RADIO SABORES DA SERRA

30 de outubro de 2006

A eleição em Upanema segundo os números

Os números da eleição no segundo turno em Upanema mostraram que não houve grandes alterações em relação ao primeiro turno. Mesmo tendo sua maioria diminuída, o grupo do Prefeito Jorge Luiz conseguiu um dado importante, que foi aumentar a votação do candidato Garibaldi Alves Filho no segundo turno. A votação do candidato passou de 4.692 votos, para 4.767. Um aumento de 75 votos. Esse aumento demonstrou uma grande força do prefeito, pois no segundo turno, Upanema foi um dos poucos municípios que conseguiu manter uma maioria expressiva para o candidato Garibaldi.
O grupo liderado pelo ex-vereador Luiz Jairo também conseguiu ganhos. A diminuição da maioria de Garibaldi sobre Wilma foi o que mais fortaleceu o grupo. O grupo oposicionista trabalhou mais no segundo turno e conseguiu aumentar consideravelmente a votação da governadora em relação ao primeiro turno. No primeiro turno Wilma obteve 2.382 votos. No segundo turno a candidata obteve 2.600 votos dos eleitores upanemenses. Um aumento de 218 votos. Com isso, a diferença que no primeiro turno foi de 2.310 votos, caiu para 2.167 votos no segundo turno.
Se analisarmos mais profundamente os números e compararmos com a última eleição de prefeito, veremos que quem sai fortalecido dessa eleição é o grupo liderado pelo Prefeito Jorge Luiz. Seu grupo conseguiu números muito favoráveis após essa eleição. A votação do seu grupo aumentou se compararmos as eleições de 2004 (prefeito) em relação a de 2006 (governo). Em 2004, Jorge Luiz foi eleito com 4.587 votos. Ontem, seu grupo conseguiu dar ao candidato Garibaldi Alves Filho, uma votação de 4.767 votos. O candidato Luiz Jairo obteve 2.922 em 2004. Ontem, seu grupo não conseguiu aumentar esses números e teve uma redução, totalizando 2.600 votos. Os números mostram que houve um encolhimento do grupo do ex-vereador depois dessa eleição de governador. Enquanto que o grupo situacionista conseguiu um crescimento.
Além do crescimento eleitoral, o grupo da situação saiu mais fortalecido nessa eleição em relação ao político estadual. Agora, além de contar com o senador Garibaldi Alves, a eleição de Rosalba Ciarline deverá trazer mais apoio para a administração do Prefeito Jorge Luiz. Os deputados Nélio Dias e Walter Alves também fazem parte dessa aliança com o prefeito. Do outro lado o ex-vereador Luiz Jairo só contará com o apoio do deputado estadual Lavô e a Governadora Wilma que não consegui reverter o quadro eleitoral local em favor do grupo de Luiz Jairo nessa eleição.





Nenhum comentário: