RADIO SABORES DA SERRA

20 de março de 2009

Torre da Oi não é para sistema de telefonia móvel

Procurar a informação na fonte correta é papel imprescindível de um jornalista. Muitos boatos e informações obtidas em fontes erradas causaram confusão na mente do cidadão upanemense. Temos um posicionamento oficial a respeito do real motivo da instalação da torre da Oi aqui em Upanema. Sempre ponderamos sobre o objetivo da torre. Entramos em contato com o escritório regional da empresa em Mossoró, logo do início da montagem da torre. A informação que nos repassou o representante da empresa foi de que não sabia ainda o objetivo da mesma, pois a instalação estava sendo feita por uma empresa terceirizada. Ele pediu pra aguardássemos a conclusão da mesma. Terça-feira voltamos a procurá-lo. Ele nos remeteu ao chefe do escritório estadual da Oi em Natal. De lá, recebemos a informação OFICIAL de que a torre não se destina, no momento, a instalação de sistema de telefonia móvel, pois para o município de Upanema, a empresa vencedora para tal prestação de serviço foi a TIM. A Oi ficou responsável por outras áreas do Estado e por isso, não atuará em outras enquanto não cumprir a instalação dos serviços nesses municípios.
O objetivo da torre é captar e retransmitir o sinal de internet banda larga para escolas do município. Trata-se de um projeto de parceria firmado entre a Oi e o Governo Federal, que pretende até 2025 instalar o serviço de banda larga em todos os municípios do Brasil. Para Upanema, serão contempladas duas escolas da rede estadual e uma municipal. O MEC é quem definirá quais escolas serão beneficiadas e, para aquelas que ainda não possuem laboratórios de informática, o MEC disponibilizará os equipamentos.
Não satisfeito com a notícia, entramos em contato com a TIM, que para nossa surpresa não possui escritórios estaduais da empresa. Entramos em contato com a empresa através do e-mail e recebemos o retorno dizendo que em no máximo dois dias receberei o retorno. O prazo já foi estourado e até agora nada. Não vamos descansar. Voltarei com mais informações.

Nenhum comentário: