RADIO SABORES DA SERRA

10 de dezembro de 2006

Organização da festa da padroeira pisa na bola no finalzinho da festa

A festa da padroeira de Upanema terminou ontem com a festa da banda Tremendões no Clube Municipal.
Se fizermos um balanço, a festa teve um saldo positivo em relação às festas realizadas nos últimos anos. O público que prestigiou a festa cultural aumentou muito. A presença dos fiéis nas noites de novena também teve um acréscimo significativo. As atrações das festas realizadas no Clube Municipal (Rede de Balanço e Tremendões) foram bem escolhidas e agradaram bastante o público festeiro. Os objetos que faziam parte dos leilões foram arrematados por preços altíssimos. O Padre Josemar de Lima – sempre presente – teve uma atuação importante na condução da parte religiosa, inclusive inovando com a entrega da comenda Adelzira Cabral Freire. Uma das poucas restrições que fazemos, diz respeito ao dia que foi realizada a cantoria de violeiros. Acho que a segunda-feira seria o dia mais correto para apresentação dos poetas.
Quando tudo parecia sair quase perfeito, a organização da festa deu uma *#¨”+$#*# daquelas. Não permitiu a apresentação da Big Band (um grupo de músicos locais) alegando que os mesmos teriam que pagar para entrar. Foi demais! Como todos sabem, os músicos colaboraram muito durante toda a festa da padroeira, inclusive fazendo alvoradas as 5:00h, resgatando um costume antigo da nossa sociedade. Ficou muito feio para a organização, que deveria ter sido mais sensível e reconhecer o trabalho que esses jovens fizeram durante toda festa. Atitudes como essas devem ser condenadas, principalmente por envolver uma entidade religiosa que prega a harmonia entre os homens. Alegar que os jovens iriam dar prejuízo é mesquinharia e burrice.
Não tenho certeza se essa decisão foi tomada por todos da organização ou se foi uma decisão isolada de algum integrante da mesma. Como somos defensores ferrenhos da democracia, este espaço está a disposição da organização da festa para qualquer esclarecimento do fato.

Nenhum comentário: