RADIO SABORES DA SERRA

9 de março de 2009

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Bom dia!
Aproveito mais uma vez o espaço de vocês para registrar a minha mensagem às mulheres pela data alusiva ao nosso dia.Um dia só é muito pouco para relembrarmos ou celebrarmos todo o histórico de vida, lutas, derrotas e conquistas das mulheres. Contudo, aproveitemos então esse dia para refletirmos sobre a nossa condição de vida e tomarmos como estímulo as muitas conquistas alcançadas ao longo da história. Reflitemos, sobretudo, nas dores que teimam em nos calar de forma brutal e violenta, impondo-nos situações que reforçam uma sociedade injusta e ainda cheia de preconceito e machismo.Deixo um texto que apesar de "agressivo" (mas esse é o objetivo), nos chama a atenção para fazermos da dor de milhares de mulheres nossas próprias dores e enxergarmos a violência contra a mulher como violação dos direitos humanos.
Um forte abraço para todas as mulheres e, em especial, para as minhas conterrâneas upanemenses.
Naide Fernandes

HOJE RECEBI FLORES

Não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial.Tivemos a nossa primeira discussão.Ontem à noite ele me disse muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje. E não é o nosso aniversário ou nenhum outro dia especial.
Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me.Parecia um pesadelo.Mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não são reais.Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todos os lados. Mas eu sei que ele está arrependido, porque me enviou flores hoje.E não é Dia dos Namorados ou nenhum outro dia especial.
Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me. Nem a maquiagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez.Não pude ir ao emprego hoje porque não queria que percebessem. Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje.E não é Dia das Mães ou nenhum outro dia especial.
Ontem à noite ele voltou a bater-me.Mas desta vez foi muito pior.Se conseguir deixá-lo, o que é que vou fazer?Como poderia eu sozinha manter os meus filhos? O que acontecerá se faltar o dinheiro? Tenho tanto medo dele! Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar.Mas eu sei que está arrependido, porque ele me enviou flores hoje.
Hoje é um dia muito especial: É o dia do meu funeral. Ontem finalmente conseguiu matar-me. Bateu-me até eu morrer. Se ao menos eu tivesse tido a coragem e a força para o deixar... Se tivesse pedido ajuda profissional... Hoje não teria recebido flores!

Nenhum comentário: