RADIO SABORES DA SERRA

27 de junho de 2007

Situação da BR 110 será discutida hoje

O engenheiro agrônomo Caramuru Paiva (PT) e o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel (PT), estão na capital federal para participar de uma audiência com o ministro dos transportes Alfredo Nascimento, que acontecerá hoje, 27. Na oportunidade será discutida a situação da BR 110, que liga o município a Mossoró via Upanema, e espera há década pela sua conclusão.

Conhecida também como estrada do sal, por ter sido planejada principalmente para beneficiar a escoação do produto, a BR é a única no Estado que ainda possui um trecho que não foi concluído, são 100 km já projetados que diminuiriam em mais de 30km a distância entre essa parte do médio Oeste do centro comercial de Mossoró.

O encontro com o ministro deverá acontecer no seu gabinete e contará com a participação da deputada federal Fátima Bezerra (PT). A discussão terá como foco principal a importância econômica para a região, beneficiando os setores salineiros e a fruticultura irrigada, principais expoentes industriais dessa parte do estado.

“Essa estrada é um sonho da população campo-grandense pela sua importância de ligação com outros municípios, em especial Mossoró, e que trará grandes benefícios para a comunidade”, argumentou Caramuru, que vem trabalhando há anos para aglomerar forças junto às lideranças políticas estaduais e federais, no sentido de conquistar a liberação dessa obra.

Durante a vinda do presidente da república, ainda no seu primeiro mandato, quando do lançamento do programa Pronaf Mulher, o padre Pedro Neffes pediu, pessoalmente, ao presidente Lula a conclusão da estrada. Em dezembro do ano passado, Caramuru Paiva se encontrou com o secretário de Transportes do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente, e reforçou mais uma vez a reivindicação.

Caramuru espera trazer de Brasília alguma coisa de concreto que aumente a possibilidade de iniciação da obra pelo menos até o final desse governo. “Vamos aproveitar que o ministro é um conterrâneo do Rio Grande do Norte e tentar sensibilizá-lo com argumentos que provam a viabilidade da BR 110”, adiantou.

O engenheiro, que também é coordenador do Projeto Dom Hélder Câmara em terras potiguares, aproveitará a estadia na capital federal para participar do encontro de definição do projeto “Território da Cidadania”, que beneficiará 30 territórios no Brasil, entre eles o Território Sertão do Apodi.

A proposta é trazer um grande número de ações, numa espécie de força-tarefa, que engloba os serviços dos Ministérios da Educação, Minas e Energia, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Transportes, Cultura e Desenvolvimento Social, possibilitando o atendimento completo às famílias da região.
(Jornal de Fato)

Nenhum comentário: