RADIO SABORES DA SERRA

14 de junho de 2007

O fim da lista fechada

"Foi derrotada ontem a primeira tentativa de começar a votar, no plenário da Câmara, a reforma política. Apesar da pressão das lideranças dos principais partidos - PT, PMDB, PSDB e DEM -, uma rebelião das bases adiou para a próxima terça-feira a nova tentativa de votação. A derrota de ontem praticamente enterrou a idéia de instituir no País o modelo de votação em lista fechada.


O empurrão decisivo para abortar a votação, ontem à noite, foi dado pelos tucanos. O PSDB, assim como os demais partidos , estava muito dividido, mas surpreendeu as lideranças e o relator da reforma, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), ao fazer uma reunião e decidir se posicionar contra o projeto da lista fechada. “Não podemos esconder que foi como encontrar um quebra-mola pela frente”, resumiu Caiado, sobre a decisão dos tucanos.


Às 21 horas, com a sessão encerrada depois de mais de dez horas de discussão, os deputados já tratavam a lista fechada como projeto-defunto e falavam em construir até terça-feira uma idéia de “lista fechada flexível”, também apelidada de “lista híbrida”.

FONTE: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: