sido o único a sair ileso no primeiro turno, no segundo passou longe. No sábado, o Ibope divulgou pesquisa dando uma diferença favorável a Wilma de 10%. O Vox Populi foi pior ainda!!! 14% de vantagem pra governadora, era algo que nem mesmo o mais wilmista de todos acreditavam. Agora estamos diante dos números verdadeiros, que apontam uma diferença de apenas 4,76%. Resta saber agora até que ponto essas pesquisas com erros grotescos podem ter influenciado nessa eleição.
Sempre gostei de pesquisas. Sempre que posso faço comparações através dos números. Nunca acreditei em uma eleição folgada para qualquer dos candidatos. A lógica não permitia que a governadora tivesse conseguido uma vantagem tão expressiva em tão pouco tempo e sem nenhum fato novo. 10% daria uma maioria de mais de 150.000 votos para Wilma. 14% daria mais de 200.000. A vantagem de Wilma foi de apenas 15.000 no primeiro turno. Seria um fenômeno de votos se ela tivesse confirmado essa vantagem.
Só sei que no final das contas, os donos dos institutos de pesquisas lavaram a égua de dinheiro no bolso e o eleitor que acreditou, sofreu ou comemorou as pesquisas foi enganado. Na próxima campanha vai ser do mesmo jeito e ninguém faz nada. Eita Brasil véi!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: