RADIO SABORES DA SERRA

6 de dezembro de 2006

2% detêm metade das riquezas do planeta

Apenas 2% dos habitantes mais abastados da Terra são donos de 50% da riqueza do planeta; no outro extremo, os 50% mais pobres ficam com 1% dos bens globais. Os números, divulgados nesta terça-feira, fazem parte de estudo do Instituto Mundial de Pesquisa sobre Economia do Desenvolvimento, da Universidade das Nações Unidas (ONU).
O levantamento é o primeiro a levar em conta a situação de todos os países do mundo e também as formas de acumulação de riqueza em cada uma das regiões. Assim, são considerados ativos e passivos financeiros, terras, edifícios e outros bens.
"Se achamos que a renda vem sendo distribuída de forma desigual, a riqueza está distribuída de forma ainda mais desigual", analisou Anthony Shorrocks, diretor do Instituto e um dos responsáveis pela pesquisa.
O trabalho destaca ainda que a riqueza está muito concentrada em áreas do planeta como América do Norte, Europa e nações mais desenvolvidas da Ásia e Pacífico. Nesses locais, estão localizados os detentores de mais de 90% das riquezas mundial. Um exemplo disso é a região formada por Estados Unidos e Canadá: apesar de possuir apenas 6% da população adulta mundial, ela reúne detentores de 34% dos bens do planeta.

FONTE: Revista Veja

Nenhum comentário: